Como customizar camisetas

Como customizar camisetas
Imagem: meiobaguncado.blogspot.pt

Sabe aquela camiseta que você esqueceu no fundo do armário porque já não gosta mais? Ou aquela que é tão básica que você nem se sente bem com ela? Há uma salvação para esse tipo de peças de roupa que parecem ser investimentos falhados, e não é necessário ser costureira para as transformar, basta adicionar pequenos pormenores ou alterá-las ligeiramente. Também será bastante útil customizar suas camisetas se pretender tornar seu guarda-roupa mais personalizado e ao seu gosto e diferenciar as peças que você e outras garotas compraram igual. Continue lendo este artigo umComo.com.br para aprender como customizar camisetas. Verá que é bem fácil!

Vai precisar de:
  • Máquina de costura ou linhas e agulha
  • Tecidos variados
  • Tesoura
  • Elementos decorativos a gosto
  • Corantes em pó para tecido
Passos a seguir:
1

Abertura nas costas. Você poderá dar um up na sua camiseta básica simplesmente recortando uma abertura na parte de trás. Existem várias opções: criar uma forma, desenhando-a no tecido e recortando a parte interior dela; cortando linhas horizontais que irão resultar em franjas presas, cortando um triângulo até ao limite da camisola, que originará uma racha, etc. No entanto lembre-se que não deve cortar até às costuras laterais da camisola, ou ela poderá desfazer-se.

Imagem: dosquatro.wordpress.com
2

Abertura nas costas com laços. É muito fácil fazer uma camiseta deste gênero: comece por recortar um longo "U" na parte de trás da camisola, que deverá ir desde o decote da frente até cerca de metade das costas, e guarde o tecido que retira. Faça uma pequena dobra para dentro em todo o comprimento da abertura que recortou e costure por cima dela, isto serve para que as linhas não desfiem. Em seguida pegue no pedaço de tecido que retirou, corte tiras da largura da abertura nas costas da camiseta e coza esses pedaços na dobra que costurou anteriormente. Para dar forma de laço a essas tiras, simplesmente envolta uma tira mais pequena ao centro delas, na vertical, cozendo a união das pontas que deverão ficar viradas para o corpo.

Imagem: darlingadventures.com
3

Pormenor em paetê. O paetê é aquele material brilhante e que confere um ar mais glamoroso a qualquer peça, mesmo que seja uma camiseta bem básica! O segredo está em saber onde o aplicar. Na imagem ao lado, por exemplo, foi aplicado paetê na manga curta, mas você também pode adicionar em redor da gola, em um bolso que a regata tenha, construir uma forma com esse material como, por exemplo, uma flor. Fica ao critério da sua criatividade, apenas se certifique de que cose ou cola bem este material ao tecido.

Imagem: hiperativo.com
4

Decorar o colarinho. Se sua camiseta tem um colarinho, uma forma de dar um novo ar à peça é decorando esse elemento! Pode utilizar vários materiais consoante o seu gosto, desde mini-pérolas, tachas, botões, glitter, brilhantes, etc. Será algo rápido de customizar pois a área é pequena, e apenas aplicando alguns elementos conseguirá um efeito visual totalmente diferente!

Imagem: modabonoos.blogspot.pt
5

Pinturas. Se você tem jeito para desenho, porque não desenhar algo bonito em sua camiseta, de forma a customizá-la? Verá que, se for feito com cuidado e dedicação, ficará lindo, como o exemplo ao lado! Para isso poderá utilizar tinta puff, tinta 3D ou outro tipo de tinta para tecido. Para que o desenho saia bem, primeiro faça um rascunho em uma folha branca e decalque-o em seguida para uma folha de papel vegetal, transferindo depois o desenho para a camiseta. Depois disso é só pintar de acordo com as linhas que traçou! Se tiver dificuldade, consulte este nosso artigo como desenhar em tecido passo a passo.

Imagem: alisaburke.blogspot.pt
6

Renda. A renda é um elemento muito feminino e romântico que você também poderá incluir em sua camiseta de forma a dar-lhe uma nova vida. Pode aplicar este tecido em vários locais, como os indicados no ponto acerca do paetê, e também pode costurar na abertura das costas em vez dos laços, ou em uma abertura lateral. Procure uma renda com bordado, em forma de flor, por exemplo, para costurar em redor da gola como mostrado na imagem ao lado. Ninguém irá saber que foi você que adicionou esse elemento, pois ficará bastante natural!

Imagem: mariacorream.wordpress.com
7

Dip dye. Se o que você não aprecia na camiseta é a sua cor, há uma solução para isso, chamada dip dye. Consiste em manchar intencionalmente a peça de roupa com água sanitária ou com corante em pó para tecido. Simplesmente misture a tintura na água e molhe a parte da camiseta que você pretende manchar (pode ser toda, somente a parte de baixo, somente a parte de cima ou as mangas), deixe atuar durante cerca de meia hora e depois lave com água tépida até que o excesso de tinta saia completamente. Pode repetir o processo as vezes que quiser de forma a conseguir tonalidades diferentes.

Imagem: charmedivino.com
8

Folhos. Você também poderá criar um efeito de folhos em sua camiseta sem graça simplesmente costurando tecido. O truque está em costurar tiras de tecido umas sobre as outras, na horizontal, na quantidade e largura desejada e até conseguir o efeito pretendido. Misture tiras de tecidos diferentes para um resultado mais interessante e criativo, ou todas iguais para um visual mais discreto. Esta é uma forma bem fácil e econômica de inovar sua camiseta!

Imagem: venca.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como customizar camisetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.