Partilhar

Como cuidar do rosto antes de dormir

Como cuidar do rosto antes de dormir

A rotina diária deixa-nos geralmente sem vontade de chegar a casa e realizar rituais de beleza, pode haver inclusive dias nos quais tenhamos deixado de tirar a maquiagem. No entanto, estas práticas a longo prazo trazem consequências para a saúde da nossa pele, desidratando-a e fazendo com que pareça opaca e sem vida. É necessário fazer um esforço para prevenir danos dos quais possamos nos arrepender quando a idade começar a se notar no rosto. É por isso que em umComo vamos mostrar para você como cuidar do rosto antes de dormir; não só ajudará a que sua pele amanheça mais bonita como também permitirá que ela se recupere do estresse diário.

Também lhe pode interessar: Como relaxar a pele do rosto

O que acontece enquanto dormimos

O descanso noturno é um aliado para a nossa pele, a qualidade do sono que tiver tido será refletida em seu rosto no dia seguinte. O que acontece na nossa pele enquanto dormimos é que ela passa por um processo de recuperação celular dos danos recebidos durante o dia, como os efeitos dos radicais livre, os danos ambientais e os raios solares.

Durante o dia a nossa pele se encontra em um processo natural de reparar e proteger e, à noite, o que faz é regenerar e reparar. Durante a noite os tecidos atingem o seu máximo nível de produção de elastina e colágeno, componentes fundamentais para a regeneração celular e a prevenção do envelhecimento prematuro. Por este motivo a nossa pele fica mais receptiva aos tratamento faciais, principalmente os de maior concentração e hidratação.

Como cuidar do rosto antes de dormir - O que acontece enquanto dormimos

Passos básicos antes de dormir

A forma de cuidar do rosto antes de dormir requer uma série de passos que são fundamentais e que trazem a você muitos benefícios:

  • Limpeza: é o passo primordial, pois desta forma eliminará as impurezas acumuladas em seu rosto durante o dia. Escolha o produto que mais gostar, pode ser um leite de limpeza, sabonetes ou água micelar, e aplique todos os dias. Se quiser limpar seu rosto de forma natural recomendamos o artigo como fazer uma limpeza de pele em casa.
  • Esfoliação: este é um passo que não precisa repetir todos os dias, 1 vez por semana é mais do que suficiente. Utiliza-se para eliminar as células mortas da pele que cobrem a sua vitalidade e frescura e permite que a hidratação seja mais profunda. Se quiser saber mais sobre este assunto recomendamos a você o artigo como usar o creme esfoliante.
  • Tonificação: a ideia deste passo é acalmar e refrescar, principalmente as peles mais sensíveis. Prefira as águas termais ou os tônicos que não tenham álcool e aplique com um disco de algodão. No caso de peles oleosas é melhor um tônico adstringente.
  • Hidratação: o último dos passos básicos para cuidar do rosto antes de dormir é a hidratação, que ajudará no processo de regeneração que ocorre enquanto dormimos. Utilize o que for adequado para o seu tipo de pele.
Como cuidar do rosto antes de dormir - Passos básicos antes de dormir

Tratamentos noturnos

Existem outros produtos cujo uso deve ser feito apenas à noite, porque os benefícios que podem trazer para a pele precisam do descanso e têm um melhor efeito por causa do processo que explicamos anteriormente. Alguns destes tratamentos para fazer antes de dormir são:

  • Cremes nutritivos: ainda que pareçam ter o mesmo efeito que os cremes hidratantes, eles têm como principal função a regeneração da pele, pois possuem lipídios que regeneram as células da derme. São muito recomendados para peles maduras e secas e deve ser evitado no caso de peles com tendência a acne.
  • Despigmentantes: também são conhecidos como branqueadores ou cremes para clarear a pele, seja por causa do sol ou pelo envelhecimento. Deve seguir muito bem as indicações da embalagem já que alguns não devem ser misturados com esfoliantes ou cremes hidratantes.
  • Cremes regeneradores: estes cremes encarregam-se de devolver a elasticidade que a pele vai perdendo com o tempo. É recomendável utilizá-los a partir dos 40 anos e geralmente têm compostos como o ácido hialurônico ou o retinol.
Como cuidar do rosto antes de dormir - Tratamentos noturnos

Conselhos para o cuidado da pele à noite

  • Quanto mais cedo começar, melhor; as rotinas de beleza devem ser um hábito que se forma com o tempo, quanto mais jovem começar, mais cedo notará as mudanças favoráveis para a pele.
  • Tire sempre a maquiagem antes de ir dormir.
  • Utilize produtos adequados para o seu tipo de pele.
  • Mantenha-se hidratada.
  • Durma entre 7 e 8 horas diárias.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada, ou seja, consuma alimentos de todos os grupos nas quantidades adequadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar do rosto antes de dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como cuidar do rosto antes de dormir

1 comentário
Elaine de oliveira gomes
Eu gostaria de saber o seguinte:
A noite limpo a pele e passo a vitamina C ao acordar eu tenho q lavar o rosto dinovo com o gel de limpeza ou sabonete o q for, pra usar novamente a vitamina C ? E se com dez minutos após passar a vitamina C posso passar meu protetor solar? Me respondam isso por favor

Como cuidar do rosto antes de dormir
1 de 4
Como cuidar do rosto antes de dormir

Voltar ao topo da página