Partilhar

Como cuidar das unhas das mãos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar das unhas das mãos

Todas as mulheres querem ter umas unhas bonitas e arrumadas, mas para isso alguns cuidados devem ser seguidos. O contato direto com a água, produtos químicos e detergentes faz com que elas fiquem fracas e susceptíveis à quebra. Mas se você não tem tempo ou orçamento para ir no salão, não desespere pois existem algumas dicas que você pode seguir em casa para garantir umas unhas das mãos lindas e saudáveis. Por isso, continue lendo este artigo de umComo em que lhe vamos dar algumas dicas sobre como cuidar das unhas das mãos.

Também lhe pode interessar: Como cuidar das unhas postiças
Passos a seguir:
1

Evitar o contato com a água é algo um pouco difícil, mas o que você pode fazer é evitar o contato com substâncias químicas e detergentes usando luvas sempre que você for lavar a louça ou limpar a casa. Modificando apenas este hábito já notará uma grande diferença nas suas unhas e mãos, notará que elas ficarão menos ressecadas e quebradiças. Caso não consiga usar luvas, tente sempre lavar as mãos depois do procedimento com um sabonete neutro. E mesmo que use luvas deve sempre lavas as mãos depois, pois no interior das luvas há aquele pozinho que deixa as mãos e unhas ressecadas.

2

Hidratar é a palavra chave para cuidar das unhas das suas mãos. Quanto mais você hidratar as cutículas, menos provável é que elas fiquem esbranquiçadas ou com pontas soltas. Então o ideal é hidratar as suas unhas e mãos de duas a três ao dia, ou então sempre que sentir as mãos ressecadas ou sempre que as lavar. É importante usar cremes indicados para as mãos e sejam à base de lanolina, silicone ou óleo de semente. Em último caso, use o seu creme hidratante corporal.

Como cuidar das unhas das mãos - Passo 2
3

Cuidar das unhas das mãos implica também cuidar das cutículas e, para isso a dica é não tirar a cutícula. Isso é fundamental pois para além de deixar as suas unhas bonitas, previne que a unha cresça de forma errada e que ocorram possíveis infeções. Então pode começar por passar um amaciante de cutículas, massageando suavemente a ponta dos dedos. Depois com uma espátula você deve empurrá-las para trás, removendo penas o excesso que fique acumulado rente às unhas.

Como cuidar das unhas das mãos - Passo 3
4

Algo que também é fundamental para cuidar das unhas das mãos é lixar e polir, isto não deve ser feito apenas quando você vai pintar as suas unhas, mas sim todas as semanas. Ao lixar e polir as suas unhas todas as semanas, vai fazer com que elas cresçam mais saudáveis e fortes. Na hora de escolher uma lixa de unhas, a recomendação é que você opte por aquelas com 4 lados que possuem diferentes funções, polir, lixar, dar brilho e remover saliências.

Como cuidar das unhas das mãos - Passo 4
5

Outro passo fundamental para o cuidado das suas unhas é fortalecê-las. E, para isso você pode adquirir um fortalecedor próprio para unhas ou recorrer a remédios caseiros. O azeite de oliva, por exemplo, é um ótimo fortalecedor de unhas natural, pois contém propriedades hidratantes e vitaminas que permitem melhorar a aparência das unhas notavelmente. Tudo o que precisa de fazer é aplicar o azeite de oliva com algodão, deixar agir nas unhas por 20 minutos e depois retirar com um sabonete suave.

Descubra mais remédios caseiros para fortalecer as suas unhas, entrando no nosso artigo.

6

Cada vez mais, as mulheres têm apostado na decoração de unhas. Contudo, pintar as unhas com muita frequência podem debilitá-las devido à agressão causada pelos agentes químicos presentes nos esmaltes. Por isso, o ideal é que pinte as suas unhas com menos frequência e lhes dê pelo menos uma semana de folga sem pintar de novo. Para além disso, deve alternar entre cores escuras e claras para evitar ficar com as unhas amareladas.

Mulheres que sejam alérgicas a esmalte devem optar por esmaltes hipoalergênicos e seguir a dica de uma semana de folga.

Como cuidar das unhas das mãos - Passo 6
7

E, claro que, se você quer ter umas unhas lindas e impecáveis não as deve roer. Por isso, se você tem o hábito de roer as unhas deve deixar de o fazer. Para a ajudar, confira as nossas dicas de remédios caseiros para parar de roer as unhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar das unhas das mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar das unhas das mãos

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Aquila almeida cruz
Muito bom, tem tudo de que precisamos, e o melhor não temos que buscar cada artigo, pois tem tudo é só clicar e pronto. Muito obrigada!
Editor umComo.com.br
Oi Aquila! Que bom que você gostou dos artigos, valeu pelo comentário :) Continue nos acompanhando!
Merciana
quero saber porque que as unhas ficam podre do nada?
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Merciana! Como assim, podres?
jamille braga
amei essa pagina me ajudou bastante estava com problemas nas minhas unhas ,mais ja descobri o motivo..
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Jamille! Que bom saber que a página foi do seu agrado! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Núria
Eu gostei muito
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Núria! Que bom saber que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
joana
gostei
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Joana, ainda bem que gostou :)

Como cuidar das unhas das mãos
1 de 5
Como cuidar das unhas das mãos

Voltar ao topo da página