Partilhar

Como cuidar do cabelo para crescer rápido

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar do cabelo para crescer rápido

O cabelo cresce entre meio e um centímetro cada mês durante a fase de crescimento. No entanto, quando não lhe oferecemos os cuidados necessários é provável que o cabelo cresça de forma mais lenta ou se debilite e comece a cair. Felizmente existem ferramentas que permitem que o cabelo se mantenha saudável durante a etapa de crescimento. Para que as conheça, continue lendo este artigo de umComo e descubra como cuidar do cabelo para crescer rápido.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do cabelo queimado
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer para cuidar do cabelo para que cresça rápido é determinar em que estado de deterioração se encontra. De nada adianta ter o cabelo longo se está desidratado, seco ou tem as pontas abertas, já que a deterioração da fibra começa pelas pontas, mas se expande ao longo do cabelo. Identifique quão maltratado está seu cabelo e repare o dano.

Como cuidar do cabelo para crescer rápido - Passo 1
2

Se após avaliar o dano de seu cabelo, descobre que seu cabelo está encrespado, tem pontas abertas ou está poroso, pode começar cortando pelo menos quatro dedos de comprimento para evitar que o dano continue se estendendo. Cortar o cabelo é uma excelente ferramenta para cuidar do cabelo para crescer rápido, pois permite que se regenerem as fibras e os óleos hidratantes naturais que o couro cabeludo produz cheguem mais facilmente à ponta e a hidrate. O ideal é que corte as pontas de seu cabelo a cada dois meses.

Como cuidar do cabelo para crescer rápido - Passo 2
3

Quando desejamos que o cabelo cresça, é necessário mantê-lo hidratado, já que desta forma evitamos que o cabelo se quebre e permitimos que conserve sua elasticidade. Pode começar aplicando banhos de creme duas vezes por semana e deixar agir durante 20 minutos enquanto aplica ar quente. Outra alternativa é passar em seu cabelo máscaras hidratantes segundo seu tipo de cabelo: seco, oleoso, misto. Estas máscaras são uma excelente opção porque podem ser preparadas com ingredientes naturais e são mais econômicas.

Uma máscara ideal para todo o tipo de cabelo é a máscara de abacate, aplique-a duas vezes por semana e notará a diferença.

Como cuidar do cabelo para crescer rápido - Passo 3
4

Ao cuidar do cabelo para crescer rápido é importantíssimo evitar qualquer procedimento que modifique a cutícula do cabelo, pois isto faz com que o cabelo mude sua estrutura, perca proteína, fique opaco e maltratado. Para evitar isso, é necessário saber que tratamentos alisantes como a queratina modificam a cutícula do cabelo ao quebrar a onda natural do mesmo. Evite este tipo de procedimentos, assim como a descoloração.

5

O rabo de cavalo é a forma mais fácil de nos pentearmos quando não queremos usar nosso cabelo solto. No entanto, as voltas que fazemos com o elástico para prender ao cabelo causam múltiplas fraturas nas fibras, o que faz que constantemente tenhamos cabelos rebeldes ou uns mais curtos que outros. Evite usar sempre seu cabelo preso para que quebre o menos possível.

6

Assim como existe a fase de crescimento, chega um ponto no qual o folículo se contrai e o crescimento do cabelo é mais lento, logo o folículo se expulsa e se origina um novo cabelo. É importante saber isso para que compreenda que se seu cabelo não cresceu em dois meses, pode ser que esteja atravessando a fase de repouso e que, faça o que fizer, o cabelo não crescerá porque atravessa um processo importante em seu ciclo de vida.

7

Outra recomendação para cuidar do cabelo para crescer rápido é que na hora de aplicar o xampu, massageie seu couro cabeludo com movimentos circulares. Esta ação ativa a circulação na região e o fluxo sanguíneo estimula o crescimento das fibras e a produção dos óleos naturais. Não é necessário ficar 10 minutos massageando o couro cabeludo, um será mais que suficiente.

Como cuidar do cabelo para crescer rápido - Passo 7
8

Pentear seu cabelo com subtileza é importantíssimo para evitar que se quebre. O ideal é começar de baixo para cima, desenredando os nós das pontas e depois alisando aos poucos. Utilize um pente de cerdas grossas e separadas para que os nós possam ser desatados com maior facilidade e seu cabelo sofra o menos possível.

9

Assim como protegemos a nossa pele dos raios solares, é muito importante proteger nosso cabelo do sol. Os raios ultravioleta ressecam o cabelo e desidratam-no, impedindo que fique saudável durante a fase de crescimento. Aplique, antes de sair de casa, cremes para pentear com proteção solar e use um chapéu para minimizar os efeitos do sol.

10

O calor é um inimigo fundamental da cutícula do cabelo, já que penetra nas fibras e queima o folículo. Alternar o uso do secador e não abusar da chapinha é recomendável para cuidar de seu cabelo para que cresça rápido e saudável. Opte por secar seu cabelo com ar morno e não aplique o calor diretamente nas fibras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo para crescer rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar do cabelo para crescer rápido

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
SILVIA
TENHO CABELOS CRESPOS, E ESTOU PENSANDO EM DEIXAR DE ALISAR, QUE PRODUTOS DEVO USAR PARA QUE ELES FIQUEM ENROLADOS
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia! Se você quer aprender a ondular o seu cabelo, então confira estas dicas: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-ondas-no-cabelo-sem-calor-14542.html Se tiver qualquer dúvida não hesite em perguntar. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
JULIANA MARIA DE SOUZA SANTANA
GOSTEI MUITO DESSA DICA DE COMO CUIDAR DOS CABELOS SER EU COLOCAR MEGA HAIR POSSO PASSAR QUANTO TEMPO COM ELE PROJUDICA OU AJUDA NO CRESCIMENTO DO CABELO.
eliane rosa
bom meu cabelo é pintado de loiro mas não consigo deixar loiro logo ele amarela não gosto da cor amarelada pode me ajudar a cuidar do meu cabelo obrigada

Como cuidar do cabelo para crescer rápido
1 de 5
Como cuidar do cabelo para crescer rápido

Voltar ao topo da página