Como apertar sapatos folgados

Como apertar sapatos folgados

Sabe aquele sapato saindo do calcanhar ou quando eles estão grandes demais? Antes de dar um fim neles, oferecer alguém ou guardar no fundo do armário você pode experimentar algumas soluções. O uso de sapatos folgados pode ser muito incômodo - o sapato fica sempre saindo do pé, os pés balançam dentro do calçado, a sua postura é comprometida e pode até acabar se machucando. Se você já tentou as formas mais óbvias de tornar o sapato mais confortável para o tamanho dos seus pés como o uso de meias grossas e enchimentos, é hora de passar para as técnicas do umCOMO. Veja como apertar sapato folgado no calcanhar de diferentes maneiras e escolha a solução mais adequada para seu caso.

Como apertar sapato folgado no calcanhar

Uma das formas de apertar sapato folgado no calcanhar é colocando aquelas tiras de gel transparente próprias para o efeito na zona onde o calcanhar encosta.

Essas proteções autoadesivas podem ser encontradas facilmente em sapatarias e farmácias. Elas fixam o pé dentro do sapato, sendo colocadas na parte interna, traseira e superior do calçado. Antes de colocar a tira de gel, garanta que a superfície do sapato está limpa e seca. Assim, o calcanhar assenta no lugar ideal e não existe atrito doo contato entre o pé o sapato, prevenindo bolhas e calos nos pés.

Nota: Para quem não gosta da textura do gel, existem opções de tiras em tecido e camurça.

Palmilha de ajuste para sapato grande

Outra opção para apertar sapato folgado no calcanhar é a palmilha de enchimento. A palmilha é uma almofada macia que pode ser feita de espuma ou gel. Oferecendo acolchoamento e suporte, a palmilha é posicionada abaixo do pé eliminando algum do espaço em um sapato folgado. As palmilhas de ajuste podem ser encontradas em diversas lojas de calçado a um preço baixo e podem ser adaptadas a qualquer tipo de sapato.

Como apertar sapato folgado no calcanhar com palmilhas improvisadas

Se você quer solucionar esse problema em sua casa, pode apertar o seu sapato com uma ou mais tiras de EVA.

Corte duas tiras de EVA com cerca de 3x10 cm. Meça a tira de EVA no sapato, colocando-a na parte interna, anterior e superior procurando ver se encaixa bem. Passe um pouco de cola quente ou cola branca em cada uma das tiras. Cole as tiras no sapato e pressione um pouco para que a cola adira bem. Esta técnica funciona em qualquer tipo de sapatos. Se usar cola branca, espere algumas horas antes de experimentar o sapato.

Outra dica valiosa para apertar sapato folgado é o uso de uma palmilha de Isopor.

Você pode usar uma bandeja de Isopor como as de uvas passas. É uma material muito confortável e pode ser renovado em qualquer momento.

Basta recortar o formato do seu sapato e colocar, nem sequer sendo necessário colar a palmilha. É super fácil e prático de fazer, removendo aquele espacinho extra e deixando seu pé mais confortável.

Como diminuir sapato grande

A água também pode ser útil na hora de apertar um sapato folgado no calcanhar. A água tem o poder de encolher o calçado e, se o método for bem feito, os resultados podem ser excelentes. No entanto, é importante verificar se os sapatos podem ser molhados consultando a sua etiqueta.

Comece por umedecer bem os sapatos. Caso eles sejam feitos de camurça, use um borrifador. Outros tipos podem ser mergulhados em água. Deixe os sapatos secarem ao Sol. Caso esteja um dia frio, use um secador em temperatura baixa sem nunca aproximar demasiado do sapato. Alguns tecidos podem derreter com o calor. Quando os sapatos estiverem secos, experimente-os e verifique se encolheram.

Caso eles não tenham encolhido o suficiente e ainda calçarem de forma folgada, experimente repetir o processo mais algumas vezes até ficarem confortáveis.

Sapato grande, o que fazer?

Por último, existe uma solução um pouco menos econômica para apertar seus sapatos folgados.

Basta levar o seu calçado a um especialista: o sapateiro. Os seus serviços são um pouco caros, por isso experimente as outras soluções primeiro. Se os sapatos não compensarem o dinheiro que você vai pagar, é preferível não os levar no sapateiro. Prefira ir no sapateiro para recuperar sapatos caros ou de alta qualidade e não para arranjar seus tênis rotos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como apertar sapatos folgados, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.