Partilhar

Como clarear a pele com água oxigenada

Como clarear a pele com água oxigenada
Imagem: tazamart.pk

O composto químico peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é famoso pelas suas variadas formas de utilização cosméticas e industriais. Uma das propriedades da água oxigenada é sua ação corrosiva, e sua capacidade de tirar as manchas da roupa e da pele. Sim, muitas pessoas fazem uso da água oxigenada para clarear as axilas, eliminar uma mancha de limão, sol, acne ou de qualquer outro agente que tenha afetado o tom da pele. Fazê-lo é muito simples, por isso neste artigo de umCOMO mostramos como clarear a pele com água oxigenada. Continue lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: Como clarear a pele com hidroquinona

Água oxigenada para pele - recomendações iniciais

Antes de clarear a pele com água oxigenada, saiba que muitas pessoas apresentam reações alérgicas ou queimaduras, sobretudo na área do rosto. Portanto, o mais recomendável é evitar utilizar esta técnica no rosto, ou experimentar colocando um pouco de água oxigenada atrás da orelha e verificar como sua pele reage. Lembre-se de que a pele do rosto é mais sensível que a do resto do corpo.

Para clarear a pele com água oxigenada, você precisará de água oxigenada de 10 volumes. A água oxigenada que é utilizada para desinfetar feridas não é funcional já que contém poucas quantidades de peróxido de hidrogênio e a água oxigenada superior a 10 volumes poderia criar reações muito abrasivas na pele, piorando o problema. Lembre-se que a água precisa estar líquida, e não na forma cremosa, para ser a ideal para aplicar na pele.

Se você está com alguma ferida, machucado ou irritação na pele, evite a água oxigenada para que a condição não piore. Em casos de melasma ou outras manchas de pele, consulte com o seu médico dermatologista antes de aplicar a água oxigenada e veja se não pode piorar a sua condição.

O uso de água oxigenada para clarear a pele é um tratamento, e deve ser encarado como tal. Aplique a água oxigenada no rosto durante o tempo necessário e sempre antes de dormir, e após a primeira semana você poderá perceber as manchas clareando. Depois dos primeiros 15 dias, o efeito é maior ainda.

Lembre-se de usar filtro solar todos os dias, principalmente durante o tratamento para clarear a pele. Evite se expor ao sol.

Atenção: essas dicas e recomendações costumam surtir mais efeito em pacientes que possuem manchas mais claras. Manchas mais escuras podem necessitar de avaliação médica. Além disso, manchas que surgiram do nada podem indicar algum problema mais grave. Não tente tratá-las por conta própria sem um diagnóstico antes, pois é difícil prever o que pode agravar a condição.

Como clarear a pele do rosto

Se você não se sente seguro utilizando a água oxigenada para clarear a pele do rosto, pode apostar em outras técnicas para clareamento facial. A melhor e mais eficiente continua sendo buscar um dermatologista e fazer um peeling facial - esse procedimento ajuda a reduzir e amenizar manchas, comprovado por estudos da Universidade Católica de Pelotas1.

O médico também poderá lhe passar medicações específicas para o seu problema e tipo de pele, como cremes e ácidos.

No entanto, existem também soluções caseiras mais seguras para clarear a pele a longo prazo. De acordo com estudos da Universidade do Sul de Santa Catarina2, a máscara de argila branca tem propriedades clareadoras de manchas cutâneas leves. Confira nosso artigo sobre como fazer uma máscara de argila para o rosto.

O mais importante é usar o protetor solar diariamente para uniformizar o tom da pele e evitar que as manchas se tornem maiores e mais escuras. O protetor irá ajudar a clarear a pele queimada de sol.

Como clarear a pele com água oxigenada - Como clarear a pele do rosto
Imagem: taniavilela.com.br

Como clarear a pele com água oxigenada

Água oxigenada clareia a pele? A resposta é sim, mas você deve tomar algumas precauções (mantê-la longe das mucosas, como boca e olhos, caso vá clarear a pele do rosto; e longe da vulva, caso vá clarear a virilha com água oxigenada).

Seguidas essas orientações básicas, você pode tentar clareara a pele com água oxigenada. Você vai precisar de:

  • Bicarbonato de sódio
  • Água oxigenada 10 volumes
  • Recipiente de plástico ou vidro
  • Luvas

Como fazer? Siga o passo a passo:

  1. Primeiramente lave bem a zona de sua pele que deseja clarear. Use um pouco de sabonete, enxágue e depois seque com uma toalha.
  2. Quando a zona estiver limpa, esfolie a pele que vai clarear com água oxigenada. Aplique um pouco de esfoliante e massageie a zona fazendo movimentos circulares. Depois enxágue e seque com uma toalha. Dessa forma, você limpa profundamente a pele e permite que o tratamento seja mais eficaz.
  3. Para começar a clarear a pele com água oxigenada, misture o bicarbonato com a água oxigenada em um recipiente reservado com as quantidades certas para a área da pele que receberá o tratamento até adquirir uma consistência de "papinha", com atenção para não ficar muito mole. Aplique na região e deixe agir por 20 minutos.
  4. Remova a água oxigenada com água morna e seque a zona com uma toalha. Repita o procedimento se necessário. Se durante o procedimento notar vermelhidão, pode ser normal. No entanto, deve estar alerta a qualquer outro tipo de manifestação na pele. Se apresentar erupção, coceira ou queimadura, suspenda o procedimento e vá ao médico.

Repita esse procedimento por no máximo duas vezes por semana.

Se a região aplicada é o rosto, o tempo de aplicação precisa ser maior do que 20 minutos. Nesse caso, você pode aplicar a mistura à noite e dormir com ela no rosto. Pela manhã, retire com um sabonete, tonifique e passe protetor solar.

Atenção: não se recomenda clarear a pele com bicarbonato de sódio, pois esse composto químico é muito agressivo.

Como clarear a virilha com água oxigenada

Clarear a virilha com água oxigenada é uma das possibilidades de reduzir a hiperpigmentação nessa região. O escurecimento ocorre sobretudo por causa da depilação, que é agressiva para a pele. Mas como clarear a pele da virilha? Siga as recomendações:

  1. Aplique água oxigenada dez volumes num algodão;
  2. Esfregue o algodão com água oxigenada nas regiões escurecidas da virilha e aguarde secar;
  3. Repita o procedimento todos os dias por 7 dias. Lembre-se: em caso de coceira, erupções cutâneas ou queimaduras você deve suspender o tratamento e procurar um médico.

Veja mais dicas em como tirar manchas escuras da virilha.

Você também pode usar essa técnica para tirar manchas da perna com água oxigenada. No entanto, para esse tipo de mancha pontual, um tratamento mais efetivo sãos cremes com hidroquinona. Confira como clarear a pele com hidroquinona!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear a pele com água oxigenada, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. https://www.researchgate.net/publication/319109225_Uso_do_Peeling_ultrassonico_vs_Peeling_quimico_na_reducao_de_manchas_faciais_em_mulheres
  2. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/5603

Escrever comentário sobre Como clarear a pele com água oxigenada

50 comentários
Renato
Bom dia! Quanto tempo para limpar as manchas da pele? Grato Renato
Lílian Pinho
Boa tarde! no Passo 2, diz para usar a água oxigenada de 10 volumes, já no passo 5, diz 20 volumes. Estou fazendo uma pesquisa, há muitas Blogs e Páginas com esse teor, mas cada uma com tempo, quantidade e maneira de fazer diferente. Cheguei a conclusão que é melhor usar pomada Hipoglós ou Minancora e clarear de forma gradativa, mas segura. Obrigada!

Raiane
Alguém que já usou, poderia dizer se deu certo?
juliana
posso usar outra vol da agua oxigenada?
A sua avaliação:
Renato
Posso passar na cabeça ? Meus cabelos podem cair, estou com umas manchas na cabeça . Obrigado !
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Renato! Se você aplicar água oxigenada na cabeça corre o risco de clarear o cabelo.
A sua avaliação:
carol sousa
Na matéria vc fala a água oxigenada vol 20, nos comentários respondidos fala com 10, afinal qual é o certo?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carol! No artigo tem erro, o volume certo é mesmo 10. Muito obrigada!
A sua avaliação:
Claudia
Fui picada por insetos e ficaram manchas avermelhadas e escuras nas pernas,o que devo usar e como para clarear minhas etam bonitas,agora sinto vergonha de usar short,me ajude por favor.
A sua avaliação:
João Augusto Juliani
tenha as bochechas vermelhas e cheio de furinhos devido as espinhas, existe alguma maneira de tapar estes furinhos
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Veja se com essas dicas você consegue eliminar essas marcas: http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-remover-as-marcas-do-rosto-1295.html
A sua avaliação:
João Augusto Juliani
meu rosto fica vermelho nas bochechas e com muita espinhas, tem algum remédio ou posso usar a água oxigenada para limpar a pele.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi João! Mas isso acontece em alguma situação específica? Se é assim, o melhor é não usar água oxigenada pois pode irritar a sua pele.
A sua avaliação:
Andressa
Ola, passei descolorante com agua oxigenada vol. 30, nas axilas. Deixei por 15 minutos e quando fui tirar, estava uma mancha roxa nas minhas axilas. Mto escuro. O que fazer?

Como clarear a pele com água oxigenada
Imagem: tazamart.pk
Imagem: taniavilela.com.br
1 de 2
Como clarear a pele com água oxigenada

Voltar ao topo da página