Drenagem Linfática

Benefícios da Drenagem Linfática Manual

Andréa Andrade
Por Andréa Andrade . Atualizado: 16 janeiro 2017
Benefícios da Drenagem Linfática Manual
Imagem: clinicafisioform.com.br

A preferida das massagens pelas mulheres, a Drenagem Linfática Manual, desenvolvida por Vodder é sem dúvida uma técnica bem especial. Descubra nesse artigo os principais benefícios que esta massagem pode oferecer.

Índice

  1. O que é a DLM - Drenagem Linfática Manual
  2. Principais Benefícios da Drenagem Linfática Manual - DLM
  3. Como uma massagem tão lenta pode causar tantos benefícios?
  4. Quem não pode fazer Drenagem Linfática?

O que é a DLM - Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem caracterizada por movimentos suaves, rítmicos e lentos. Descoberta pelo casal Vodder, a técnica era usada para melhora de casos de acne e sinusite.

Benefícios da Drenagem Linfática Manual - O que é a DLM - Drenagem Linfática Manual

Principais Benefícios da Drenagem Linfática Manual - DLM

O Sistema Linfático é responsável pela absorção de detritos, sangue e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, que não são captadas captadas pelo sistema sanguíneo.

Quando este está em funcionamento ideal ou, com o auxílio de drenagem linfática manual regular, temos os tecidos e membros melhor oxigenados, evita-se edemas, retenção de líquido e acúmulos hídricos (inchaços) em determinadas regiões do corpo (pernas, quadris, pálpebras e etc). Tais efeitos convertem-se em benefícios estéticos notáveis: pele com textura mais homogênea, já que a melhora da oxigenação/ circulação da linfa evita acúmulo de toxinas e celulite nos locais mais propensos. Pele com melhor visço, amenização de quadros de olheiras, acne (no caso da DLM facial), e prevenção de rugas pois evita-se o acúmulo de toxinas com ação oxidante.

 

Como uma massagem tão lenta pode causar tantos benefícios?

Isso ocorre porque o objetivo principal da Drenagem Linfática é potencializar/ melhorar o funcionamento do sistema linfático, que é de 6 a 10 vezes mais lento que a circulação sanguínea. Por isso não há necessidade de movimentos bruscos e profundos.

O papel fisiológico do sistema linfático é atuar na remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, absorção dos ácidos graxos e transporte da gordura para o sistema circulatório e, produção de células imunes (linfócitos, monócitos, plasmóticos).

Ou seja, além de ficar com a pele e silhueta mais bonita você fica com mais saúde e mais relaxada.

Quem não pode fazer Drenagem Linfática?

Qualquer pessoa com complicações e restrições médicas especiais, bem como em casos de trombose, cânceres, cardiopatias descompensadas, gravidez de alto risco e/ou com menos de 16 semanas (4 meses). Na dúvida, consulte sempre o seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios da Drenagem Linfática Manual, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: clinicafisioform.com.br
1 de 2
Benefícios da Drenagem Linfática Manual