Como cuidar das bolhas para que curem mais rápido

Como cuidar das bolhas para que curem mais rápido

Uma bolha surge quando a camada superior da pele se separa das camadas internas, frequentemente por causa de queimaduras ou irritação por atrito. O resultado é uma dolorosa lesão, cheia de líquido. As bolhas podem ser tratadas para obter uma cura mais rápida. Se uma bolha surgir perto dos pés, não use sapatos apertados. Evite o atrito perto da bolha, usando meia soquete ou roupa acolchoada, para evitar que a lesão se agrave ainda mais. Se uma bolha inflamar e a dor aumentar, vá ao médico imediatamente.

Passos a seguir:
1

Limpe a bolha com água e sabão. Bata suavemente para secar a área, evite esfregar a ferida com força. Aplique um antisséptico e espere até secar.

2

Coloque uma atadura sobre a bolha. A pele que rodeia a bolha deve estar completamente seca antes de aplicar a atadura. Coloque fita adesiva para sustentar a atadura no sítio. Em bolhas maiores pode ser necessário furá-las para obter uma cura mais rápida.

3

Esterilize uma agulha com iodo ou álcool ou ferva a agulha em água durante alguns minutos. Insira a ponta da agulha pouco a pouco na bolha. O objetivo é furar o centro da mesma.

4

Pressione suavemente a bolha com a mão para estimular a drenagem. Aplique um creme antibiótico. Cubra com uma faixa.

5

Tire as faixas após alguns dias. Ferva tesouras e pinças em água durante alguns minutos ou esterilize-as com álcool.

6

Retire com cuidado a pele morta da bolha. Aplique um unguento antibiótico e cubra mais até que sare.

Sugestão: Bolhas na pele que coçam e viram feridas, o que podem ser?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das bolhas para que curem mais rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Pode ser que tenha de aplicar várias camadas de ataduras para criar uma barreira grossa o suficiente para evitar a irritação da bolha.
  • Se não tem certeza sobre a drenagem de uma bolha, visite seu médico.
  • Prevenir a infecção: Lave as mãos antes de tocar na bolha.
  • Não utilize instrumentos que não tenham sido esterilizados, pois podem causar infecção. Se a bolha fica irritada e vermelha, ou se tiver pus, vá ao médico.