Como clarear manchas do sol

Como clarear manchas do sol
Imagem: semprediretoaoassunto.blogspot.com

As manchas que aparecem na pele geralmente são causadas pelo sol, mas também podem ter como origem o uso de anticoncepcionais e a gravidez. Embora durante a gestação seja preciso ter alguns cuidados, o umComo.com.br vai ensinar truques de como clarear manchas do sol.

Passos a seguir:
1

Quando a mancha ocorre no rosto e tem cor amarronzada é possivelmente o chamado melasma, causado pela exposição desregrada ao sol ou devido às mudanças hormonais provocadas pela gravidez e pílulas anticoncepcionais.

2

O melasma ocorre principalmente em peles mais morenas e a mancha costuma ser alguns tons mais escura do que a cor da cútis. Embora o problema não tenha cura, ainda mais se for provocado por predisposição genética, é possível amenizar as manchas.

3

Quem não possui os cuidados necessários durante a exposição solar, para clarear manchas do sol, deve começar a tê-los. É fundamental o uso de protetor solar sempre que sair para a rua, mesmo em dias nublados. Já os banhos de sol devem ocorrer só até às 10h e depois das 16h.

4

Quem está grávida deve cuidar, pois nem todos os produtos que se usam para clarear manchas do sol são seguros, a exemplo dos ácidos. No entanto, é importante lembrar que ao final da gestação as manchas podem reduzir sozinhas.

5

Uma dica natural para amenizar manchas é juntando uma colher de mel e outra de amido de milho e mais uma xícara de leite. Os ingredientes devem ser misturados e levados ao fogo baixo até formarem um mingau.

6

A receita de mel, amido e leite deve ser aplicada no rosto limpo e permanecer por 20 minutos. Depois, basta lavar o rosto com água fria e passar um hidratante. O melhor é fazer a aplicação à noite e nunca sair no sol com a mistura.

Imagem: anamariabraga.globo.com
7

Outra receita natural é com manteiga, sendo que ela deve ser derretida e aplicada sobre a pele quando esfriar, por 20 minutos. Ao final, o rosto deve ser muito bem lavado. No entanto, essa dica para amenizar manchas não é adequada para peles oleosas.

8

Adicionar uma colher grande de bicarbonato de sódio ao frasco de leite de rosas também funciona, sendo que depois é preciso agitar bem a embalagem, inclusive, antes de usar. A aplicação pode ser feita com um chumaço de algodão.

Imagem: riozinho.net
9

A alimentação é uma aliada na hora de deixar as manchas da pele mais claras. As frutas ricas em vitamina C são as mais indicadas, pois o nutriente aumenta a resistência da cútis. Assim, a dica é incluir ao cardápio do dia a dia o kiwi, laranja, goiaba, acerola, morango e limão.

10

Produtos como Bepantol e Hipoglós também ajudam a clarear manchas do sol. Para tanto, é preciso misturar uma colher pequena de Hipoglós a uma tampinha (do próprio produto) de Bepantol líquido. A mistura deve ser passada no rosto, onde deve ficar 30 minutos.

Imagem: seligamulher.com.br
11

Para reduzir as manchas você pode ainda reunir em um recipiente o suco de meio limão e uma colher grande de bicarbonato, misturar bem e aplicar no rosto limpo. Esfregue suavemente e deixe por 30 minutos. Depois, lave com água fria e aplique o hidratante no rosto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear manchas do sol, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.