Lavagem do cabelo

Com que frequência devo lavar os cabelos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 maio 2020
Com que frequência devo lavar os cabelos

Lavar o cabelo é uma ação que realizamos normalmente para mantê-lo sempre saudável, limpo e com o melhor aspecto possível. Mas um gesto tão simples como este é tema de debate entre os especialistas em matéria capilar, que não chegam a um acordo quanto à frequência com a qual seria conveniente fazê-lo. E se você também se perguntou alguma vez com que frequência deve lavar seu cabelo, no seguinte artigo de umComo oferecemos a você alguns conselhos úteis para que você possa determinar a frequência mais apropriada para a saúde do seu cabelo.

Também lhe pode interessar: Como lavar o cabelo com dread

Índice

  1. Com que frequência devo lavar meu cabelo?
  2. Frequência de lavagem de acordo com o tipo de cabelo
  3. Conselhos para lavar o cabelo

Com que frequência devo lavar meu cabelo?

A questão de com que frequência se deve lavar o cabelo gera várias divergências nas opiniões dos especialistas em dermatologia e cosmetologia, já que podemos encontrar desde profissionais que garantem que o melhor é lavar o cabelo todos os dias até os que recomendam fazê-lo apenas uma vez por semana. Nossa recomendação é que o ideal seria um meio-termo, lavando-se o cabelo a cada dois dias, assim garantimos que o nosso cabelo esteja sempre limpo, com uma aparência deslumbrante e com um cheiro muito agradável.

Frequência de lavagem de acordo com o tipo de cabelo

Se alguma vez você se perguntou se lavar o cabelo todos os dias faz mal, deve saber que a resposta é negativa, ainda que neste caso será preferível usar um xampu com pH neutro que proporciona uma limpeza profunda sem ser nem um pouco agressivo. Agora, para ter um cabelo espetacular, você pode determinar a frequência da lavagem de acordo com o tipo de cabelo que tiver, tome nota dos seguintes conselhos:

  • Se seu cabelo for oleoso e no dia seguinte, após lavá-lo, o couro cabeludo já estiver achatado e oleoso, então será conveniente realizar uma lavagem diária. Do mesmo modo, será imprescindível tentar solucionar este problema capilar usando loções especiais para regular a produção de oleosidade e dar-lhe os cuidados.
  • Se, pelo contrário, seu cabelo for seco, lavá-lo todos os dias ressecará ainda mais o couro cabeludo danificando e debilitando-o. Neste caso, é aconselhável lavar o cabelo a cada dois dias para que fique limpo e bem hidratado.

Conselhos para lavar o cabelo

A lavagem do cabelo é um ritual básico e fundamental para manter o cabelo saudável, forte e bonita, pelo que também é muito importante a forma de fazê-lo. Com os truques que te mostramos a seguir, você protegerá a sua saúde:

  • Escolha um xampu neutro, sem álcool nem fragrâncias.
  • Quanto à quantidade, use apenas o equivalente a uma avelã se tiver cabelo curto ou médio, e a uma noz no caso de cabelos compridos.
  • Dedique alguns minutos ao enxágue, faça-o com água morna e finalize aplicando um jato de água fria para selar as cutículas e dar brilho.
  • Use um condicionador adequado ao seu tipo de cabelo e uma máscara nutritiva uma vez por semana.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Com que frequência devo lavar os cabelos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Com que frequência devo lavar os cabelos