Como cortar as unhas dos pés corretamente

Como cortar as unhas dos pés corretamente
Imagem: beter.es

As unhas dos pés merecem cuidados específicos para se manterem saudáveis e com bom aspecto em qualquer momento. Principalmente, saber cortá-lasda forma correta é imprescindível para evitar o aparecimento de infecções, inflamações, unhas encravadas, má formações, etc. Preste atenção nos seguintes conselhos deste artigo de umComo.com.br onde contamos passo a passo como cortar as unhas dos pés corretamente.

Passos a seguir:
1

O melhor momento para cortar as unhas dos pés é depois do banho ou depois de ter lavado os pés com água morna e sabão, secando suavemente com uma toalha. Assim, as unhas amolecem levemente e a tarefa de cortá-las fica bem mais fácil.

Imagem: vanitasespai.es
2

As unhas dos pés não são iguais às das mãos e não é adequado cortá-las de forma curva. Na verdade, elas precisam de um corte reto e limpo e, principalmente, evitar deixar bordas irregulares. Na hora de realizar o corte, tente deixar um ou dois milímetros (no mínimo) por cima do dedo.

3

O resultado deve ser o de unhas com forma quadrada. É fundamental não cortar os cantos das unhas, pois se são muito curtas podem crescer dentro da pele causando o que conhecemos como unhas encravadas. Este problema causa dor, inchaço e vermelhidão, por isso o mais conveniente é visitar um podólogo para um tratamento correto.

4

Para cortar as unhas dos pés, o ideal é usar um bom cortador de unhas, pois oferece melhores resultados do que as tesouras simples. Em modo de prevenção, nunca é demais desinfetar esta ferramenta com um pouco de álcool antes e depois de usar.

5

Depois de suas unhas estarem bem cortadas, pode lixar suavemente respeitando a forma do corte e evitando bicos. Em nenhum caso corte as cutículas, simplesmente use um palito para removê-las e empurrá-las para trás. Depois, aplique um creme hidratante na área das cutículas para proteger a pele e suavizá-la.

Veja também: Como fazer escalda-pés para dor com água e sal

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cortar as unhas dos pés corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.