Partilhar

Alternativas naturais ao xampu

Por Sara Viega. Atualizado: 16 fevereiro 2017
Alternativas naturais ao xampu

Você acha que o seu xampu não é nada eficaz para manter o seu cabelo limpo e bem cuidado? A verdade é que a possibilidade de que isto aconteça é muito grande, já que os componentes químicos destes produtos podem chegar inclusive a danificar o seu couro cabeludo.

É por este motivo que nos últimos tempos está ganhando força o movimento "no-poo", que vem da expressão em inglês "no shampoo", que consiste em deixar de usar xampu para lavar o cabelo. Deste modo, se quer se unir a este método saudável para lavar o seu cabelo, recomendamos este artigo do umCOMO com diversas alternativas naturais ao xampu.

Passos a seguir:
1

Uma das alternativas naturais ao xampu mais conhecidas é o bicarbonato e o vinagre, pois estes dois produtos naturais são muito apropriados para lavar e cuidar do seu couro cabeludo, assim como do seu cabelo. Ao lavar o seu cabelo com bicarbonato, ele permanecerá limpo por mais tempo porque elimina o excesso de gordura e, além disso, não o prejudica.

Para isso será necessário que faça uma pasta de bicarbonato com água - uma colher de sopa para 100 ml de água - e use como um xampu esfregando as raízes e o couro cabeludo, deixando atuar por alguns minutos. A seguir enxágue o seu cabelo com água morna e depois aplique o vinagre de maçã misturado com água (quanto mais seco for o seu cabelo, mais vinagre precisará); espere também alguns minutos antes de voltar a enxaguar com água.

Alternativas naturais ao xampu - Passo 1
2

Outra boa opção para substituir o xampu é a gema de ovo, um método usado antigamente para manter o cabelo suave e brilhante. Este método também mantém o couro cabeludo em ótimas condições e inclusive pode ajudar no crescimento do cabelo, graças aos hormônios que o ovo contém.

Deste modo, o primeiro passo consiste em separar a gema da clara do ovo e reservar em um copo ou tigela pequena; no caso de cabelos muito compridos, pode usar duas ou inclusive três gemas. Quando for lavar o seu cabelo, primeiro molhe totalmente o cabelo com água levemente morna ou fria e a seguir aplique a gema massageando toda a superfície da sua cabeça, por uns 30 segundos ou 1 minuto. Após este tempo, enxágue o cabelo de novo com água não muito quente, para evitar que o ovo cozinhe.

Ao usar esta alternativa natural ao xampu você também pode adicionar um pouco de vinagre diluído em água para um melhor resultado e conseguir que o seu cabelo fique ainda melhor.

3

Atualmente, nesta corrente chamada no-poo, consistente em eliminar o xampu da lavagem do cabelo, algumas pessoas preferem o co-washing, isto é, 'conditioner washing' ou usar apenas condicionador para manter o cabelo saudável.

Apesar dos ingredientes de ambos os produtos serem similares, os condicionadores costumam ser menos agressivos para o couro cabeludo. Portanto, escolha um produto indicado para o seu tipo de cabelo e não adicione nenhum tipo de xampu ao seu cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Alternativas naturais ao xampu, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Alternativas naturais ao xampu

Alternativas naturais ao xampu
1 de 4
Alternativas naturais ao xampu

Voltar ao topo da página