Como colocar glitter no sapato

Como colocar glitter no sapato

Os calçados com brilhos estão super em alta quando o assunto são as tendências da moda. Hoje em dia, é possível encontrar belíssimos modelos de scarpins, sandálias, high heels, botas e até mesmo tênis bem descolados cobertas com glitter. Por conta do efeito a mais, esses produtos podem contar com um preço salgado. No entanto, é possível aprender de forma muito simples a como colocar glitter no sapato, desse modo, você pode reaproveitar, inclusive, calçados que já estão gastos e aumentar a sua vida útil. Veja como customizá-los com as dicas a seguir, reunidas pelo umCOMO.

Passos a seguir:
1

Colocar glitter no sapato é um jeito muito criativo de renovar o visual de calçados que já estejam desgastados e uma forma de seguir essa tendência da moda sem ter que gastar muito. Qualquer tipo de sapato pode receber o brilho, sendo que depois de eleger aquele que vai receber o novo visual é preciso que você reúna os seguintes materiais: glitter, pincel, folhas de jornal, colher de sopa, fita adesiva, pano, cotonete, verniz incolor próprio para sapatos, tigela rasa e bandeja de isopor. A quantidade de glitter vai depender do tamanho do calçado, sendo que se a ideia é deixar toda a sua superfície brilhosa, pode ser necessário 12 embalagens do produto. No caso de sandálias, é possível colocar o brilho apenas nas tiras e, em tênis, somente em algumas áreas.

2

Também é preciso cinco embalagens de cola do tipo fixa glitter ou uma embalagem de cola branca. A cola específica para glitter é mais eficiente, pois se for usada a branca, o calçado não pode entrar em contato com a água, senão, o brilho vai sair. Se a ideia for renovar o visual de uma sapatilha ou tênis de tecido, o melhor é trocar a cola por verniz incolor para artesanato. O glitter para o sapato pode ser todo de uma cor ou ser uma combinação de cores, sendo que a mistura deve ser feita antes da aplicação.

Em mãos do calçado e materiais, o primeiro passo é forrar bem o local onde será feito o trabalho com o jornal para não fazer sujeira. A fita adesiva pode ser colocada na sola do calçado para não ficar sujo de brilho.

3

O trabalho começa deixando a sua superfície do sapato bem lisa, ao menos na região que vai receber o brilho. Com isso, a fixação do glitter é maior, sendo que o calçado pode ser lixado, mas com suavidade, depois, basta passar um pano úmido para limpar bem. Se o sapato já for liso não há necessidade de lixar. O próximo passo consiste em fazer uma mistura de cola e glitter, usando a bandeja de isopor. O indicado é fazer uma mistura com um pouco de cada ingrediente e, misturar mais, à medida que o trabalho for feito, assim, não se corre o risco dos ingredientes secarem antes de serem usados. Outra dica é deixar a mistura firme, mas sem que fique seca demais. Além disso, recomenda-se colocar folhas de jornal dentro do sapato para que o seu interior não fique manchado.

4

Em seguida, já é possível começar a aplicação da mistura na superfície do calçado, em pequenas partes, sendo o aconselhado iniciar pelo salto. Logo depois, é preciso jogar com cuidado e de forma generosa o glitter sobre o local onde foi aplicada a mistura. Você pode deixar a tigela rasa embaixo do calçado, assim, o excesso de glitter que não fixar no sapato e cair não será desperdiçado. Para ajudar na fixação do glitter no calçado, é possível usar a colher de sopa, que deve ser apertada com delicadeza sobre o brilho. Já o brilho que cair na tigela pode ser usado em seguida. Se a ideia não é aplicar o glitter em todo o calçado, é importante limpar os locais onde não deve haver brilho, à medida que o trabalho for feito, para evitar que ele grude nessas regiões. Isso pode ser feito com um cotonete umedecido.

5

Ao concluir a aplicação é preciso esperar em torno de um dia para usar o calçado. Recomenda-se, antes, que o resultado final seja avaliado. Se aparecerem falhas na aplicação é possível retocar, passando mais um pouco de cola com glitter e, depois, despejando mais brilho no local. Quando o acabamento estiver perfeito e seco, o que pode levar mais um dia, se forem feitos os retoques, é possível aplicar finalmente o verniz incolor com pincel ou verniz spray para dar o toque final. Nesse momento, é preciso evitar o excesso de verniz, para não estregar o trabalho feito.

Se gostou desta ideia de colocar glitter nos seus sapatos e quer aprender novas formas de customizar suas roupas, confira também o nosso artigo que explica como colocar glitter na roupa e dê uma renovada no seu guarda-roupa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar glitter no sapato, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.