Partilhar

Como acabar com os pés ressecados

Como acabar com os pés ressecados

Pés ressecados são um dos problemas mais comuns, pois são uma das zonas do corpo mais suscetíveis ao ressecamento. Além disso, os pés costumam ser uma das partes do corpo às quais damos menos atenção, por isso é mais fácil que fiquem ressecados. Por isso mesmo, é importante que você dê aos seus pés os cuidados adequados para ter uns pés hidratados e lisinhos o ano inteiro. Para conseguir uns pés lindos e lisinhos mesmo no inverno, siga as dicas que vamos dar neste artigo de umComo sobre como acabar com os pés ressecados.

Também lhe pode interessar: Como acabar com a celulite nos joelhos
Passos a seguir:
1

Como referi no início, os pés são uma das zonas do nosso corpo mais suscetíveis ao ressecamento. Isto acontece porque a região dos pés possui um menor número de glândulas sebáceas e, como consequência ficam menos lubrificados e ressecados. Mas para além disso, existem outros fatores que podem causar o ressecamento dos pés, são eles:

  • Usar calçado muito apertado, pois desta forma os seus pés não terão espaço suficiente para respirar, o que terá como resultado uns pés e calcanhares ressecados e rachados.
  • Banhos muito quentes e demorados, uma vez que a água muito quente remove a camada de gordura da epiderme, tendo como efeito o ressecamento da pele dos seus pés.
  • Não aplicar creme hidratante nos pés ou usar o creme errado.
  • Usar lixas no calcanhar pode endurecer ainda mais a pele, ao contrário do que se pensa.
  • Determinados sabonetes também podem ressecar mais a pele, por isso é preferível optar por sabonetes neutros, líquidos e que contenham hidratantes nas suas fórmulas.
2

Agora que já sabe o que causa os pés ressecados, a primeira recomendação para acabar com este problema é usar calçado adequado para os seus pés. Isto significa usar calçado do tamanho certo, nem demasiado apertado nem folgado. As mulheres deverão deixar os saltos altos para ocasiões especiais ou, então optar por saltos mais baixos. Também é importante que não utilize os mesmos sapatos todos os dias, o ideal é ir alternando todos os dias por uns diferentes. Ao comprar calçado, opte sempre por materiais suaves, flexíveis e que permitam a transpiração dos pés. E no verão quando usar sandálias, a dica para acabar com os pés ressecados é optar sandálias que sejam tapadas na parte de trás, junto ao calcanhar.

3

Esfoliar os pés é tão importante como esfoliar o restante corpo ou rosto, uma vez que este procedimento elimina as peles mortas e ajuda a que os cremes que utilizar penetrem melhor na pele e atuem corretamente. Por isso, comece a esfoliar os seus pés uma vez por semana com um creme esfoliante, usando a pedra pomes ou então fazendo um esfoliante caseiro para os pés, e vai ver como conseguirá acabar com os pés ressecados.

Como acabar com os pés ressecados - Passo 3
4

A hidratação é outro dos cuidados necessários para acabar com os pés ressecados. Aplique creme hidratante indicado para esta parte do corpo ou o seu creme corporal todos os dias. Pode aplicar o creme nos pés logo após o banho, mas certifique-se de secar bem especialmente os pés entre os dedos, para evitar o acúmulo de umidade e consequentes fungos. Pode aplicar o creme nos pés com movimentos circulares e fazendo uma massagem suave.

5

Algo que pode fazer para potencializar a hidratação dos seus pés é calçar uma meia de algodão logo após de aplicar o creme hidratante. Durma com as meias e vai ver como os seus pés no dia seguinte estão super macios e hidratados.

6

Uma receita caseira à qual você pode recorrer para acabar com os pés ressecados é colocar os pés de molho em mel. O mel é um ingrediente natural que conta com propriedades hidratantes, por isso ele é ideal para deixar os seus pés macios e lisinhos. Tudo o que precisa fazer é misturar uma xícara de mel em um balde de água morna. Depois mergulhe os pés na solução e deixe atuar por 15 a 20 minutos.

7

Outro produto natural ao qual pode recorrer para hidratar os seus pés ressecados é ao aloe vera, que conta com muitas propriedades benéficas para o nosso corpo entre elas, a mais destacada é a sua capacidade hidratante e reparadora. Para usar o aloe vera para os pés ressecados, tem apenas que extrair a polpa de uma folha de aloe e aplicar diretamente nos seus pés, em especial na zona dos calcanhares que é a que costuma estar mais seca. Depois calce umas meias de algodão e deixe atuar por toda a noite. Pode aplicar o aloe vera nos pés duas vezes por semana.

8

Andar descalço pode fazer com que a pele dos pés engrosse e deixe os pés mais ressecados, por isso evite andar descalço. O uso de rasteirinhas ou chinelos também deve ser evitado, pois o pés está em constante atrito com o calçado.

E se, para além de pés ressecados também sofre de calos nos pés, não hesite em consultar o nosso artigo com remédios caseiros para tirar os calos dos pés.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com os pés ressecados, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como acabar com os pés ressecados

Como acabar com os pés ressecados
1 de 6
Como acabar com os pés ressecados

Voltar ao topo da página