Ter um cabelo saudável

Como acabar com a caspa

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como acabar com a caspa
Imagem: suapelesaudavel.com

A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, é um problema capilar incomodativo e que confere um aspeto pouco cuidado a quem dela sofre. É influenciada por causas genéticas, hormonais e certos hábitos errados, causa a descamação da pele do couro cabeludo, coceira e pode ocorrer também nas sobrancelhas e barba. Cientificamente não existe cura para a caspa, no entanto dispomos de várias soluções para controlar sua intensidade durante algum tempo. Fique sabendo quais neste artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como usar aloe vera para eliminar a caspa

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar nada melhor que prevenir a caspa. Para isso, não lave o cabelo com água muito quente, que apenas irá provocar irritação no couro cabeludo e aumento de oleosidade. Esta dica é válida para todo o tipo de cabelo. Além disso evite deitar-se com o cabelo ainda molhado, prender o cabelo quando ele está úmido e passar muito tempo sem o lavar, pois a oleosidade favorece a criação de caspa.

2

Um aspeto muito importante a ter em conta quando se tem caspa é que se deve usar um shampoo específico para este tipo de problema. Um shampoo anti-caspa irá ajudar a reduzir a produção de caspa e o ideal é que quem sofre deste mal lave o cabelo diariamente com ele e deixe atuar alguns minutos durante o banho.

3

Evite os alimentos fritos em sua dieta. Além de não serem benéficos para o próprio organismo, aumentam a produção de sebo na pele e, consequentemente, caspa no couro cabeludo. Veja neste artigo como ter uma alimentação equilibrada.

Como acabar com a caspa - Passo 3
Imagem: minhavida.com.br
4

Se a produção de caspa for muito acentuada, é aconselhado que se recorra a um tratamento específico. Na farmácia pode encontrar produtos que ajudarão a combater este problema e que na sua formulação contêm princípios ativos como o ciclopirox, piritionato de zinco, olamina, entre outros.

5

Existem também várias receitas caseiras que ajudarão a combater a caspa. Uma máscara de argila no cabelo, quando aplicada semanalmente, irá reduzir as impurezas no couro cabeludo. Pode também, de três em três dias, aplicar na raiz um preparado de 4 colheres de vinagre em meio copo de água morna, deixar atuar durante 10 minutos e depois lavar o cabelo com água fria.

6

Deverá ainda procurar a origem da caspa. Há certos shampoos que irritam o couro cabeludo e, consequentemente, despoletam uma crise de caspa, por isso procure ver se é essa a origem do problema. Além disso um estilo de vida estressado e desequilibrado também potencia uma maior produção de caspa, se este é o seu caso dê uma olhada neste artigo em que lhe explicamos como reduzir o estresse de forma natural.

Como acabar com a caspa - Passo 6
Imagem: boa-yoga.com
7

Evite usar chapéus, bonés ou outro tipo de acessório que tape seu cabelo durante muito tempo. Eles não permitem que o couro cabeludo respire, fazendo com que se crie um "efeito estufa", que irá dar origem ao desenvolvimento de oleosidade e caspa.

8

Se o problema persistir com muita gravidade, não hesite em consultar a ajuda de um dermatologista. Ele será a pessoa indicada para o ajudar no problema da caspa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: suapelesaudavel.com
Imagem: minhavida.com.br
Imagem: boa-yoga.com
1 de 3
Como acabar com a caspa