Como clarear o cabelo tingido naturalmente

Como clarear o cabelo tingido naturalmente

Tenho certeza que, mais do que uma vez, o seu cabelo tingido ficou mais escuro do que você esperava e o resultado não foi o desejado. Fique tranquila pois temos solução para o seu caso. Não é necessário esperar que a tinta desapareça com o tempo, volver a tingir ou descolorir os fios, entre outras opções.

No umCOMO explicamos como clarear o cabelo tingido naturalmente e sem danificar os fios para que você possa aplicar as melhores técnicas em casa de um jeito simples e eficaz. Tenha em conta que os resultados serão mais notórios se você não tem cabelo muito escuro ou tingido de preto, embora os truques que vou indicar também sejam úteis para o cabelo tingido de preto e tons escuros.

O segredo de lavar o cabelo para clarear fios tingidos

Um dos melhores remédios para clarear cabelo tingido naturalmente e sem danificar consiste em lavar o cabelo. Este true funciona especialmente se você acaba de tingir os fios, quer seja em casa ou no salão, uma vez que cada lavagem promove a perda da cor. Logo, é conveniente lavar o cabelo tingido com frequência durante as primeiras semanas para que ele vá clareando.

Durante a lavagem , o melhor é usar água quente uma vez que favorece a abertura das cutículas e, em consequência, elimina melhor a tinta do cabelo. No entanto, você também não deve abusar e usar uma temperatura demasiado alta, sobretudo se vai lavar o cabelo tingido todos os dias para aclará-lo: isso acaba danificando e enfraquecendo os fios.

Shampoo para clarear cabelos tingidos

Na hora de lavar o cabelo tingido para clareá-lo naturalmente, é muito importante escolher bem o shampoo usado. Nas lojas você encontra facilmente shampoos de camomila e outros componentes que ajudam a clareá-lo. No entanto, esses produtos não são tão eficazes com o cabelo tingido. O melhor é usar um shampoo anticaspa porque está mais preparado para eliminar todos os resíduos do cabelo, como a tinta, por exemplo, uma vez que ajuda a esfoliar. Este shampoo deve ser alternado nas lavagens com outro mais suave para não danificar o cabelo. Nunca utilize o shampoo anticaspa para lavar o cabelo todos os dias.

Clarear cabelos com tinta naturalmente com água do mar

Com certeza você já reparou ou sabe que o cabelo clareia na praia. É um bom remédio para conseguir o seu objetivo, mesmo com cabelos tingidos. A chave está em reproduzir as propriedades desse ambiente em sua casa. É tão simples quanto adicionar sal marinho na água para preparar uma solução com os dois ingredientes e aplicar como se fosse uma máscara. Você também ode comprar água do mar em garrafa.

A mistura deve ser espalhada por todo o cabelo, com especial incidência na zona das raízes se você tem cabelo curto, e deixar atuar entre 10 e 15 minutos. Além disso, é preferível que você deixe os fios no sol, uma vez que ele clareia naturalmente qualquer tipo de cabelo, assim como acontece na praia. Em seguida, enxágue o cabelo com uma máscara convencional e lave bem para eliminar os restos de sal. Nesses casos, não use shampoo anticaspa para não danificar nem irritar demasiado o couro cabeludo. O ideal é usar um suave.

Alimentos descolorantes para clarear o cabelo tingido

Outra forma de clarear o cabelo tingido naturalmente e sem danificar consiste em usar itens que você provavelmente até tem na geladeira ou na despensa da sua casa. Entre os mais eficazes se encontra a canela, ingrediente que você pode usar para preparar uma máscara facilmente. Você apenas necessita misturar a canela moída com um condicionador e aplicar bem todo o cabelo úmido. Em seguida, deixe repousar por 15 minutos e lave o cabelo com um shampoo suave.

Outro alimento que clareia o cabelo tingido ou não tingido e que funciona mesmo é o mel, por isso não hesite em preparar uma máscara de mel e canela para obter fios mais claros:

  1. Misture 3 colheres de mel e 3 colheres de canela em pó e adicione 5 colheres de sopa de condicionador.
  2. Combine até obter uma mistura homogênea e aplique a máscara em todo o cabelo com a ajuda dos dedos ou de um pincel.
  3. Coloque uma touca ou envolva o cabelo em uma toalha e deixe agir por duas horas, aproximadamente.
  4. Em seguida, enxágue e lave o cabelo como habitualmente.

Para resultados ideais, repita a aplicação 2 vezes por semana. Confira também nosso vídeo que explica como clarear cabelo com mel:

Sucos de frutas cítricas para clarear o tom dos fios

Na hora de clarear fios com tinta sempre pensamos no limão, não é mesmo? Sim, esse é um dos produtos com que se podem obter bons resultados, assim como o limão siciliano. O suco de ambas as frutas, separado ou em conjunto, é muito útil para reduzir alguns tons da cor do cabelo, além de ser muito fácil de usar. Basta espremer a fruta e aplicar suco suficiente para impregnar todo o cabelo. Se o seu cabelo é muito longo, você pode misturar o suco com um pouco de água. Mais uma vez, deixe repousar por 15 minutos, enxágue e lave o couro cabeludo.

Você também pode usar outras frutas cítricas como a laranja ou a toranja, mas o limão e o limão siciliano são os mais potentes para esse objetivo. É essencial que, para obter bons resultados sem danificar os fios, você evite a exposição solar com esse remédio no cabelo e que não exceda o tempo de repouso.

Qualquer uma dessas soluções que recomendamos no umCOMO vão ajudar a clarear cabelo naturalmente sem danificá-lo. É necessário ser constante para que o cabelo perca cor gradualmente e se mantenha saudável no processo. Se você vai testar alguma dessas receitas, não esqueça de compartilhar a sua receita nos comentários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como clarear o cabelo tingido naturalmente, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • As máscaras naturais devem ser usadas uma ou duas vezes por semana para não danificar o cabelo.