Como cuidar do cabelo queimado

Como cuidar do cabelo queimado

A chapinha, o secador, o sol, os corantes e as descolorações são os principais responsáveis pelo cabelo queimado. Quando se abusa ou não se usam corretamente estes fatores, a cutícula do cabelo se rompe, perde a proteína natural do mesmo e o cabelo se desidrata, perde o seu brilho e elasticidade e aparece o frizz e as pontas abertas. Se sente que estas linhas são sua biografia capilar, fique sabendo neste artigo de umComo como cuidar do cabelo queimado.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer para cuidar do cabelo queimado é cortá-lo. Quando o cabelo está maltratado nas pontas, o dano vai se estendendo por todo o cabelo, por isso o estado de maltrato em que se encontram suas pontas hoje é o estado em que estará todo o seu cabelo com o tempo. Isso acontece porque a cutícula está aberta nas pontas e vai se abrindo ao longo do cabelo até colocar para fora toda a proteína que o mantém saudável. Talvez não tenha que cortar todo o seu cabelo, mas é necessário remover pelo menos quatro dedos de cabelo queimado para que seu cabelo comece a se regenerar.

2

Ao perder a proteína, o que você precisa para cuidar do cabelo queimado? Proteína! Esta proteína que seu cabelo perdeu e que deve repor se chama queratina. A queratina é a proteína que seu cabelo produz e é a responsável pelo seu cabelo parecer saudável, brilhante e elástico, ou seja, não estamos falando de nenhum tratamento alisante e "supostamente milagroso". Você pode conseguir queratina em condicionadores, banhos de creme, tratamentos de reparação capilar, blisters regenerativos e muitos mais produtos profissionais e especializados no cuidado capilar.

3

O calor da chapinha é um dos principais inimigos para cuidar do cabelo queimado. A chapinha, como explicamos no começo, se não for usada corretamente ou se abusar do seu uso, pode queimar o cabelo e deixá-lo sem reparação. Para evitar que isso aconteça é necessário que conheça os principais erros que cometemos ao alisar o cabelo e, principalmente, cuidar do cabelo antes de alisá-lo. Não alise seu cabelo quando estiver molhado, use a chapinha a uma temperatura média, passe em seu cabelo um protetor de calor e não alise seu cabelo todas as semanas.

4

O sol é tão ruim como a chapinha. Os raios UV são capazes de penetrar na cutícula e queimá-la. Para evitar isso você deve saber como cuidar do cabelo durante o verão que é quando mais intensidade solar existe, e sempre, não importa se está nublado ou se é inverno, use um creme para pentear com proteção solar.

5

Aplicar máscaras hidratantes para o cabelo queimado é muito útil para cuidar do seu cabelo. As máscaras ajudam a hidratar e devolver às fibras a água perdida pelo maltrato. Você pode aplicar estas máscaras duas vezes por semana, deixando atuar por 20 minutos e depois retirando com água fria.

6

Use uma linha de cuidado capilar especial para o cabelo maltratado. Usar xampu e condicionador para o cabelo danificado ajudará a regenerar o seu cabelo. Não lave o seu cabelo todos os dias, por mais que o xampu seja bom, ele resseca o cabelo se usado todos os dias já que contém muita química como o sódio e o sulfato para gerar espuma e aromas.

7

Evite tingir ou descolorir o cabelo queimado. Esta química atuará sobre o seu cabelo acentuando o mau estado e deixando-o poroso e muito frágil. Tente recuperar sua cor natural enquanto regenera seu cabelo ou prefira tintas à base de produtos naturais como a henna.

8

As hidratações intensivas são recomendáveis para cuidar do cabelo queimado. Estas hidratações não modificam a onda do cabelo, mas hidratam ao máximo a fibra, até ao fundo. O botox capilar é uma ampola que oferece este tipo de hidratação cujos resultados podem ser observados desde o primeiro dia de aplicação. Se quiser economizar dinheiro, também pode aplicar o Botox capilar em casa.

9

Tenha paciência, cuidar do cabelo queimado requer muita atenção e esforço, mas no final é possível regenerá-lo seguindo estes conselhos, principalmente a instrução de cortar o cabelo. Se você for amante do cabelo comprido não se preocupe, aqui também explicamos a você como cuidar do cabelo para crescer rápido.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do cabelo queimado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.