Conselhos para ter uma pele mais bonita

Como aplicar vitamina C no rosto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aplicar vitamina C no rosto

A vitamina C é um nutriente que não deve faltar na nossa alimentação para termos um sistema imunológico saudável, além de nos ajudar a lutar contra a formação dos radicais livres que possam causar o envelhecimento prematuro das células e doenças como o câncer. Mas este ingrediente também é fundamental para garantir a saúde da nossa pele, ajudando-nos a parecer bem mais saudável, bonita e especialmente jovem.

Quer incorporar a vitamina C à sua rotina de beleza mas não sabe como? Continue lendo, porque em umComo.com.br explicamos para você como aplicar vitamina C no rosto e conseguir os melhores benefícios.

Também lhe pode interessar: Como melhorar a aparência do rosto cansado

Índice

  1. Benefícios da vitamina C sobre a pele
  2. Para quem é recomendável e como se aplica
  3. Vitamina C em produtos cosméticos
  4. Máscaras caseiras com vitamina C

Benefícios da vitamina C sobre a pele

Ingerir alimentos ricos em vitamina C é muito importante para manter o nosso sistema imunológico saudável, ao mesmo tempo que impedimos o envelhecimento prematuro das células. Mas se quisermos conseguir um efeito potente sobre a pele do nosso rosto, não basta consumir este nutriente na nossa dieta, o melhor é optar por sua aplicação tópica para obter os melhores resultados.

Entre os benefícios de aplicar vitamina C no rosto destacam-se os seguintes:

  • Suas altas propriedades antioxidantes, protegendo a pele do rosto dos danos causados pelos radicais livres que afetam a sua juventude, luminosidade e aparência.
  • O efeito na diminuição visível das rugas e linhas de expressão pois contribui para a produção de colágeno. Isso, ao mesmo tempo, ajuda a atrasar a produção de novas rugas.
  • Melhora a aparência de peles maltratadas pelo sol, ajudando a reduzir o dano que a pele sofreu e prevenindo futuras marcas devido à exposição solar.
  • Em uma concentração superior a 10% ajuda a reduzir a presença de manchas no rosto, melhorando a aparência uniforme da pele.
  • Melhora a circulação sanguínea, fazendo com que os cremes e tratamentos faciais que aplicamos funcionem melhor.
  • Diminui a inflamação na pele e faz com que ela pareça mais saudável e bonita. A vitamina C aplicada no rosto é perfeita para diminuir bolsas, zonas avermelhadas ou áreas inflamadas.
Como aplicar vitamina C no rosto - Benefícios da vitamina C sobre a pele

Para quem é recomendável e como se aplica

Em termos gerais, a aplicação de vitamina C no rosto é recomendável para:

  • Pessoas com mais de 30 anos pois contribui para a produção de colágeno e para o combate ao envelhecimento prematuro da pele, que começa a ser evidente a partir desta idade.
  • Pessoas com a pele do rosto muito danificada pelo sol, de qualquer idade, inclusive com menos de 30 anos. Nestes casos também é recomendável aplicar este nutriente de forma tópica.
  • Pessoas com a pele opaca, com falta de luminosidade e aspecto cansado. Este nutriente ajuda a melhorar a aparência da pele combatendo estas condições.

Em pessoas com eczemas, alergia, pele muito sensível ou bronzeada, assim como em zonas com verrugas ou herpes, não é recomendável o uso de produtos com vitamina C.

Como aplicar este nutriente no rosto?

Como vamos explicar nos seguintes passos, existem diversas formas de aplicar vitamina C no rosto, no entanto é recomendável fazer isso sempre com o rosto bem limpo e à noite, nunca de dia. A vitamina C oxida com o sol, por isso ao aplicá-la de dia seus efeitos não seriam os esperados, ao mesmo tempo, de noite contribui para regenerar a pele sendo bem mais eficiente e potente.

Deve ser aplicada diretamente sobre a pele, nunca em cima da maquiagem ou de protetores solares, pois nesses casos sua absorção seria limitada.

Vitamina C em produtos cosméticos

A forma mais fácil e comum de aplicar vitamina C no rosto é com produtos cosméticos enriquecidos com este nutriente, mas nos centros estéticos também pode optar por tratamentos faciais profissionais com uma boa dose deste nutriente, oferecendo luminosidade para a sua pele.

Os produtos com vitamina C que mais encontramos no mercado são os seguintes:

  • Ampolas: aplicam-se diretamente sobre a pele como um creme facial, oferecem diversas concentrações de vitamina C que vão normalmente de 5 a 20% e podem incluir outros nutrientes como vitamina E ou propriedades hidratantes. Após abertas, devem ser usadas em um prazo máximo de 24 horas ou a vitamina oxidará tornando-se inútil; podem ser utilizadas diariamente se procura um resultado imediato ou intenso, ou 3 vezes por semana no caso de peles jovens que queiram manter a saúde.
  • Séruns: ideais para peles oleosas, sua textura leve permite uma fácil aplicação. São produtos enriquecidos com vitamina C que costumam ser usados como tratamento intensivo por 10 dias consecutivos, trazendo luminosidade e nutrição ao rosto. Ideais para as pessoas com a pele opaca ou maltratada pelo sol.
  • Cremes: é o produto perfeito para quem quer desfrutar dos efeitos desta vitamina a longo prazo, misturada normalmente com outros compostos que oferecem propriedades hidratantes ou anti-idade em cremes nutritivos.
  • Vitamina C em pó: este produto mistura-se com o creme ou o sérum da sua preferência, trazendo assim todos os benefícios deste nutriente à pele. É uma boa alternativa para quem está contente com sua linha de cosméticos mas quer incorporar os benefícios desta vitamina à sua rotina.
Como aplicar vitamina C no rosto - Vitamina C em produtos cosméticos

Máscaras caseiras com vitamina C

É claro que incorporar um produto cosmético enriquecido com vitamina C em sua rotina de beleza marcará a diferença, mas além disso pode optar por alternativas caseiras que ajudarão você a desfrutar dos efeitos deste nutriente sobre a sua pele.

Aplique qualquer uma destas duas máscaras sempre com o rosto bem limpo e esfoliado e à noite. Pode usá-las uma vez por semana.

Máscara reafirmante e luminosa

Esta alternativa combina as propriedades nutritivas da gema do ovo, a hidratação do mel e o poder antioxidante e luminoso da vitamina C para criar uma máscara de fácil aplicação que traz ótimos resultados. Para fazê-la, precisa de:

  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 comprimido efervescente de vitamina C

Bata a gema do ovo com o mel até conseguir uma mistura uniforme, depois dissolva o comprimido de vitamina C em uma colher de água e incorpore ao resto da máscara. Aplique sobre o rosto limpo com uma esponja ou pincel e deixe atuar por 15 minutos. Retire com água morna e desfrute de uma pele linda.

Máscara nutritiva de laranja

Fácil e rápida de elaborar, esta alternativa traz hidratação e purifica o rosto graças ao mel, enquanto oferece um bom conteúdo de vitamina C devido aos poderes do suco de laranja natural. Para fazê-la, precisa de:

  • 1 colher de sopa de mel
  • O suco de uma laranja recém-espremida

Misture ambos os ingredientes até obter um produto homogêneo, aplique sobre o rosto limpo e previamente esfoliado e deixe atuar por 15 minutos. Retire com água morna e desfrute de uma pele cheia de luz.

Como aplicar vitamina C no rosto - Máscaras caseiras com vitamina C

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aplicar vitamina C no rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Shirley
Muito Bom. Adorei as dicas.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Shirley! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 4
Como aplicar vitamina C no rosto