Como amolar alicate de unha

Como amolar alicate de unha
Imagem: huffingtonpost.com

É normal que depois de algum tempo de uso, os instrumentos usados no dia a dia para uma série de atividades se desgastem e novos tenham que substitui-los. Porém, antes de colocar fora é preciso avaliar se não tem como renovar o objeto. É o caso de muitas ferramentas que podem ser afiadas quando não estiverem funcionando com a mesma eficiência. Para saber como amolar alicate de unha o umComo.com.br vai mostrar algumas técnicas simples.

Passos a seguir:
1

Alguns instrumentos podem ser afiados em casa mesmo, como é o caso do alicate de unha. Para amolar esse utensílio bastante usado por quem “faz as unhas” com frequência, é possível se valer de alguns métodos simples que não exigem muito trabalho. Uma das dicas para amolar alicate de unha é com uma lixa, podendo ser a lixa descartável ou uma lixa de metal. Para afiar, basta apoiar uma das lâminas do alicate na lixa e esfregá-la, com movimentos de vai e vem. Outra forma é fechando o alicate com a lixa no meio das lâminas e, depois, mover a lixa. Se ela for de metal não sofrerá dano algum.

Imagem: shinsei.com.br
2

Também é possível afiar o alicate de unha com um pedaço de papel alumínio, como aqueles que se usa na culinária. Para tanto, é necessário fazer uma bolinha com o papel alumínio, amassando-o e, depois, cortá-la com o alicate. Você pode repetir esse movimento umas 10 vezes para deixar o alicate bem afiado. Aliás, esse método de amolar instrumentos pode ser usado ainda na hora de afiar as tesouras.

Imagem: shinsei.com.br
3

Já quem não tem em casa um dos tipos de lixa ou o papel alumínio tem a opção ainda de amolar alicate com uma lima. Para quem não conhece, essa é uma ferramenta que possui uma lâmina metálica com estrias finas e dentadas, a qual possui a função de polir e serrar objetos de metal e de outros materiais mais resistentes e duros. Para usar essa técnica, é preciso passar a lima entre as lâmina do alicate, que deve se manter fechado. Após, abra o alicate e faça movimentos rápidos de vai e vem, em um lado da lâmina e depois no outro.

Imagem: df.olx.com.br
4

Há também as máquinas para amolar, que servem para afiar diferentes tipos de instrumentos e pode ser interessante a pessoas que possuem várias ferramentas para serem afiadas com frequência. Outras maneiras de afiar alicate são com a pedra para amolar e a chaira, ambos os utensílios domésticos são muito comuns, usados normalmente para afiar facas.

5

Se mesmo se valendo dessas técnicas de amolar alicate ele continuar sem fio, é porque chegou a hora de trocar o seu utensílio. Hoje em dia, existem alicates de inox, que são os mais eficientes da categoria, uma vez que além de trabalharem do jeito certo estão menos propícios a servirem como transporte para bactérias, já que podem entrar em máquinas que servem para esterilizar objetos. O alicate de inox pode ainda ser lavado com água em altas temperaturas, o que ajuda a tornar o uso do alicate mais seguro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como amolar alicate de unha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.