Como alisar o cabelo com guanidina

Como alisar o cabelo com guanidina
Imagem: adrianeboneck.com.br

Nós nunca estamos satisfeitas com o que temos: se nosso cabelo é liso, preferíamos ter cachos, enquanto que as garotas de cabelo cacheado preferiam que o seu fosse liso. Por essa razão há uma constante procura de produtos e técnicas para alisar o cabelo, de preferência que mantenham o efeito prometido durante um longo período. A guanidina é um exemplo desses produtos que, feita a partir de Hidróxido de Guanidina e Carbonato de Cálcio, surge como um substituto ao formol. A técnica de relaxamento e alisamento feita com guanidina permite realizar o teste da mecha de forma a perceber o tempo necessário para o fio ficar perfeitamente alisado, além disso é indicado o seu uso em cabelos crespos, afro e grossos. O tratamento de guanidina deve ser realizado em salões de estética, no entanto, seguindo com atenção os passos que referimos neste artigo umComo.com.br você descobrirá como alisar o cabelo com guanidina e poderá fazê-lo em sua casa.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar saiba que não deve aplicar guanidina em cabelos que tenham sido submetidos a amônia, tioglicolato de amônia ou chumbo/henê, pois isso irá torná-los bem fracos e provavelmente arruinar seu cabelo. Também não deverá submeter-se a este tratamento enquanto estiver grávida, pois poderá desencadear uma alergia grave.

2

O kit de alisamento de guanidina é composto por dois produtos: hidróxido de cálcio, uma base pastosa, e líquido ativador, carbonato de guanidina. Você poderá encontrá-los em salões de estética, lojas de cosmética, farmácias, online, etc. Escolha a marca que lhe inspirar mais confiança ou que lhe recomendem.

Imagem: bellycosmeticos.com.br
3

Para fazer este tratamento deverá misturar meia medida de ativador por cada uma medida de hidróxido de cálcio. Para isso retire as medidas certas de produto cada produto e coloque-as em uma tigela, mexa até conseguir uma consistência uniforme.

4

É aconselhado que, da primeira vez, aplique primeiro somente em uma mecha de forma a fazer o teste. Com isso, além de observar a reação do produto no seu cabelo, também irá perceber quanto tempo ele deve ficar a atuar para fazer efeito, o que depende de pessoa para pessoa. Este processo é o mesmo que quando se pretende alisar o cabelo integralmente.

Imagem: adrianeboneck.com.br
5

Para começar o seu relaxamento com guanidina calce luvas e prenda o seu cabelo em 4 ou 6 rolinhos em toda a cabeça, isso ajudará a separar as mechas. Desmanche um desses rolos, penteie bem e, com a ajuda de um pincel de coloração, aplique os produtos previamente misturados a partir de 1 cm da raiz do cabelo como se o estivesse pintando. Aplique da raiz para as pontas.

Imagem: ellenramos.com
6

Faça isso com todas as mechas que prendeu, sempre respeitando o espaço da raiz do cabelo. Depois de ter aplicado em todas as mechas, penteie o produto com um pente fino, de forma a espalhar melhor o produto pelos fios, e deixe-o bem reto. Quando perceber que ele está mais liso e moldável, é hora de retirar o produto. Nunca deixe exceder 35 a 40 minutos de atuação do produto!

Imagem: divinaemulher.com
7

Para retirar a guanidina passe o cabelo por água morna até que saia tudo, com a cabeça inclinada para trás. Tenta muito cuidado ao manuseá-lo pois ele ainda está ganhando forma, pelo que deverá fazer movimentos muito suaves. Em seguida aplique um complexo hidratante por todo o cabelo, penteando durante cerca de 10 minutos. Isto é essencial para os fios não ressequem. Após esse tempo remova o hidratante com água e lave o cabelo com um shampoo neutralizante. Repita o processo até que a espuma do shampoo, que inicialmente é rosa, saia branca.

Imagem: horasperdidas.mmotales.com.br
8

Seque o cabelo normalmente e aprecie seu alisamento! A partir de agora faça hidratações profundas e reconstrução capilar/cauterização periodicamente e não escove sempre com cuidado, sendo que o melhor é nem escovar o cabelo.

Dica: Descubra outras receitas eficazes para alisar o cabelo no artigo Como alisar o cabelo com maizena.

Imagem: revistamosaico.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alisar o cabelo com guanidina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • O alisamento com guanidina funciona melhor em cabelos virgens.
  • Depois de aplicar guanidina, jamais coloque amônio o henê no cabelo.