Partilhar

Como aparar e modelar sua barba

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aparar e modelar sua barba

A barba é um sinal de identidade exclusivo dos homens. Alguns dispensam-na, enquanto outros decidem usá-la em seu look. No entanto, dentro do grupo de homens com barba, também podemos diferenciar entre aqueles que cuidam da sua barba considerando-a um elemento importante da sua imagem e outros homens que se limitam a deixá-la crescer. Se por um lado é verdade que para conseguir um pelo facial abundante deve deixar a barba crescer, é importante saber como cuidar da barba durante este processo. Tanto se estiver pensando em ter uma barba longa como se deseja ter uma barba curta e bem cuidada, em umComo.com.br explicamos para você como aparar e modelar sua barba, uma parte fundamental no seu cuidado.

Também lhe pode interessar: Como fazer a barba crescer
Passos a seguir:
1

Dentro do processo de arrumar a barba encontramos a parte de dar forma a ela. Isso dá a você uma imagem bem mais cuidada e realmente pode fazer a diferença entre uma barba perfeita ou inacabada. Algumas pessoas esquecem este passo na hora de se barbear e talvez percebam que tem algo errado em seu rosto. Isso se deve precisamente à necessidade de aparar a barba e saber como fazer isso.

Este passo consiste em dar forma e uma aparência mais marcada e definida. A diferença entre uma barba aparada ou não pode ser percebida rapidamente e, após saber como aparar a barba, você mesmo será consciente da diferença.

2

Em primeiro lugar, devemos saber quais são as partes que devemos desenhar. Normalmente devemos nos concentrar em definir duas linhas: a das bochechas e a do pescoço. Se não tiver muita barba nas bochechas talvez não precise dar forma nesta parte do seu rosto, mas de qualquer forma, também explicamos isso neste artigo. No entanto, a linha do pescoço deve ser sempre aparada, pois é provavelmente a que implica mais problemas na hora de modelar.

Estes são os utensílios que precisará para dar forma a sua barba:

  • Espelho.
  • Barbeador elétrico.
  • Lâmina de barbear.
  • Espuma de barbear.
  • After-shave.
Como aparar e modelar sua barba - Passo 2
3

Alguns homens preferem deixar a linha das bochechas ao natural, enquanto outros preferem aparar. A verdade é que isso depende da quantidade de pelo que cresce nesta zona; há homens com muito pelo, sendo recomendável limpar a zona para obter uma aparência mais cuidada.

Para dar forma à barba das bochechas é melhor utilizar máquina de barbear sem nenhum cabeçote, isto é, barbear cortando por completo. A lâmina de barbear tipo Gillette pode ser eficaz, no entanto, existe o risco de cortar mais pelo do que deveria, porque requer um movimento maior para cortá-los. Pelo contrário, a máquina de barbear elétrica extrai o pelo quase sem necessidade de realizar movimentos sobre a pele, o que facilita a tarefa de marcar a linha.

Situe a máquina de barbear elétrica cortando apenas com um dos extremos da lâmina e deslize-a suavemente para um lado e para o outro em diagonal, ou seja, na direção do canto dos lábios/orelha. Desta forma, conseguirá marcar a linha que quer sobre as bochechas, definindo-a. Não devemos passar a máquina diretamente sobre a parte com mais pelo da barba, mas sim onde deve ficar a linha, assim como a forma natural que devemos dar à ela.

Como aparar e modelar sua barba - Passo 3
4

Para saber como dar forma à barba do pescoço devemos nos situar à frente do espelho e, com a cabeça reta, marcar uma linha com o dedo entre uma orelha e a outra, passando pelo pescoço e definindo a área da mandíbula. Devido à forma da mandíbula e do pescoço, a linha desenhada deve ficar curva. Desta vez deveríamos utilizar espuma de barbear e lâmina em vez de máquina elétrica, para conseguir tirar o pelo do pescoço da forma mais eficaz possível. O inconveniente que isso traz é que após colocar a espuma, é difícil ver onde estamos barbeando exatamente. Por isso, se não tiver muita experiência, é melhor utilizar a máquina elétrica.

  • Levante a cabeça levemente e observe o pelo que há em seu pescoço tentando traçar uma linha imaginária, considerando a forma curva que devemos dar.
  • Como modo de guia, devemos aparar o pelo que se encontra mesmo embaixo do pomo-de-Adão. Por isso, comece barbeando o pelo que se encontra por baixo desse ponto. Coloque a máquina de barbear de tal forma que a lâmina fique na horizontal e deslize-a para baixo.
  • Neste ponto deveria observar que na parte central, onde se encontra o pomo-de-Adão, já dá para perceber a linha definida que separa a zona com barba da sem barba.
  • Agora barbeie os pelos que se encontram na zona entre a parte central que já barbeou e as costeletas. Situe o barbeador elétrico sob a mandíbula na zona da costeleta e deslize-o suavemente até ao pomo-de-Adão, definindo a barba. Lembre-se que não devemos traçar uma linha totalmente reta, mas sim um pouco curvada, seguindo a forma do pescoço.
  • Se já tiver um pouco mais de experiência, pode optar por realçar este passo com espuma de barbear e lâmina para conseguir um melhor acabamento.

Agora que já sabe como aparar e modelar a barba, pode optar por deixar que cresça e dar um passo mais além com um look mais arriscado. Se já tiver uma barba mais cheia também é importante saber como cuidar da barba comprida, pois quanto mais cresce mais cuidados requer e mais fácil fica parecer descuidada.

Como aparar e modelar sua barba - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aparar e modelar sua barba, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como aparar e modelar sua barba

O que lhe pareceu o artigo?

Como aparar e modelar sua barba
1 de 4
Como aparar e modelar sua barba

Voltar ao topo da página