Como arrumar a barba

Como arrumar a barba

Ver homens com barba converteu-se em algo habitual, uma moda à qual muitos homens decidiram aderir. Embora existam diferentes tipos de barba, e cada uma precise de mais ou menos cuidados, no geral deve ter-se sempre em conta algumas regras para conseguir uma barba arrumada, independentemente do comprimento da mesma. Uma barba cuidada pode dar-lhe uma aparência agradável, além de contribuir com uma aparência mais viril, mas a linha entre uma barba arrumada e uma desalinhada é muito tênue. É por isso que neste artigo de umComo.com.br queremos explicar para você conselhos simples para saber como arrumar a barba sem complicações.

Passos a seguir:
1

Como quer a barba? Esta é talvez a primeira pergunta que deve fazer. Em função da barba que tiver ou desejar ter, deverá deixar crescer até alcançar esse comprimento. Caso comece a deixar crescer a barba, é provável que demore semanas a ter suficiente pelo para ter uma barba abundante. Além disso, durante as primeiras semanas é provável que seu aspecto pareça um pouco desalinhado, uma vez que para ter uma barba longa deve deixar crescer sem cortar. Neste artigo explicamos para você como fazer a barba crescer.

2

Instrumentos. Se não deseja deixar uma barba muito comprida, mas também não quer recorrer à lâmina, o mais recomendável é usar uma máquina de barbear elétrica. Existem algumas por muito bom preço, simples de utilizar e que permitem cortar a barba à medida que deseja graças aos seus diferentes níveis reguláveis. Desta forma, uma vez encontrada a medida adequada para seu gosto, só tem que repassar a barba a cada uma ou duas semanas, em função da rapidez de crescimento.

Por outro lado, também há a opção de utilizar tesouras. O inconveniente é que é mais difícil cortar a barba desta forma se nunca o fez antes, e é mais recomendável para barbas muito abundantes que são difíceis de cortar com a máquina elétrica. As tesouras podem fazer com que cortemos mais um sítio que outro e acabar com alguma parte com menos pelo. Por isso, se só quiser arrumar a barba, a melhor opção é fazer com a máquina elétrica.

3

Penteie sua barba. Antes de arrumar sua barba, passe um pente para retirar os pelos que possam estar soltos e facilitar que a máquina elimine posteriormente a quantidade de pelo desejada. Não é um passo fundamental, mas só demora um minuto e pode ser útil.

4

Utilize a máquina de barbear. Se é a primeira vez que utiliza a máquina de barbear e não sabe qual é o nível adequado para você, utilize a medida maior possível, e diminua em função do resultado que quiser obter. O mais provável é que as primeiras medidas não retirem quase pelo nenhum, mas depois acabará percebendo seu nível ideal. Passe a máquina pelo pescoço, mandíbula, costeletas e queixo. Neste ponto deveria ver sua barba um pouco mais baixa e já deveria ver que apresenta uma aparência mais arrumada.

5

Definir a barba. Apesar deste passo não ser obrigatório, é um bom conselho para arrumar a barba definindo o pescoço e os pômulos. Trata-se de reduzir o nível de pelo destas zonas baixando um nível da máquina. Devemos passar pela linha do pescoço e dos pômulos evitando diminuir mais de um nível, ou não parecerá natural. As primeiras vezes pode ser complicado, mas depois de várias tentativas verá que o resultado é melhor. Além disso, caso se engane, não se notará muito e o pelo crescerá rapidamente, permitindo igualar a quantidade de pelo.

6

Cortar o bigode. O bigode é uma das zonas que pode ser mais difícil de cortar, especialmente a zona que se encontra embaixo dos orifícios nasais, já que não conseguimos que a máquina agarre os pelos dessa zona porque não podemos passá-la corretamente no nariz. Por isso, é recomendável que nesta zona em concreto utilize a tesoura. Deve colocar a tesoura totalmente plana contra a pele,ou seja, de forma paralela e cortar com cuidado os pelos da zona sem exagerar, até ver que têm o mesmo comprimento que os outros. Desta forma, conseguirá arrumar a barba e fazer com que o bigode fique homogêneo. Também pode aproveitar para repassar a parte situada embaixo do lábio inferior.

7

Repassar a barba. Agora deveria poder ver sua barba arrumada e com bom aspecto, e como poderá comprovar, só precisa se habituar a realizar esses simples passos. O que deve fazer agora é revisar aqueles pelos que possam ter resistido à máquina, cortando-os com a tesoura. Para isso, pode girar um pouco o rosto para um lado e para o outro olhando no espelho para ver os pelos que sobressaem e cortá-los.

8

Lâmina para o pescoço. A lâmina de barbear é uma boa opção para arrumar a barba limpando a zona do pescoço que se delimita com a barba. O objetivo deste passo é retirar os pelos que crescem na parte inferior do pescoço, por baixo do pomo-de-adão, e marcar a linha onde começa a barba. Para isso, deve utilizar espuma de barbear e deslizar uma lâmina em direção contrária ao do crescimento dos pelos. Depois, não se esqueça de utilizar um after-shave para hidratar a pele e evitar ficar irritada.

9

Condicione sua barba. Este passo também é opcional, mas é um cuidado extra para a sua barba importante. Após realizar os passos anteriores, aplicar um pouco de condicionador em sua barba ajudará a que esta permaneça hidratada. Antes disso, deve limpá-la bem. Para isso, molhe a barba e aplique um pouco de sabão -se for especial para barba melhor- e realize uma massagem. Depois de uns minutos, enxague com bastante água e aplique o condicionador.

10

Conselhos para arrumar sua barba. Agora que já sabe como ter uma barba perfeita, estes são alguns conselhos que deve ter em conta:

  • Não corte sua barba quando está úmida.
  • Não se esqueça de repassar com lâmina a zona do pescoço. Algumas pessoas não prestam atenção ao pelo que aparece no pescoço, o qual aparece rapidamente e pode deixar um aspecto desleixado em apenas uns dias.
  • Não arrisque. Pelo menos no princípio, não arrisque, utilize um nível na máquina de barbear que corte sua barba em uma medida adequada, mas não tente conseguir aparências arriscadas, já que é provável cometer algum erro e ver-se obrigado a barbear toda a barba.
  • Mantenha a sua barba limpa. Assim como o seu cabelo, a barba é um pelo que deve ser cuidado e lavado de forma periódica. Há pessoas que utilizam o mesmo xampu do cabelo, enquanto outras optam por comprar produtos específicos para a barba.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como arrumar a barba, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.