Partilhar

Como acalmar a pele irritada com remédios caseiros

Secura, manchas vermelhas e coceira intensa são sintomas típicos da pele muito sensível ou atópica, que em alguns casos pode vir acompanhada de perturbações digestivas. Nos últimos anos o número de casos aumentou e, embora não se saiba exatamente a causa, acredita-se que poderá haver um excesso de higiene, uma vez que estaríamos a alterar o manto lipídico da pele, ou seja, a sua camada protetora. Independentemente da sua origem, a medicina natural oferece um bom número de soluções que ajudam a aliviar os sintomas.

Também lhe pode interessar: Como hidratar a pele com remédios caseiros
Passos a seguir:
1

Fortaleça a sua pela com ácido gama-linolênico (GLA), este ácido gordo essencial abundante em óleos de prímula, borragem ou groselha preta, nutre a derme e reduz a inflamação e a coceira. Pode tomá-lo como suplemento em alimentos ou aplicá-lo diretamente na pele, na forma de óleo ou incluído como ingrediente em creme.

2

Escambroeiro, o seu óleo é uma fonte de omega 7 que ajuda a melhorar a pele seca, o eczema e a dermatite. Recomenda-se entre 1 a 2 g por dia de óleo de escambroeiro em forma de pérolas acompanhando as refeições.

3

Os probióticos são bactérias benéficas que têm um efeito positivo na digestão, reduzindo as alergias e intolerâncias alimentares que podem agravar os sintomas da pele atópica. Encontram-se nos iogurtes, embora em alguns casos seja necessário suplementos com uma maior concentração.

4

Os caules da Dulcamara aliviam os eczemas crônicos e reparam a pele. É usado tanto de forma externa como em comprimidos e gotas. Esta planta requer alguns cuidados, pois a dose deve ser ajustada por um perito. As flores da calêndula têm virtudes calmantes. Aplica-se externamente em forma de creme ou gel de banho.

5

Os banhos de aveia e de algas aliviam a coceira e a secura e têm propriedades suavizantes e nutritivas para a pele, ideal uma vez por semana. Também existem produtos homeopáticos que são realmente eficazes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acalmar a pele irritada com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se a sua pele continua irritada depois destes tratamentos, deverá ir ao seu dermatologista, ele irá ajudá-lo a ter uma pele melhor.

Escrever comentário sobre Como acalmar a pele irritada com remédios caseiros

2 comentários
luis carlos lima costa
Me diga onde posso achar esse remédio caseiro?
luis carlos lima costa
Boa tarde gostaria de conhecer os remédios caseiros?

Voltar ao topo da página