Como controlar um cabelo rebelde

Como controlar um cabelo rebelde

Custa-lhe domar o seu cabelo? A secura, a eletricidade estática ou o frizz são alguns dos motivos pelos quais um cabelo pode ser rebelde e estar sempre despenteado e difícil de controlar. Além de submetê-lo a tratamentos hidratantes, também é essencial que tenha em conta uma série de conselhos e recomendações que ajudarão a que seu cabelo fique mais macio, leve e fácil de pentear. Neste artigo de umComo vamos contar como controlar um cabelo rebelde indicando a você alguns dos melhores truques que ajudarão a consegui-lo.

Passos a seguir:
1

Quando falamos de um cabelo rebelde nos referimos a esse tipo de cabelo que é difícil de controlar porque tende a ficar com frizz. Isto ocorre porque falta hidratação e oleosidade natural no couro cabeludo, algo que provoca que o cabelo fique mais seco e seja mais complicado de pentear e de que fique liso e bem cuidado. Por isso, uma das melhores técnicas para conseguir controlar um cabelo rebelde é dar a hidratação que precisa e com a qual poderá ficar mais nutrido e macio.

Neste sentido, o óleo de argan é um bom aliado porque oferece uma profunda hidratação no cabelo conseguindo, assim, que seja mais fácil de lidar. Para aproveitar os benefícios do óleo de argan só terá que aplicar um pouco deste produto da metade de seu cabelo e até às pontas. Pode fazê-lo tanto com o cabelo úmido quanto com ele seco, já que ambas as formas ajudarão a que o possa pentear e controlar melhor.

2

Outro produto natural que pode adicionar ao seu cuidado capilar diário é o mel, um ingrediente muito hidratante e repleto de nutrientes que conseguirão que o seu cabelo fique bem mais saudável e brilhante. Para aproveitar estes benefícios só terá que verter 1 colher de sopa de mel em 1 litro de água e, depois, aplicar este enxágue sobre o cabelo recém lavado. Não tem que enxaguar depois o produto de seu cabelo pois, se o fizer, eliminará o mel e, portanto, não se hidratará.

Se repetir este procedimento após cada lavagem aos poucos verá como seu cabelo estará mais sedoso e, portanto, menos rebelde.

3

Se quiser, também pode experimentar algumas máscaras para o cabelo encrespado que deve aplicar 2 vezes por semana e que estão feitas com ingredientes 100% naturais. A seguir, em umComo vamos propor duas receitas diferentes para que escolha a que mais lhe agrada:

  • Banana e abacate: o primeiro está repleto de antioxidantes e nutrientes que enriquecem o cabelo; o segundo tem ácidos graxos que dotam de brilho e suavidade o nosso cabelo. Só terá que misturar a banana com a polpa de um abacate e aplicar a mistura por todo o seu cabelo; deixe atuar 20 minutos e enxágue com água morna.
  • Aloe vera e azeite de oliva: este é um tratamento ideal para hidratar o cabelo em profundidade, já que ambos têm propriedades umectantes e o aloe vera, além disso, ajuda a regenerar as células capilares. Para fazê-lo, terá que misturar 5 colheres de sopa de suco de aloe vera com 2 de azeite, aplicar e deixar atuar durante 30 minutos.
4

Mas, além de seguir alguns destes tratamentos que acabamos de recomendar a você, deve saber que para controlar um cabelo rebelde tem que evitar estragá-lo com utensílios como a chapinha, o secador, etc., já que secam ainda mais o cabelo e fazem com que fique ainda mais danificado. Se não pode ficar sem estes eletrodomésticos, recomendamos que use um protetor térmico para o cabelo (disponível em supermercados ou lojas especializadas) para evitar ao máximo que o cabelo se estrague.

O mais adequado para que seu cabelo pareça saudável é aplicar um creme hidratante após a lavagem com o xampu e deixar que seque ao vento, sem usar nenhum tipo de aparelho elétrico. Também não se recomenda que, tendo o cabelo úmido, se usem elásticos e/ou grampos, pois não deixam o cabelo respirar bem.

5

Também é recomendável que utilize produtos para o cuidado do cabelo que sejam de qualidade e adaptados ao seu tipo de cabelo. Assim, se costuma tê-lo seco, o melhor é comprar xampus especialmente indicados para seu cabelo para, assim, dar a ele as vitaminas e cuidados que precisa. Para enxaguar o cabelo deve evitar fazê-lo com água quente pois ressecará ainda mais as cutículas, o melhor é fazê-lo com água fria ou morna para não o danificar.

6

Para poder pentear um cabelo rebelde, recomenda-se aplicar laquê na escova ou pente que costuma usar. Passe-o por todo o cabelo e conseguirá que se mantenha estático, que esteja penteado durante mais tempo e que não pareça sujo nem muito engomado, pois a quantidade que teremos usado será muito pequena. Este é um dos melhores truques que há para poder fazer um penteado diferente se você tem o cabelo rebelde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como controlar um cabelo rebelde, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.