Como acabar com os calos

Como acabar com os calos
Imagem: thmcenter.com

Calos nos pés são comuns na maioria das pessoas e, são normalmente causados por um uso inadequado do calçado. Isto acontece quando alguma parte do pé, como o calcanhar, dedos ou planta do pé, está em constante fricção com o sapato ou quando este se encontra pressionado. Esta fricção ou pressão gera uma camada grossa, dura e amarelada na pele, para além de causar dor. Para se ver livre deste incômodo, em umComo vamos explicar para você como acabar com os calos usando tratamentos caseiros.

Passos a seguir:
1

Qualquer um destes tratamentos que vamos referir podem ser feitos em casa para acabar com os calos. No entanto, pacientes diabéticos ou com problemas de circulação sanguínea, devem consultar um podólogo primeiro para não correr o risco de infecção ao tratar o calo em casa.

2

Um dos tratamentos caseiros para acabar com os calos consiste em mergulhar os pés em água morna por cerca 10 minutos, isto vai ajudar a amolecer o calo. De seguida, esfregue o calo com uma pedra-pomes, sempre com cuidado. A pedra-pomes vai ajudar a remover a camada de pele grossa que se formou nessa região do pé. Após passar a pedra-pomes no calo, aplique creme hidratante para hidratar e tornar mais macia essa camada da pele.

Imagem: olivre.com
3

Mergulhar os pés em uma infusão de camomila também pode ajudar a aliviar as dores e a amolecer a pele endurecida pelos calos. Prepare uma infusão com 4 colheres de sopa de camomila em um litro de água, deixe esfriar até a infusão estar morna e mergulhe os pés por 15 minutos.

Imagem: varifin.es
4

O gelo também pode ser o seu melhor aliado para acabar com os calos nos pés, seja nos pés ou mãos. Coloque o gelo sobre o calo e verá como ele ajudará a reduzir o inchaço e o desconforto causado pelo calo. Este método caseiro é útil principalmente quando o calo se encontra tão inchado que nem consegue calçar o sapato.

5

Outro tratamento caseiro que você pode fazer para acabar com os calos é com casca de banana. Coloque a casca de banana sobre o calo, de preferência à noite, e prenda com gaze. Na manhã seguida retire. Faça isso por duas ou três noites seguidas e depois faça o procedimento indicado no ponto 2 deste artigo, colocando os pés de molho e passando a pedra-pomes.

6

Fazer uma esfoliação caseira também pode ajudar a se livrar dos calos. Para isso, deverá fazer uma mistura com uma colher de sopa de suco de limão e 6 comprimidos de ácido acetilsalicílico (aspirina) esmagados. Aplique a mistura sobre o calo e massageie durante alguns minutos. Em seguida, enrole o pé em um saco de plástico e calce uma meia por cima, deixando esse creme atuando por cerca de 10 minutos. Depois passe o dedo sobre o calo até ver que essa camada grossa e amarelada de pele começa a sair. Lave os pés normalmente e aplique creme hidratante.

7

Para evitar o aparecimento de calos nos pés é muito importante usar meias e calçados confortáveis e adequados aos seus pés. Até o calo desaparecer deverá evitar sapatos de bico ou de salto alto. Lembre-se que não deverá usar sapatos nem muito apertados nem muito folgados e, deve optar por meias de materiais sintéticos para permitir a transpiração. Também existem umas palmilhas próprias para calos, que ajudam a diminuir o atrito e por conseguinte a evitar a formação de calos.

Imagem: pt.aliexpress.com
8

Hidrate os seus pés todos os dias realizando uma massagem suave. Existem umas meias que pode utilizar que ajudam a relaxar os pés ao mesmo tempo que os hidratam e são uma boa opção para manter os seus pés hidratados facilmente. No caso de sair para correr ou caminhar, aplique vaselina nos pés para reduzir o atrito com o calçado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com os calos, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • Embora possa encontrar artigos na farmácia para cortar o calo, saiba que não deve cortar o calo. Cortar o calo pode causar uma infecção e sangramento.