Partilhar

Como cuidar do cabelo afro

Por Sara Viega. Atualizado: 14 fevereiro 2019
Como cuidar do cabelo afro
Imagem: trendencias.com

O cabelo afro caracteriza-se por seu grande volume e densidade. Trata-se de um tipo de cabelo difícil de tratar, já que por natureza tem tendência a criar nós nas pontas e a quebrar-se com facilidade. Por isso, é importante seguir determinados cuidados que ajudem nosso cabelo a ter um bom aspecto e a não ficar ressecado ou danificado. Em umComo.com.br ajudamos-lhe com alguns conselhos sobre como cuidar do cabelo afro. Descubra-os!

Também lhe pode interessar: Como cuidar do cabelo fino
Passos a seguir:
1

O cabelo afro tende a ser grosso e muito seco por natureza, por isso precisa estar muito bem hidratado para evitar que se quebre com facilidade e danifique. É recomendável lavar o cabelo com um xampu indicado para cabelos secos e aplicar sempre um bom condicionador. O uso do condicionador fará com que seu cabelo fique mais hidratado, desembaraçado e fácil de manusear. Procure lavar o cabelo sempre na mesma direção, é a melhor forma de evitar que se criem muitos nós.

2

Na hora de desembaraçar o cabelo afro é bom aplicar previamente um creme umectante ou loção para desembaraçar por todo o comprimento com o cabelo ainda molhado. Tente primeiro desembaraçar o cabelo com os dedos para eliminar a maior parte de nós possível sem quebrar o cabelo. A seguir, utilize um pente que disponha de espaços largos entre os dentes e desembarace-o por partes das pontas até a raiz.

Como cuidar do cabelo afro - Passo 2
Imagem: sidibeauty.blogspot.com
3

Para dar brilho e maciez extra você pode recorrer a alguns óleos naturais que são perfeitos para nutrir o cabelo afro. Os mais indicados são os óleos de abacate, rícino, oliva, alecrim, amêndoas doces e coco, entre outros.

Como cuidar do cabelo afro - Passo 3
Imagem: aceitedecocodotorg.wordpress.com
4

Sabemos que o calor não é bom para nenhum tipo de cabelo e no caso do cabelo afro tem mais efeitos negativos. Deixe o cabelo secar ao ar livre, assim se mostrará bem mais saudável e forte. Quando for usar secadores ou alisadores é imprescindível utilizar um protetor térmico que impeça que as pontas sejam danificadas.

5

Cortar as pontas com frequência é uma excelente forma de cuidar do cabelo afro e ajudar a que cresça mais saudável e rápido. Corte as pontas, sobretudo, quando notar que se formam muitos nós.

Sugestão: Como fazer box braids passo a passo

6

Fazer um tratamento nutritivo a cada duas semanas é favorável para o cabelo afro. Utilize máscaras cremosas e envolva o cabelo com uma touca de plástico para que o produto penetre bem no couro cabeludo, espere 10 ou 15 minutos.

7

Além de saber como cuidar do cabelo afro, em umComo você também pode se informar sobre o cuidado de outros tipos de cabelos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo afro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar do cabelo afro

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
neury
como eliminar melasma?
A sua avaliação:
Maísa
adorei o post
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maísa! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Lucia Mussa
eu tenho dreds e cuido muito bem delas , quero saber como faco pra nao partir o cabelo?
denise paloma thomas
quero fazer afro no meu cabelo mas nao sei como nem onde começar
lucia mussa
Abre a nao de tudo ,nao cobisar mas nada no teu cabelo. e amar as dreds asima de tudo.
Ione Sousa
Vocês afirmam que o cabelo afro ou crespo z4 é grosso. Nem sempre. Ele é extremamente fino e frágil. E em razão de sua ondulação fechada impedir a distribuição da oleosidade ele fica seco nas pontas e , aí sim, cria nós.
Maria Florido
Olá,tudo bem?! Meu cabelo é tipo 4b lavado e definido,mas quando seca fica 4c,muito volumoso. Como deixar ele mais maleaveis e sem tanto volume? Obrigada!!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Se você que o seu cabelo fique menos volumoso, confira as dicas deste artigo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-nao-deixar-o-cabelo-volumoso-20119.html Espero que dê certo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
luzia Dawayta
realmente é difícil cuidar deste tipo de cabelo. O que devo fazer para ele crescer?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Luzia, nesse link encontrará várias dicas para fazer crescer o cabelo mais rápido: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-para-o-cabelo-crescer-mais-rapido-13483.html

Como cuidar do cabelo afro
Imagem: trendencias.com
Imagem: sidibeauty.blogspot.com
Imagem: aceitedecocodotorg.wordpress.com
1 de 3
Como cuidar do cabelo afro

Voltar ao topo da página