Customizar roupa

Como colocar glitter na roupa

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 3 fevereiro 2020
Como colocar glitter na roupa
Imagem: bolsadeafrodite.com

Personalizar peças de roupa é uma tendência e quem gosta de colocar a mão na massa para mudar o visual do seu guarda roupa encontra diversas opções de fazer isso. Quem gosta de ter no seu guarda-roupa peças glamorosas e brilhantes, pode aprender a como colocar glitter na roupa, sendo que existem diferentes dicas para inovar com muito brilho o seu vestuário. Além disso, peças com glitter estão na moda e ao renovar peças antigas é uma forma de seguir a tendência com muita criatividade sem ter que investir demais. Veja, portanto, algumas dicas que o umCOMO separou sobre o assunto para você.

Também lhe pode interessar: Como medir a cintura

Colorindo roupas com glitter com o uso de fitas adesivas

Existem diferentes peças que podem ser usadas para colocar glitter na roupa, sendo que uma das dicas é a de usar uma camiseta branca, que pode ser regata ou não, para receber o aplique de um desenho bem colorido, como o de uma borboleta ou o de uma flor. Os apliques são facilmente encontrados em lojas de artesanato. No entanto, é possível aplicar o glitter diretamente na roupa, sendo preciso ainda ter à mão os seguintes materiais:

  • fita adesiva larga;
  • papelão ou saco plástico;
  • cola glitter das cores que desejar;
  • um pincel chato não muito fino.

O trabalho começa colocando o papelão ou o plástico no lado de dentro da camiseta, assim, o tecido não gruda um no outro. Depois, é preciso esticar bem a peça em uma mesa e colar sobre o tecido a fita adesiva nos locais que vão delimitar onde você deseja aplicar a cola glitter. Para facilitar o trabalho, a cola glitter pode ser colocada em um pote pequeno de plástico. Com o pincel chato, deve-se passar a cola entre as fitas adesivas. O melhor é intercalar as cores, para que o resultado final fique mais bonito e colorido. Após finalizar a pintura com a cola glitter, é necessário esperar 30 minutos para que seque bem.

Um pouco antes de completar esse tempo, entretanto, é melhor já retirar a fita adesiva, caso contrário, a sua remoção será mais difícil. É importante saber que a roupa customizada com glitter não pode ser lavada até que se complete 48 horas após a colagem. Já quem passar o glitter no aplique para então colar na camiseta deve, inclusive, costurar nas laterais, assim, o aplique fica mais firme no tecido. Outra opção é usar os termoadesivos, que ao invés de colados são fixados apenas passando o ferro sobre eles.

Embora seja bastante simples fazer a customização de roupas com glitter, uma dica é começar fazendo figuras mais simples, como as listras. Assim, você pode colocar sobre a blusa eleita para ficar brilhosa pedaços de fita adesiva na horizontal, as quais devem ser intercaladas com os espaços onde você posteriormente vai aplicar o glitter. Isso pode ser feito também em peças de cores variadas e mesmo em roupas de cor preta. Os brilhos podem ainda enfeitar apenas os bolsos e golas das roupas.

Como colocar glitter na roupa - Colorindo roupas com glitter com o uso de fitas adesivas
Imagem: cutoutandkeep.net

Colorindo roupas com glitter em pó

Quem deseja fazer um desenho mais elaborado na camiseta pode usar a técnica do glitter em pó para mudar o visual das suas roupas. Nesse caso, é preciso glitter de poliéster colorido, tábua com cola permanente para que o desenho não saia do lugar durante o trabalho, carbono, risco (contorno do desenho), lápis, pincel de cerdas macias número 12, colher de café plástica, folha de papel sulfite, cola lantejoulas e termolina leitosa. Para essa dica o trabalho começa com a transferência do desenho para o tecido, o que é feito com a ajuda do carbono e da tábua.

Essa tábua pode ser de madeira ou de papelão, o importante é que ela receba a cola permanente que possui esse nome porque não seca, tornando-se adesiva, depois de 20 minutos da sua aplicação. A cola deve ser aplicada na placa com um rolo pequeno de pintura. O próximo passo consiste em passar a cola em todo o desenho, inclusive, no seu contorno, o que pode ser feito com o próprio bico da cola. Com o auxilio da colher você pode pegar uma porção de glitter e dar batidinhas leves onde estiver a cola no tecido, a fim de fixá-lo de maneira homogênea. Para ficar mais bonito é possível que cada parte do desenho possua cores diferentes.

Ao final, não se esqueça de colocar a mão por debaixo da tábua e sacudir para remover o excesso de glitter, aquele que não colou. Para reaproveitar esse pó, que não foi usado, deixe que ele caia no papel sulfite, assim, em seguida pode ser armazenado na sua embalagem. Ao final de 72 horas, é preciso aplicar uma camada de termolina leitosa com a ajuda do pincel sobre o desenho para que haja uma melhor fixação. Esse produto deixa o trabalho opaco, mas depois ele volta a ganhar o seu brilho original. Uma dica para pintar com glitter o desenho é usar as cores escuras na parte interna, as médias no centro e as mais claras próximas das bordas. É possível ainda adicionar ao trabalho as lantejoulas, mas elas devem ser coladas somente depois que o glitter secar.

Se quiser aprender mais técnicas para customizar suas peças de roupa, não perca também este artigo sobre como estampar camisetas com papel transfer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar glitter na roupa, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: bolsadeafrodite.com
Imagem: cutoutandkeep.net
1 de 2
Como colocar glitter na roupa