Alimentos que deixam as unhas mais fortes

Alimentos que deixam as unhas mais fortes

Sabia que o que você come influencia em muito a saúde das suas unhas? Somos o que comemos, como diz essa velha afirmação cheia de verdade. Dessa forma, quem tem problemas de unhas pode melhorar o seu aspeto e saúde incluindo alguns alimentos específicos em sua alimentação. Tem unhas quebradiças ou manchadas? Existem vários hábitos diários que podem promover o enfraquecimento das suas unhas, como o vício de roer ou trabalhos que impliquem ter as mãos sob água constante. Descubra quais os alimentos que deixam as unhas mais fortes, lendo esse artigo do umComo, para conseguir unhas bonitas e fortes.

Passos a seguir:
1

Mirtilos

Os mirtilos são um dos melhores alimentos que deixam as unhas fortes. Fresquinhos e deliciosos, os mirtilos são ricos em antioxidantes e são um excelente complemento para um lanche ou café da manhã.

A sua riqueza em nutrientes faz da fruta uma excelente opção para proteger as suas unhas de fatores externos e envelhecimento.

2

Grama de trigo

Os especialistas afirmam que a grama de trigo é um alimento essencial para manter os hormônios balanceados, o que é promove a saúde das unhas unhas. Além de ser muito nutritiva e fortalecer as unhas, a grama de trigo possui ainda propriedades que ajudam a reforçar a saúde capilar.

3

Salmão

Este super-alimento é possui propriedades anti-inflamatórias que mantêm as unhas livres de problemas, fortalecendo-as. O salmão é um alimento rico em gorduras boas e Ômega 3, sendo um alimento essencial para ser consumido de forma regular.

4

Ovos

Unhas fortes necessitam de ingestão de altas quantidades de proteínas. Obtenha esses níveis proteicos através do consumo de ovos. Aposte especialmente nas claras pois são uma excelente fonte de nutrientes.

Os ovos podem ser ingeridos de várias formas diferentes, sendo o ovo cozido a opção mais saudável.

5

Vegetais de folha verde escura

Os vegetais de folha escura (especialmente os orgânicos) são uma das melhores opções para fortalecer as unhas através da alimentação. A sua riqueza em nutrientes, especialmente o espinafre, são altamente benéficos para a saúde das unhas.

6

Alimentos com vitamina A

A vitamina A previne que as suas unhas ganhem o aspeto de casca de ovo, ficando quebradiças e esbranquiçadas.

A vitamina A pode ser encontrada em alimentos como folha de brócolis, cenoura, abóbora, espinafre, tomate, batata-doce, leite. fígado, manga, sardinha, gema de ovo, queijos e óleo de fígado de peixe.

Dica: Não sabe quais são os alimentos ricos em vitamina A? Entre nessa lista.

7

Alimentos com vitamina B12

Se as suas unhas estão escurecidas, com uma tonalidade azulada e com linhas marcadas, você pode estar com deficiência de vitamina B12. Aposte em alimentos como a batata, carne, ostras e derivados do leite para absorver esse nutriente e beneficiar suas unhas.

Dica: Dê uma olhada nessa lista para conhecer alimentos ricos em vitamina B12.

8

Alimentos com zinco

Se tem insuficiência de zinco, é provável que a sua cutícula tenha engrossado e ressecado. Além disso, pode também existir descamação ao redor da unha, que pode ganhar algumas linhas bastante acentuadas.

Para aumentar os seus níveis de zinco, aposte numa alimentação que inclui arroz integral, amendoim, feijão, iogurte, frutos do mar e sementes de girassol.

Dica: Se tem dúvidas sobre alimentos ricos em zinco, entre no artigo.

9

Alimentos com cálcio

Unhas secas e quebradiças podem, também, indicar que você está com falta de cálcio.

Procure incluir alimentos ricos em cálcio na sua alimentação, como peixes, vegetais de folha verde escura, leite e seus derivados.

Dica: Acesse esse artigo para conhecer alimentos ricos em cálcio.

10

Alimentos a evitar

Para que as suas unhas fiquem fortes e saudáveis, é essencial evitar alguns alimentos que podem reverter o processo.

Fique longe de alimentos industrializados, que sempre incluem conservantes e corantes, como os aperitivos salgados. Gorduras e frituras também devem ser evitadas, assim como alimentos com açúcar.

11

Sintomas e causas

Alguns problemas comuns nas unhas podem identificar uma carência alimentar específica. Confira essa lista e procure identificar os seus sintomas para que possa consumir os alimentos certos para suprir a deficiência nutricional e ter unhas fortes e bonitas:

  • Unhas pálidas, sem cor: Anemia ou deficiência de ferro. Confira como se alimentar para curar a anemia, acessando esse artigo.
  • Unhas quebradiças, ressecadas que escamam com facilidade: Falta de vitamina A, falta de proteínas e/ou falta de cálcio.
  • Unhas que crescem pouco ou não crescem: Deficiência de zinco, deficiência de vitamina A ou uso de medicamentos específicos.
  • Unhas fininhas e quebradiças: Falta de proteína. Descubra como consumir proteínas, conferindo essas dicas.
  • Unhas com linhas horizontais, fragilizadas: Falta de vitaminas do complexo B (especialmente biotina e enxofre), desequilíbrios hormonais.
  • Unhas com linhas verticais, fragilizadas: Deficiência de ferro, anemia.
  • Unhas com manchas avermelhadas e escuras: Trauma, sinal de câncer de pele. Procure um médico com urgência.
  • Unhas com manchas amareladas: Problemas respiratórios como bronquite, infecções por fungos e bactérias.
  • Unhas que soltam do leito: Psoríase, intoxicação de medicamentos.

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