Partilhar

Como aplicar um envoltório corporal

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aplicar um envoltório corporal

Os envoltórios corporais úmidos são aplicados em casos de doenças crônicas e os resultados obtidos são muito bons. Os envoltórios úmidos, estimulantes e excitantes constituem um agente muito ativo, motivo pelo qual devem ser usados com alguma prudência. Em alguns casos as pessoas não toleram bem os envoltórios corporais no início, ficando primeiro com muito frio e chegando a se incomodar com o calor se o envoltório durar muito tempo. A primeira sensação deve durar apenas alguns minutos, reagindo depois no paciente, cuja pele está envolvida por uma camada de calor úmido que potencia suas funções. Só assim o envoltório atuará direito.Este tipo de envoltóriosé indicado nos casos "rebeldes" de febre porque atrai para a superfície a febre interna com grande quantidade de substâncias tóxicas, que são eliminadas pelos poros da pele. Portanto, aplicar envoltórios corporais úmidos proporciona grandes benefícios ao doente. A seguir, em umComo contamos como aplicar um envoltório corporal.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer uma massagem nos pés
Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer é retirar todas as roupas de cama que possam cobrir o doente. Deixe só o travesseiro em cima da cama.

2

O seguinte passo consiste em esticar uma coberta de lã bem grossa de 2x2 metros, para que cubra dos pés até à nuca do paciente. Além disso deve ser suficientemente larga para que possa se acomodar bem por baixo do corpo em ambos os lados.

3

Em cima da coberta deve-se colocar um ou dois lençóis umedecidos com água morna e bem escorridos. Se o doente tolerar, pode usar água fria ao invés de morna.A coberta de lã tem que ser mais larga que o lençol, saindo de cada lado uns 12 centímetros.

4

Quando tiver colocado os lençóis e o cobertor, coloque uma toalha úmida em cima do lençol.

5

A seguir, estique em cima do paciente deitado de barriga para cima e completamente nu, de maneira que o lençol sobressaia uns 15 centímetros por cima dos ombros do doente. Depois terá que envolver o corpo com a toalha que está por cima do lençol, por baixo das axilas colocando as pontas por baixo das laterais do corpo.

6

O seguinte passo consiste em colocar em cima do lençol úmido de forma cruzada, primeiro por baixo dos ombros e do pescoço e ir descendo sucessivamente até os pés, segurando primeiro a borda dobrada para fora do lado oposto ao doente e depois o lado mais próximo. Puxe o mesmo para si e segure da mesma maneira. A parte dos pés e pernas não é cruzada deste modo: deve ser colocada entre eles e por baixo dos mesmos, envolvendo-os por separado. A parte que sobra deve ser dobrada sobre os pés e segurada entre eles.

7

A seguir, é preciso agarrar o lado oposto da coberta de lã, isto é, o lado mais próximo ao doente, e cruzar por cima dele colocando por baixo da lateral contrária do seu corpo, começando de cima para baixo.

8

Depois cruze por cima do outro lado da coberta, colocando igualmente o ângulo superior por baixo dos ombros, para deixar preso.

9

É muito importante que a coberta de lã fique bem presa desde o pescoço até aos pés para que o ar não penetre. Por este motivo, é preciso passar a mão plana de cima para baixo e por todos os lados para que a soberta fique bem grudada no paciente.

10

A seguir, coloque por cima as roupas da cama, isto é, um edredom ou algo similar; cobrindo da cabeça até aos pés do doente.

11

O envoltório corporal úmido, excitante e estimulante tem que durar entre uma hora e meia e duas horas. Exceto em pessoas nervosas, onde o envoltório terá uma duração de apenas uma hora.

12

Após finalizado o tempo de duração do envoltório, deve-se retirar e aplicar no doente um banho morno durante o qual é preciso aplicar uma massagem de atrito nos pés.Mas se quiser também é possível praticar uma fricção úmida morna. Neste caso, quando o doente estiver fora do envoltório, é preciso molhar o ventre e o peito e depois os braços e as costas, as pernas uma de cada vez, terminando com fricções suaves a seco.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar um envoltório corporal, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Não obstante, a duração do envoltório depende de como o doente se sente. Por isso, é preciso retirá-lo quando o paciente estiver excessivamente agitado ou desconfortável.
  • Os efeitos obtidos com o envoltório úmido são parecidos ao banho de vapor, mas com a vantagem de que o envoltório é mais calmante.

Escrever comentário sobre Como aplicar um envoltório corporal

Como aplicar um envoltório corporal
Como aplicar um envoltório corporal

Voltar ao topo da página