Partilhar

Como aplicar um iluminador

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aplicar um iluminador

São muitos os produtos de maquiagem que podemos utilizar para realçar a nossa beleza e ficarmos bonitas em qualquer ocasião, mas sem dúvida que o que nos vai ajudar a trazer luz ao nosso rosto e a conseguir uma aparência radiante e fresca é apenas um: o iluminador. Este produto converteu-se no cosmético favorito de uma grande maioria de maquilhadores profissionais e se se aplicar corretamente, é perfeito para que tanto o rosto como o olhar tenham uma luminosidade e uma juventude incomparáveis. Se ainda não sabe muito bem de que forma tem que o usar, não se preocupe, siga os conselhos que lhe damos neste artigo de umComo sobre como aplicar um iluminador e verá que não é assim tão difícil.

Também lhe pode interessar: Como aplicar iluminador líquido
Passos a seguir:
1

O iluminador é um produto de maquiagem que conta com partículas que atraem a luz e, por isso, depois da sua aplicação o resultado é uma pele muito mais luminosa, fresca e brilhante. É importante não confundir este produto com o corretivo, pois o iluminador nunca poderia ser aplicado, por exemplo, sobre uma espinha uma vez que não serve para esconder estas imperfeições nem para esconder olheiras, mas sim para conseguir que determinadas zonas do rosto irradiem luminosidade.

De seguida, explicamos para você os casos em que é aconselhável aplicar um iluminador:

  • Se notar que o seu rosto fica apagado e sem vida, ou está opaco.
  • Para dar luz ao rosto depois de uma má noite de sono ou de não ter dormido as horas suficientes.
  • Se precisa de esconder sinais de estresse ou cansaço.
Como aplicar um iluminador - Passo 1
2

Uma das perguntas frequentes que nos pode surgir quando formos usar o iluminador é: quando tenho de aplicá-lo? Há muitas mulheres que o utilizam antes da base de maquiagem e inclusive para não terem que a aplicar. No entanto, se vai uniformizar o tom de pele com a sua base de maquiagem habitual, o melhor é que aplique o iluminador depois desta e antes dos pós compactos ou translúcidos. Lembre-se que os pós devem ser os últimos, pois ajudam a fixar a maquiagem mantendo-a intata por mais tempo.

3

E o mais importante é saber onde aplicar o iluminador corretamente, pois disso dependerá que o resultado final seja favorecedor ou não. Este deve se usar em zonas estratégicas do rosto para conseguir que esses toques de luz que, no final, a farão parecer radiante e sem sinais de cansaço. Tome nota das zonas em que pode aplicar o iluminador:

  • No canto interno dos olhos, ideal para aumentar o olhar
  • No arco da sobrancelha para que a pálpebra fique visivelmente mais levantada.
  • Na zona elevada das bochechas para estilizar o rosto, logo acima do blush.
  • No topo do nariz para afinar.
  • No centro do queixo para dar uma forma mais bonita ao contorno do rosto.
  • No centro da testa se não usar franja, isto servirá para dar mais luminosidade geral ao rosto.
Como aplicar um iluminador - Passo 3
4

Pode encontrar os iluminadores em diferentes formatos: fluídos, em lápis ou pincel e em pó. A forma de aplicação dependerá do tipo de iluminador que utilizar. No caso de ser fluído ou em lápis - que são os mais comuns - terá apenas que aplicar uma pequena quantidade de produto sobre a zona a iluminar e esfumar com a gema dos dedos dando ligeiros toques até ver que a pele o tenha absorvido por completo.

Pelo contrário, os iluminadores em pó deverão ser aplicados quando terminar a maquiagem e deverá esfumá-lo com a ajuda de um pincel dando também pequenos toques. Estes são ideais sobretudo paras as peles mistas e oleosas que tendem a desenvolver brilhos ao longo do dia.

Como aplicar um iluminador - Passo 4
5

Agora que já sabe como aplicar o iluminador, algo que também deve ter em conta para que o resultado final seja incrível é escolher um iluminador que se adapte ao seu tom de pele, da mesma forma que faz com a base de maquiagem. Caso tenha escolhido tons mais claros ou mais escuros, conseguirá apenas destacar as imperfeições ou conseguir uma aparência demasiado artificial.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar um iluminador, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como aplicar um iluminador

O que lhe pareceu o artigo?

Como aplicar um iluminador
1 de 4
Como aplicar um iluminador

Voltar ao topo da página