Como curar bem um piercing na orelha

Como curar bem um piercing na orelha

Os piercings nas orelhas são uma moda difundida há muitos anos. Trata-se de um tipo de perfuração decorativa que tanto homens como mulheres usam e que, desde que foi popularizada nos anos 90, tem vindo a crescer e a aumentar em número e em lugares onde os pode fazer. Já não se usam piercings apenas no lóbulo, o tragus ou a cartilagem são outros lugares muito comuns. O possível problema é que a zona infeccione, já que, afinal de contas, é uma ferida, e se isto ocorrer é uma sensação bastante desagradável, tendo-se em conta a sensibilidade da orelha. Por isso, neste artigo de umComo explicamos a você como curar bem um piercing na orelha.

Vai precisar de:
  • Gazes
  • Soro fisiológico ou água e sal
  • Iodo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, utilize sempre piercings de aço cirúrgico, um material hipoalergênico que evitará infecções.

2

Tente tocar no piercing o menos possível e, quando o fizer, lave bem as mãos com sabão.

3

Limpe-o três vezes ao dia. Para isso, use soro fisiológico e umedeça uma gaze. Nunca utilize um algodão, ele deixa restos e pode entrar no piercing enquanto você cuida dele. Se não tiver soro fisiológico, ponha água para ferver e acrescente sal marinho até que dissolva.

4

A seguir, segurando o piercing, deslize a gaze pela orelha ao redor do buraco. Faça pela parte dianteira e traseira da orelha, e umedeça a gaze tantas vezes quantas seja necessário.

5

Se notar que sangra um pouco, em uma das limpezas você pode aplicar também iodo antisséptico. Recomendamos ainda que você consulte nosso artigo a respeito de como saber se um piercing está infetado e procure seu médico em caso de complicações.

Leitura complementar: Como cuidar de um piercing na cartilagem

6

Não tampe e deixe secar ao ar livre, além disso, tente não se apoiar demais sobre essa orelha ao dormir ou realizar outras ações que possam gerar uma pressão excessiva sobre o piercing (fones de ouvido grandes, usar capacete, etc.) para evitar que não cure direito.

Dica: Acesse também esse artigo para saber o que não pode comer quando fura a orelha.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar bem um piercing na orelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Você pode notar que às vezes o piercing supura, expulsando um líquido esbranquiçado. Isto é normal, e você só precisa continuar curando ele, como te indicamos. Se você notar que em algumas semanas não melhora, é melhor ir a uma farmácia para que te deem uma pomada antibiótica.