Partilhar

Como cuidar da pele com acne

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar da pele com acne

A pele com um acne é uma derme muito delicada que merece cuidados específicos para evitar que o uso de produtos e cremes cosméticos piore a sua condição. No geral, este tipo de pele é oleosa, mas também costuma ser mais sensível em virtude da possibilidade dos produtos químicos e outros compostos estimularem a produção de sebo e aumentarem o aparecimento de espinhas. Se deseja saber como cuidar da pele com acne, não deixe de ler todos os conselhos que lhe oferecemos neste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como limpar a pele com acne
Passos a seguir:
1

Primeiro, para cuidar da pele com acne, é necessário escolher bem os produtos cosméticos utilizados. O ideal é que se evite o uso de produtos que contenham óleo e prefira os disponíveis em forma de gel. Também é recomendável utilizar um tônico facial, líquido de limpeza e desmaquilante especial para o seu tipo de pele, que também ajudará a controlar a acne.

2

Para cuidar da pele com acne, é importante manter uma rotina de limpeza. É recomendável limpar o rosto duas vezes ao dia, uma ao acordar e a outra antes de dormir. Isto lhe permitirá eliminar o excesso de sebo de seu rosto e retirar as impurezas que podem ocasionar o aparecimento de novos cravos ou piorar a acne já existente.

Como cuidar da pele com acne - Passo 2
3

Para cuidar da pele com acne, é preciso esfoliar o seu rosto duas vezes por semana. Como a pele com acne tem excesso de sebo é imprescindível a esfoliação para limpar de forma mais profunda os poros e evitar que a acumulação de células mortas e impurezas estimule o aparecimento de novas espinhas ou inflame as espinhas já existentes. Após esfoliar, aplique um tônico adstringente para refrescar a sua pele e aprofundar a limpeza.

4

Sofrer de acne não elimina a necessidade do uso de cremes hidratantes. A hidratação do rosto é imprescindível para conseguir uma pele esticada e firme, não devendo ser descontinuada. O segredo está em escolher um creme hidratante de acordo com o seu tipo de rosto, sem óleo, leve e que não deixe em sua pele uma textura oleosa e pegajosa. Existem cremes hidratantes para a pele com acne no mercado. Peça ajuda a uma assistente de vendas no momento de comprar o seu creme.

Como cuidar da pele com acne - Passo 4
5

Ao cuidarmos da pele acneica, também devemos saber como escolher os cosméticos corretos. Para maquiar este tipo de pele, é recomendável utilizar uma base leve. Ainda que você deseje uma cobertura máxima, isso só irá acentuar as espinhas em seu rosto. Pelo contrário, com uma base de cobertura normal e consistência leve, você poderá esconder a acne com maquiagem e evitar o excesso de brilho no rosto.

Portanto, o uso do pó compacto mate é imprescindível. Evite aqueles pós e blushes em creme ou que oferecem efeito brilhante, e evitará que sua pele adquira mais oleosidade do que já tem e conseguirá enfatizar o brilho. Não se esqueça: a maquiagem mate é a que deve ser usada a seu favor.

Como cuidar da pele com acne - Passo 5
6

E claro que, para cuidar da pele acneica é importante evitar tocar no rosto. Passar constantemente suas mãos pelo rosto estimula a função das glândulas sebáceas e, portanto, aumenta a secreção de gordura. Além disso, ao passar as mãos pelo rosto, contaminamos a pele com bactérias que podem infectar as espinhas e piorar a inflamação.

Também não deve espremer as espinhas. É provável que você já tinha lido ou ouvido falar que não é aconselhável espremer espinhas, uma vez que há mais probabilidade de que o dano causado pelas suas unhas sobre a sua pele deixe uma marca na derme que não possa ser tirada posteriormente. Assim, ao tirar uma espinhas com os dedos, os poros podem ser infectados com as bactérias de suas mãos e a aparência das lesões podem piorar consideravelmente.

7

Por último, é necessário mudar a fronha do travesseiro todas as semanas. Durante o sono, a gordura e a sujeira de seu rosto aderem ao tecido da fronha, originando o acúmulo de bactérias com o passar dos dias. Se a fronha do travesseiro não for trocada, você estará colocando o seu rosto em uma fonte de impurezas que estimulará o aparecimento de novas espinhas, e piorará a aparência e inflamação das já existentes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da pele com acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar da pele com acne

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar da pele com acne
1 de 4
Como cuidar da pele com acne

Voltar ao topo da página