Partilhar

Como cuidar do cabelo elástico

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar do cabelo elástico
Imagem: tangledhair.bandcamp.com

O cabelo elástico, ou seja, quando o cabelo fica frágil demais a ponto de arrebentar apenas com um leve pentear é um problema comum entre as mulheres que fazem o constante uso de químicas no cabelo. A maior questão para muitas dessas mulheres é como cuidar do cabelo elástico, pois em algumas situações o reparo dos fios parece impossível. Descubra aqui no umComo como cuidar do cabelo elástico e consiga vida nova aos fios.

Também lhe pode interessar: A diferença entre cabelo seco e elástico
Passos a seguir:
1

Para reparar os danos de químicas no cabelo, é necessário antes de tudo, dar uma pausa nas químicas. Se o cabelo estiver muito frágil, a ponto de se romper com um suave pentear, pause as químicas imediatamente. O tempo necessário de pausa em casos onde há muito dano é de 3 meses, tempo suficiente para o cabelo se recuperar. Interromper chapinha e secador será requisito obrigatório para recuperar os fios, já que a exposição ao calor é o que mais faz com que os fios se arrebentem e se enfraqueçam.

Como cuidar do cabelo elástico - Passo 1
2

Em seguida será preciso nutrir muito os fios. Cremes que possuem queratina são excelentes, pois restauram a massa dos fios – o que mais se perde com processos químicos.

Óleos como os de argan, coco e de silicone também serão fundamentais para reparar o ressecamento dos cabelos. Máscaras hidratantes com princípios emolientes também ajudam o fio a se restaurar e deixam o cabelo muito macio após a hidratação. Shampoos que não contenham sal e que possuam arginina também são ótimos restauradores dos fios elásticos.

3

Caso você faça a mistura de muitas químicas no cabelo (tintura e progressiva, por exemplo), consulte um profissional para saber se existe incompatibilidade entre os componentes químicos presentes nessas substâncias pois a incompatibilidade entre químicos causa forte agressão aos fios, o que leva ao enfraquecimento destes, gerando a elasticidade.

Se não puder consultar um profissional, passar a fazer o teste de mecha sempre que for fazer algum procedimento no cabelo será muito importante. Pois após o teste de mecha será possível avaliar se as químicas são compatíveis para aquele fio ou não.

4

Quando perceber que o cabelo está ficando mais recuperado, passe a usar produtos com menos químicos agressivos, como tinturas sem amônia, por exemplo, para evitar que o cabelo volte a ser frágil. E para aumentar a vida dos fios, já que estarão expostos a produtos menos agressivos.

5

Para quem acompanhou o texto até o final e continua com dúvidas sobre o que fazer para tratar o cabelo elástico, segue uma receita que será muito útil no tratamento:

Ao perceber que seus fios estão elásticos, que ao puxar o cabelo ele arrebenta com facilidade, é necessário:

  • Interromper o uso de químicos, chapinha e secador por no mínimo um mês dependendo do dano dos fios;
  • Hidratar e nutrir muito os fios, principalmente com queratina. Pois a elasticidade é provocada pela perda de queratina nos fios;
  • Nutrir o cabelo com óleo de argan, coco e silicone;
  • Usar shampoos com queratina e arginina;
  • Se necessário, evitar penteados que forcem muito os fios, pois eles arrebentarão com muita facilidade;
  • Cortar o cabelo uma vez por mês para que o cabelo ganhe formato e força, já que fios arrebentando com facilidade deixam o cabelo com aspecto de sem corte e sem cuidado;
  • Ao voltar com os químicos, descobrir se existe incompatibilidade entre eles, pois é a incompatibilidade dos produtos que se usa que causa grande parte do dano nos fios;
  • Fazer sempre o teste de mecha para saber se o cabelo resiste e se há incompatibilidade nos produtos;
  • Usar produtos com uma menor quantidade de química nociva, como a amônia;
  • E sempre hidratar muito bem os cabelos, com máscaras uma vez por semana.

E seu cabelo será sempre forte e nutrido, permitindo que você faça as transformações que desejar nas madeixas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo elástico, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar do cabelo elástico

Como cuidar do cabelo elástico
Imagem: tangledhair.bandcamp.com
1 de 4
Como cuidar do cabelo elástico

Voltar ao topo da página