Partilhar

Como acabar com a caspa com aspirina

 
Por Sara Viega. 9 fevereiro 2017
Como acabar com a caspa com aspirina

Cansada das loções comerciais não funcionarem contra a caspa? Então, chegou a hora de experimentar os tratamentos à base de aspirina que vamos revelar neste artigo do umCOMO. É isso mesmo que você leu: esse analgésico tão popular que muitas vezes você tomou para se livrar de uma dor de cabeça também pode servir para ganhar a batalha contra este problema capilar tão incômodo. Seu principal ingrediente, o ácido salicílico, possui propriedades incríveis, tanto antimicrobianas como de limpeza, que permitem acabar com essas partículas brancas e melhorar a saúde do couro cabeludo e do cabelo no geral. Continue lendo para saber como acabar com a caspa com aspirina e conseguir um cabelo completamente saudável.

Também lhe pode interessar: Truques para acabar com a caspa
Passos a seguir:
1

Antes de saber como aplicar a aspirina sobre o cabelo para combater a caspa, é importante que saiba por que este famoso analgésico é um bom tratamento natural para este problema capilar. A principal razão é que conta na sua composição com elevadas quantidades de ácido salicílico, um ingrediente ativo que se encontra na maioria de xampus e loções anticaspa comerciais, por exemplo:

  • Limpa o couro cabeludo profundamente.
  • Possui propriedades antimicrobianas e fungicidas, sendo excelente para combater a caspa quando ela é causada por fungos.
  • Desinflama a pele do local.
  • Diminui e alivia a coceira causada pela caspa.
  • Atua como esfoliante e elimina todas as células mortas presentes no couro cabeludo, portanto os folículos pilosos absorvem melhor os nutrientes e fortalecem-se.
  • Reduz a descamação e, consequentemente, o aparecimento dessas partículas esbranquiçadas e amareladas, tão pouco estéticas.
  • Reativa a circulação sanguínea no couro cabeludo, favorece a oxigenação celular ajudando o cabelo a crescer de forma saudável.
2

Após conhecer todos os benefícios da aspirina para combater a caspa, é necessário lembrar qual é a melhor forma de aplicar este remédio sobre o cabelo. Para levar a cabo um tratamento anticaspa com aspirina só tem que reunir dois ingredientes: 3 aspirinas e 3 colheres de sopa de seu xampu habitual.

Os passos que deve seguir para acabar com a caspa com aspirina com este tratamento natural são os que explicamos abaixo:

  1. Triture as aspirinas com a ajuda de um garfo ou um pilão até se converterem em um pó muito fino.
  2. Misture em um recipiente esse pó com o xampu que costuma usar normalmente para lavar o cabelo. Mexa os dois ingredientes com a ajuda de uma colher para que a aspirina se misture perfeitamente com o sabão.
  3. Quando for lavar o cabelo no chuveiro, terá que usar este xampu anticaspa.
  4. Primeiro, enxágue o cabelo; depois, aplique o xampu massageando o couro cabeludo por alguns minutos para que a aspirina possa penetrar bem nos folículos pilosos e deixe atuar por uns 5 minutos.
  5. Por último, enxágue o cabelo com água morna em abundância ou fria e aplique o seu condicionador habitual.

Além disso, outra boa opção é adicionar 2 aspirinas trituradas no pote do xampu, fechar e agitar bem se misturar, depois usar estar preparação em cada lavagem.

Como acabar com a caspa com aspirina - Passo 2
3

Se já tiver um xampu anticaspa específico e, ao invés de adicionar a aspirina, preferir usar depois como loção capilar com aspirina para acabar com a caspa e purificar o seu cabelo da raiz até às pontas, então recomendamos que recorra ao seguinte tratamento. Em primeiro lugar, vai precisar de 9 aspirinas e 1/2 litro de água e, depois, realizar o seguinte:

  1. Triture as aspirinas com um garfo ou um pilão até convertê-las em pó.
  2. Misture as aspirinas em pó com 1/2 litro de água quente.
  3. Quando a água esfriar, verta a preparação dentro de uma garrafa com pulverizador.
  4. Todas as noites antes de ir dormir, pulverize a loção pelo cabelo de maneira uniforme, insistindo na zona do couro cabeludo.
  5. Deixe atuar toda a noite e na manhã seguinte enxágue e lave o cabelo como normalmente, usando de preferência um xampu anticaspa e um condicionador.
4

Para obter bons resultados é essencial que realize estes tratamentos anticaspa de forma constante e regular.

Além disso, antes de realizá-los, aconselhamos que se certifique de que não são prejudiciais para sua pele. Para isso, só tem que aplicar um pouco do produto em uma zona do couro cabeludo e comprovar se não surgem sintomas como irritação ou coceira. Se este for o caso, deve suspender o tratamento de imediato.

5

Para tratar a caspa e conseguir se livrar dela de uma vez por todas, terá que combinar os remédios naturais, como estes feitos com aspirina, com outras medidas e cuidados capilares. De seguida, mostramos quais são os que podem ajudar a superar este problema de verdade:

  • Lavar o cabelo com um xampu neutro anticaspa ou recomendado por um especialista.
  • Escovar o cabelo de forma suave e com frequência.
  • Evitar o suor excessivo e a exposição ao frio ou ao calor extremo.
  • Evitar o uso de produtos capilares agressivos.
  • Manter uma dieta saudável onde não faltem alimentos ricos em zinco, em vitamina B, vitamina C e em enxofre. Por outro lado, deve reduzir o consumo de açúcares, carboidratos simples e gorduras trans e saturadas.
  • Beber água abundante durante o dia.
Como acabar com a caspa com aspirina - Passo 5
6

Assim como no caso da aspirina, existem outros remédios caseiros para acabar com a caspa que são muitas vezes mais eficazes que os tratamentos comerciais. Entre as melhores opções encontram-se alguns produtos como o limão, a babosa, o vinagre de maçã, o aipo, a beterraba, o bicarbonato, entre outros. Descubra quais são as propriedades de cada um deles e de que forma deve aplicar sobre o cabelo consultando o artigo Como eliminar a caspa com remédios caseiros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a caspa com aspirina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como acabar com a caspa com aspirina

O que lhe pareceu o artigo?

Como acabar com a caspa com aspirina
1 de 3
Como acabar com a caspa com aspirina

Voltar ao topo da página