Partilhar

Como clarear a pele com hidroquinona

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como clarear a pele com hidroquinona
Imagem: arabio.ru

A hidroquinona (C6H6O2) é uma substância receitada por dermatologistas e outros médicos da área de tratamento da pele, para clarear manchas escuras e sardas na pele; embora também seja conhecida como um eficaz antioxidante, e também seja utilizada para revelar fotografias. É uma substância relativamente famosa, no entanto, não muito bem vista por causa de seus possíveis efeitos colaterais. Neste artigo, umComo te explica para que serve, como usar e os efeitos colaterais em como clarear a pele com hidroquinona.

Também lhe pode interessar: Como clarear a pele com água oxigenada

Para que serve a hidroquinona

A hidroquinona é um composto orgânico com propriedades despigmentantes, basicamente, é uma substância que consegue clarear a pele bloqueando a produção de melanina (substância responsável pela pigmentação da pele) e diminui a quantidade dessa substância armazenada naturalmente nos corpos celulares. Ela pode ser aplicada diretamente na pele, como se fosse um creme hidratante. Suas propriedades de clareamento são eficazes contra manchas na pele, de idade, sardas ou qualquer outra mancha escura na pele.

No mercado, existem diferentes produtos que contém hidroquinona, alguns com alta e outros com baixa concentração, sendo que quão maior for a concentração, maior será a eficácia; da mesma forma deve ser o cuidado com a aplicação do produto, que explicaremos mais a frente.

Como usar hidroquinona

Você pode aplicar hidroquinona em qualquer parte do corpo que tenha alguma mancha, como intuito de clareá-la. Deve apenas tomar muito cuidado com áreas mucosas ou nas proximidades dos olhos. A aplicação da hidroquinona deve ser feita, preferencialmente, durante a noite e durante o período de aplicação, não se exponha ao sol sem protetor solar.

Como clarear a pele com hidroquinona - Como usar hidroquinona
Imagem: byrdie.com

Restrições no uso da hidroquinona

Se você pretende se livrar de manchas usando hidroquinona, saiba que deve fazê-lo sempre com supervisão médica. A substância não é potencialmente perigosa se usada sob controle e supervisão médica, no entanto, pode apresentar alguns efeitos colaterais, caso o paciente transgrida algumas regras e recomendações para a sua utilização. Logo, não deixe de consultar o seu médico antes e durante o tratamento de hidroquinona, pois só ele pode receitar a hidroquinona na quantidade adequada para o seu caso.

A hidroquinona não deve ser utilizada por gestantes, crianças com menos de 10 anos e lactantes.

Efeitos colaterais da hidroquinona

Agora vamos falar um pouco sobre os efeitos colaterais da hidroquinona, que apesar de ser muito útil na remoção de manchas escuras na pele, também possui as suas contraindicações e efeitos colaterais.

O efeito colateral da hidroquinona mais conhecido é a vermelhidão que deixa na pele no início do tratamento, na área onde ela foi aplicada. Além disso, a hidroquinona é fotossensível e a sua exposição ao sol pode causar mais manchas na pele. É como o limão... Por isso, após a aplicação, a área aplicada deve estar protegida do sol. Se você aplicou no rosto, por exemplo, sempre evitando a região dos olhos e as áreas mucosas, este deve estar protegido do sol não apenas com um filtro solar, mas com um chapéu, caso a necessidade de sair ao sol surja.

Outro alerta à utilização da hidroquinona é quanto ao tempo de uso. Pacientes jamais devem utilizá-lo por um prazo além do que foi receitado pelo dermatologista, tendo como consequência o aparecimento de manchas no tom azul escuro, processo quase irreversível chamado ocronose. Sem falar das chances de desenvolver alergia ao produto, que ainda não sendo grandes, pode ocorrer de o paciente desenvolver hipersensibilidade à hidroquinona; nesses casos, o uso é suspenso, e para avaliar se o paciente tem alergia à hidroquinona, basta aplicar um pouco do produto na pele e esperar, se manchas excessivamente vermelhas aparecerem acompanhadas de coceiras, o paciente não deve utilizar hidroquinona.

Como clarear a pele com hidroquinona - Efeitos colaterais da hidroquinona

Quanto tempo leva para a hidroquinona clarear a pele?

Os efeitos de clareamento da pele proporcionados pela hidroquinona podem ser percebidos em até uma semana após o início da aplicação. Você perceberá que o local onde ele foi aplicado fica avermelhado após os primeiros usos; mas não se preocupe, isso é normal. Com duas semanas de uso de hidroquinona o aspecto do local da aplicação já melhora e, geralmente em um mês, as diferenças após o uso já serão perceptíveis. Veja também em nosso site, artigos relacionados ao clareamento da pele:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear a pele com hidroquinona, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como clarear a pele com hidroquinona

Como clarear a pele com hidroquinona
Imagem: arabio.ru
Imagem: byrdie.com
1 de 3
Como clarear a pele com hidroquinona

Voltar ao topo da página