Como aumentar a produção de colágeno e elastina

Como aumentar a produção de colágeno e elastina

O combate contra o envelhecimento começa desde uma idade precoce, em particular no caso das mulheres, que estão constantemente à procura de novos aliados para se manterem bonitas e saudáveis. Não se trata apenas de cuidar da nossa pele, o que comemos também influencia, por isso em umComo.com.br damos-lhe todas as dicas que deve ter em conta para que saiba como aumentar a produção de colágeno e elastina na sua pele e parecer jovem e saudável todos os dias.

Passos a seguir:
1

O colágeno e a elastina são duas proteínas que desempenham papeis importantes no nosso corpo. À medida que envelhecemos, a nossa pele vai perdendo firmeza e elasticidade, o colágeno e a elastina são os responsáveis por trazer aos nossos tecidos estas propriedades, de aumentar a sua produção, para ter uma pele bonita e em bom estado.

2

A nossa alimentação é fundamental para conseguir aumentar a produção destas duas proteínas, pois existem determinados alimentos que nos poderão ajudar a combater o envelhecimento precoce e a parecer mais jovem. Para isso, deverá incorporar alimentos que aumentem a produção de colágeno e elastina e que a ajudem a neutralizar os elementos nocivos para a sua pele. Os antioxidantes são um dos alimentos chave, uma vez que diminuem a produção de radicais livres responsáveis pelo envelhecimento prematuro e de doenças como o câncer. Poderá encontrá-los em frutas, vegetais de folhas verdes como o espinafre, o brócolo ou a beterraba branca, nos legumes ou nos cereais integrais. Entre no nosso artigo e saiba mais sobre os alimentos ricos em antioxidantes.

3

As vitaminas e nutrientes são necessários para produzir colágeno e elastina, mas a vitamina C é uma das mais valorizadas pela sua enorme quantidade de antioxidantes e por ser fundamental para a produção de colágeno, que lhe dará maior firmeza na pele. Os frutos cítricos como os morangos, a laranja e o kiwi e os vegetais de folhas verdes são ricos em vitamina C, por isso deve inclui-los na sua dieta se quiser ter uma pele mais jovem.

4

Outra vitamina essencial é a vitamina E, não é por nada que é considerada uma das mais importantes quando se trata da beleza da pele. Este nutriente influencia na produção de colágeno e elastina, favorece a cicatrização e melhora a aparência da nossa pele. Pode encontrá-la em alimentos como os óleos vegetais, a gema de ovo, o fígado, as carnes vermelhas, o tomate, os vegetais verdes e as frutas como o kiwi, a maçã ou o pêssego.

5

O zinco nunca pode faltar na sua dieta, pois intervém na síntese do colágeno e na elastina, mantendo as fibras em bom estado, além disso também é um grande antioxidante pelo que os seus contributos para a sua pele serão ótimos. Alguns alimentos ricos em zinco são o marisco, o peixe, as carnes vermelhas, a gema de ovo, o fígado, os legumes, a sopa e os cereais integrais.

6

Já comprovou a importância de uma dieta saudável e equilibrada na produção de colágeno e elastina, mas o cuidado externo da pele também é fundamental. Uma das coisas que deverá realizar é uma esfoliação facial, este processo ajuda a eliminar as células mortas e a regenerar novas, o que favorece a aparência da pele e estimula a produção destas proteínas. Por isso, certifique-se que entre uma a duas vezes por semana esfolia a sua pele, dependendo do seu tipo de pele. Para esfoliar a sua pele poderá utilizar produtos comerciais ou produtos naturais como os que referimos no nosso artigo Quais são os melhores esfoliantes naturais.

7

A tecnologia e o desenvolvimento de cremes faciais com fórmulas para combater o envelhecimento não passa despercebida a ninguém, por isso no momento de escolher os seus produtos certifique-se de que são ricos em colágeno, retinol e vitamina C. Não se esqueça de usar um creme para o dia e outro para a noite, especialmente nas zonas propensas à formação de rugas como o contorno dos olhos e os cantos da boca. Além disso, nunca se esqueça de aplicar o seu creme hidratante no rosto completamente limpo e livre de maquiagem.

8

Proteja a sua pele dos raios solares, pois isso não lhe irá ajudar a aumentar a produção de colágeno e elastina, mas sem dúvida evitará os danos causados pelos raios UV e UVA que podem ser os responsáveis pelas manchas na pele, rugas prematuras e em casos mais graves câncer. Não se esqueça de dar à sua pele o cuidado que merece, se quer ter uma pele saudável e bonita ano após ano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aumentar a produção de colágeno e elastina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.