Partilhar

Como combater a acne através da alimentação

Por Sara Viega. Atualizado: 9 abril 2019

Na hora de lutar contra a acne, é importante saber como deve ser tratado este problema de pele, e seguir os conselhos do nosso médico e dermatologista. Uma das coisas que podemos fazer para melhorar os sintomas da acne é seguir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes que podem nos ajudar. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos alguns truques sobre como combater a acne através da alimentação.

Também lhe pode interessar: Como usar o mel para a acne

Indispensável

  • As dietas para lutar contra os sintomas da acne devem ser equilibradas.
  • Ricas em frutas e verduras.
  • Beber muita água para estar bem hidratados.
  • Evitar o cigarro e o álcool, que pioram os efeitos da acne.

Rica em betacaroteno

Na hora de seguir uma dieta para combater a acne é muito importante incluir alimentos ricos em betacaroteno, que se transforma em vitamina A, que por sua vez possui propriedades antioxidantes. Da mesma forma, controla a produção excessiva de sebo, uma das causas da acne.

Alguns dos alimentos com mais betacaroteno são: as cenouras, espinafres, maçãs, aspargos, tomate, brócoli, manjericão, abóbora.

Ômega 3

Recomenda-se ainda introduzir na dieta alimentos com ácidos gordos ômega 3, que ajudam a dissolver o sebo e impedem que se produza a queratinização. Contam também com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir as lesões causadas pela acne.

Para isso, é necessário incorporar alimentos ricos em ômega 3, como peixes (salmão, bacalhau, anchova, sardinha, etc.) e frutos do mar, óleos vegetais (soja, linhaça, canola, etc.), o gérmen de trigo ou os frutos secos (nozes, amêndoas, etc.), entre outros.

Vitamina B6

Para regular os níveis dos hormônios que intervêm no desenvolvimento da acne, é muito benéfica a vitamina B6 (piridoxina). A falta deste nutriente leva a muitos dos problemas cutâneos mais comuns.

Você pode comer fígado (que contém altos níveis desta vitamina), ou frango, ou peixe do tipo azul principalmente (salmão, sardinha, atum, etc.), além de soja, cereais integrais, etc.

Zinco

Por outro lado, para ajudar a controlar a produção de oleosidade da pele e controlar assim o sebo, devemos recorrer ao zinco. Com uma alimentação rica neste mineral, estimularemos a função imunológica, reduzindo inflamações e mantendo níveis hormonais adequados.

Isso pode ser conseguido colocando em nossa dieta contra a acne: frango, cordeiro, peru, caranguejo, aspargos, batatas, trigo, etc.

A alimentação não é tudo

Seguir uma alimentação adequada não é a única coisa que podemos fazer para melhorar os problemas da acne. Também devemos:

  • Reduzir a exposição solar.
  • Limpar o rosto profundamente de forma diária com produtos para isso.
  • Hidratar-nos por dentro e por fora.
  • Fazer esporte.

Sugestão: Tratamento natural para acne hormonal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como combater a acne através da alimentação, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Tire todas suas dúvidas com o médico ou dermatologista.

Escrever comentário sobre Como combater a acne através da alimentação

Voltar ao topo da página