Partilhar

Como cuidar do cabelo comprido

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar do cabelo comprido
Imagem: 15a20.com.mx

Um cabelo comprido bem cuidado, sedoso e radiante é, sem dúvida, uma das melhores armas de uma mulher para estar mais atraente e feminina. Além disso, ter cabelos compridos permite que você faça uma infinidade de penteados e estilos, adaptando-se às novas tendências. Mas como tudo, o cabelo longo também tem suas desvantagens. Precisa de muitos mimos e cuidados para estar saudável e forte, pois são mais frequentes os problemas de rompimento capilar e pontas abertas. Em umComo trazemos alguns conselhos simples para cuidar do cabelo longo e mantê-lo cheio de vida.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do cabelo queimado
Passos a seguir:
1

Forma de lavagem

A lavagem do cabelo é o primeiro aspecto importante que devemos praticar se desejamos ter um cabelo bonito e resplandecente. Tome nota!

  • Os cabelos muito compridos precisam de um xampu e um condicionador de excelente qualidade e, também adaptados a cada tipo de cabelo para mantê-lo sempre forte e sedoso.
  • Utilize uma vez por semana uma máscara nutritiva e aplique-a de maneira uniforme por todo o cabelo. Com isso, evitará que o cabelo esteja quebradiço e fraco.
  • Os peritos não recomendam lavar o cabelo longo todos os dias, já que este gera sua própria gordura e ao tirá-la faremos com que o cabelo comece a ficar mais apagado. Caso tenha o cabelo muito oleoso, experimente um xampu seco nos dias que não o lavar.
  • Um dos itens que o cabelo longo apresenta é que não requer os mesmos cuidados nas pontas e nas raízes. Ao mesmo tempo que as pontas precisam de uma quantidade importante de condicionador para que não abram, as raízes podem ficar condensadas se passarmos muitos produtos.
  • Para lavar o cabelo corretamente, comece desde a raiz até as pontas e massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos de forma suave.
2

Escovação

Após lavar o cabelo, não o esfregue bruscamente com uma toalha. Deslize-a com maciez até as pontas para absorver toda a umidade. O cabelo longo tem mais tendência de criar nós, por isso é aconselhável aplicar uma loção que desembarace antes de começar a escová-lo. Para desembaraçá-lo, utilize um pente de dentes largos que não seja de plástico, e para evitar que o cabelo quebre, divida-o em mechas e vá penteando-as separadamente.

Como cuidar do cabelo comprido - Passo 2
Imagem: cienporcienguapa.com
3

Nutrição

Os anos de antiguidade das pontas nos cabelos longos exigem que neste tipo de cabelo seja estritamente necessário uma nutrição extra. Além da máscara nutritiva que temos assinalado anteriormente, também podemos recorrer a alguns remédios naturais excelentes para cuidar do cabelo longo e mantê-lo bem hidratado. Para densificar e melhorar cada fibra capilar, você pode experimentar um tratamento à base de óleo de amêndoas ou abacate. Consulte o artigo Remédios caseiros para o cabelo danificado e descubra estas alternativas e muitas mais.

Como cuidar do cabelo comprido - Passo 3
Imagem: erikatipoweb.com
4

Secagem

Como acontece com os cabelos de comprimento médio ou curto, o melhor é deixar o cabelo secar ao natural. No entanto, isto nem sempre é possível quando temos o cabelo muito longo, por isso, é necessário recorrer ao secador e é importante usá-lo corretamente. Para não danificar a estrutura capilar, primeiro aplique um protetor térmico e depois situe o secador a uma distância prudente de 30 cm para começar a secar. É importante que realize a secagem com uma temperatura moderada em todo momento. Para mais detalhes, visite o artigo Como secar o cabelo sem danificá-lo.

5

Combater as pontas abertas

Entre os problemas mais comuns dos cabelos longos, encontramos as pontas abertas e frágeis. Para combatê-las e fazer com que o cabelo cresça mais saudável, é imprescindível cortá-los de forma regular, entre uma vez ao mês ou a cada dois meses. Dessa forma, não hesite em cuidar do cabelo aplicando de vez em quando um tratamento específico ou alguma máscara caseira especial para pontas abertas.

Como cuidar do cabelo comprido - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo comprido, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar do cabelo comprido

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Sara Viega
Olá Inês, muito obrigada pelo comentário valeu :)
ines
adorei este site. Aprendi muita coisa como cuidar do meu cabelo corretamente

Como cuidar do cabelo comprido
Imagem: 15a20.com.mx
Imagem: cienporcienguapa.com
Imagem: erikatipoweb.com
1 de 4
Como cuidar do cabelo comprido

Voltar ao topo da página