Como curar os fungos das unhas dos pés

Como curar os fungos das unhas dos pés

Conhece-se como onicomicose a invasão de fungos nas unhas, uma condição que causa o aparecimento de manchas amarelas e uma aparência desagradável das unhas. É mais comum acontecer nas unhas dos pés, embora também possam aparecer fungos nas mãos. É importante referir que o tratamento contra as infecções fúngicas requer tempo e deve ser supervisionado por um médico. Neste artigo de umComo explicamos mais sobre como curar os fungos das unhas dos pés.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante referir que no caso de acreditar que sofre de fungos nas unhas dos pés, deverá consultar o dermatologista ou médico especialista para o examinar e determinar exatamente qual é o diagnóstico apropriado. Quando as unhas sofrem desta condição, passam por mudanças na sua aparência, cor e textura, os quais são alertas que deve saber identificar para poder iniciar o tratamento o quanto antes. Os principais sintomas dos fungos nas unhas são os seguintes:

  • Cor amarela, manchas amarelas nas bordas ou aparecimento de listras amarelas nos primeiros dias.
  • Engrossamento das unhas.
  • Unhas frágeis e propensas a quebras.
  • Desintegração da unha e odor desagradável em estágios avançados.
2

O melhor para curar fungos nas unhas dos pés é um tratamento tópico, aplicado de forma externa e local sobre a superfície das unhas, o qual pode ser combinado com um tratamento oral antifúngico, que serve para curar a infeção por completo e fazer com que a unha recupere o seu estado original o mais rápido possível.

3

Deve se destacar o fato da duração dos tratamentos para curar os fungos das unhas dos pés serem longos, regra geral. Costumam durar no mínimo de 2 a 3 meses para serem eficazes e - na maioria dos casos - mais tempo pelo que a paciência será fundamental. É importante, além disso, que siga a todo o momento as indicações do seu médico quanto à dose e à duração do tratamento oral, caso contrário a infeção por fungos não se chegará a curar de forma definitiva.

4

Os tratamentos tópicos são uma grande ajuda para acelerar a curação dos fungos nas unhas, pois combatem este problema desde a base, criando um ambiente desfavorável para a sua proliferação e protegendo as unhas de futuras infeções. Pode adquiri-los em farmácias e estão disponíveis em vários formatos, como por exemplo em spray ou numa espécie de esmalte para as unhas. Terá que o aplicar seguindo as instruções da embalagem para que a unha afetada consiga se regenerar e, sobretudo, esperar que a solução seque antes de colocar meias ou sapatos.

5

Nos casos de maior gravidade e naqueles em que não se tenha feito um bom tratamento desde cedo, é possível que seja necessária a remoção da unha para conseguir curar os fungos por completo. Esta será uma decisão que deverá ser o médico especialista a tomar, uma vez que tenha revisado em detalhe em que estado se encontra a unha afetada e o seu estado de saúde em particular.

6

Apesar de não se tratar de uma solução comprovada, é possível recorrer a alguns remédios naturais como o vinagre de maçã, o limão, o azeite de oliva e de orégano, o alho, o óleo de rícino para combater os fungos nas unhas e notar uma melhoria de forma mais rápido. Se quer saber de que forma deve aplicar cada um deles, consulte o artigo remédios caseiros para os fungos nas unhas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar os fungos das unhas dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.