Como cuidar do cabelo para crescer rápido

Como cuidar do cabelo para crescer rápido

O cabelo cresce entre meio e um centímetro cada mês durante a fase de crescimento. No entanto, quando não lhe oferecemos os cuidados necessários é provável que o cabelo cresça de forma mais lenta ou se debilite e comece a cair. Felizmente existem ferramentas que permitem que o cabelo se mantenha saudável durante a etapa de crescimento. Para que as conheça, continue lendo este artigo de umComo e descubra como cuidar do cabelo para crescer rápido.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer para cuidar do cabelo para que cresça rápido é determinar em que estado de deterioração se encontra. De nada adianta ter o cabelo longo se está desidratado, seco ou tem as pontas abertas, já que a deterioração da fibra começa pelas pontas, mas se expande ao longo do cabelo. Identifique quão maltratado está seu cabelo e repare o dano.

2

Se após avaliar o dano de seu cabelo, descobre que seu cabelo está encrespado, tem pontas abertas ou está poroso, pode começar cortando pelo menos quatro dedos de comprimento para evitar que o dano continue se estendendo. Cortar o cabelo é uma excelente ferramenta para cuidar do cabelo para crescer rápido, pois permite que se regenerem as fibras e os óleos hidratantes naturais que o couro cabeludo produz cheguem mais facilmente à ponta e a hidrate. O ideal é que corte as pontas de seu cabelo a cada dois meses.

3

Quando desejamos que o cabelo cresça, é necessário mantê-lo hidratado, já que desta forma evitamos que o cabelo se quebre e permitimos que conserve sua elasticidade. Pode começar aplicando banhos de creme duas vezes por semana e deixar agir durante 20 minutos enquanto aplica ar quente. Outra alternativa é passar em seu cabelo máscaras hidratantes segundo seu tipo de cabelo: seco, oleoso, misto. Estas máscaras são uma excelente opção porque podem ser preparadas com ingredientes naturais e são mais econômicas.

Uma máscara ideal para todo o tipo de cabelo é a máscara de abacate, aplique-a duas vezes por semana e notará a diferença.

4

Ao cuidar do cabelo para crescer rápido é importantíssimo evitar qualquer procedimento que modifique a cutícula do cabelo, pois isto faz com que o cabelo mude sua estrutura, perca proteína, fique opaco e maltratado. Para evitar isso, é necessário saber que tratamentos alisantes como a queratina modificam a cutícula do cabelo ao quebrar a onda natural do mesmo. Evite este tipo de procedimentos, assim como a descoloração.

5

O rabo de cavalo é a forma mais fácil de nos pentearmos quando não queremos usar nosso cabelo solto. No entanto, as voltas que fazemos com o elástico para prender ao cabelo causam múltiplas fraturas nas fibras, o que faz que constantemente tenhamos cabelos rebeldes ou uns mais curtos que outros. Evite usar sempre seu cabelo preso para que quebre o menos possível.

6

Assim como existe a fase de crescimento, chega um ponto no qual o folículo se contrai e o crescimento do cabelo é mais lento, logo o folículo se expulsa e se origina um novo cabelo. É importante saber isso para que compreenda que se seu cabelo não cresceu em dois meses, pode ser que esteja atravessando a fase de repouso e que, faça o que fizer, o cabelo não crescerá porque atravessa um processo importante em seu ciclo de vida.

7

Outra recomendação para cuidar do cabelo para crescer rápido é que na hora de aplicar o xampu, massageie seu couro cabeludo com movimentos circulares. Esta ação ativa a circulação na região e o fluxo sanguíneo estimula o crescimento das fibras e a produção dos óleos naturais. Não é necessário ficar 10 minutos massageando o couro cabeludo, um será mais que suficiente.

8

Pentear seu cabelo com subtileza é importantíssimo para evitar que se quebre. O ideal é começar de baixo para cima, desenredando os nós das pontas e depois alisando aos poucos. Utilize um pente de cerdas grossas e separadas para que os nós possam ser desatados com maior facilidade e seu cabelo sofra o menos possível.

9

Assim como protegemos a nossa pele dos raios solares, é muito importante proteger nosso cabelo do sol. Os raios ultravioleta ressecam o cabelo e desidratam-no, impedindo que fique saudável durante a fase de crescimento. Aplique, antes de sair de casa, cremes para pentear com proteção solar e use um chapéu para minimizar os efeitos do sol.

10

O calor é um inimigo fundamental da cutícula do cabelo, já que penetra nas fibras e queima o folículo. Alternar o uso do secador e não abusar da chapinha é recomendável para cuidar de seu cabelo para que cresça rápido e saudável. Opte por secar seu cabelo com ar morno e não aplique o calor diretamente nas fibras.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo para crescer rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.