Como deixar os pés macios

Como deixar os pés macios
Imagem: groupon.com

Se você possui a pela seca ou não costuma cuidar dela, muitas vezes isso pode resultar em calcanhares rachados e pés de aparência desagradável. E, muitas vezes, mesmo hidratando o corpo, é comum esquecer de dar o descanso necessário aos pés.

Para você aprender a como deixar os pés macios, o umComo.com.br separou algumas dicas e receitas de hidratação. Aproveite para fazer em casa, de forma rápida e sem muito trabalho. Afinal, a beleza dos pés também importa na hora de exibi-los durante o verão, sem contar o conforto de pés bem cuidados.

Banho especial para os pés

Pelo menos duas vezes na semana, faça um banho especial somente para os pés. Use uma bacia de apoio e coloque nela um litro de água morna. Existem diversos ingredientes que podem ser adicionados neste banho, de forma caseira, para fazer com que seus pés relaxem e fiquem mais saudáveis. Alguns deles são: glicerina vegetal, cápsulas de vitamina E e sal grosso. Escolha apenas um deles por vez e deixe os pés imersos por dez minutos. Em seguida, seque-os bem e aplique hidratante ou óleo de bergamota. Se o seu pé já está com rachadura, então o banho deve ter cuidados especiais. Depois de alguns minutos de imersão, quando eles tiverem com a pele mole e suave, esfregue-os suavemente com uma esponja vegetal ou uma escova macia. Nas zonas onde há maior concentração de células mortas, haverá perda da pele que não é mais eficaz.

Imagem: arabtimesonline.com

Mistura de óleos

Também é possível revezar o banho especial com um tratamento de óleos. Faça esse método uma vez por semana. Para isso, separe uma colher de sopa de cada óleo: oliva, amêndoas e gérmen de trigo. Estes ingredientes especiais irão agir sobre a pele de forma a hidratá-la por completo, além de serem benéficos para a saúde dos pés. Misture tudo o que separou e coloque dentro de uma meia de lã. Você deverá vesti-la com os óleos enquanto dorme. No dia seguinte, lave os pés e deixe-os respirar.

Hidrate com cremes diariamente

A hidratação mais comum feita com cremes também é muito importante para manter os pés macios. Escolha marcas que conheça e que sejam específicas para o seu tipo de pele. Em especial, busque por hidratantes que tenham ureia ou ácido lático. O melhor momento para aplicar cremes é ao sair do banho, pois é quando a pele irá absorver melhor e tirar maior proveito de seus benefícios. Aproveite para massagear os pés de forma a deixá-los descansados e relaxados. Espalhe o creme levemente e percorra todo o pé, passando pelos dedos, calcanhar, sola, etc. Isso também aliviará o cansaço e permitirá que o sangue circule melhor.

Imagem: undergroundhealth.com

Esfolie a pele uma vez por semana

Outra prática comum e eficaz que deve ser repetida toda semana é o esfoliamento com lixa ou cremes especiais. Não se preocupe que, se mantiver a frequência de apenas uma vez na semana, sua pele não irá engrossar. Esfoliar a pele é muito importante para tirar aquela camada de pele que está incomodando, feita de células mortas.

Evite sapatos muito apertados

Usar sapatos apertados pode facilitar a formação de calos, além de apertar os dedos e o calcanhar. Esses atritos podem não somente deixar a pele do pé seca, como também prejudicar sua pisada e a saúde do pé. Problemas mais sérios podem ser criados futuramente caso você não use os sapatos certos. Por isso, nossa dica é preferir sapatos que também permitam a ventilação, além de usar os ideais para o seu tamanho.

Vá ao podólogo

Se nenhum dos métodos acima conseguiu reverter sua situação e deixar seus pés mais macios, você precisará buscar um podólogo para um tratamento mais potente. Existem aparelhos específicos para lixar calos nos dedos e a sola do pé, por exemplo. Além disso, também é possível hidratar cutículas e identificar qualquer outro problema, como sapato inadequado ou pisada prejudicial.

Causas de um pé seco ou prejudicado

Para seguir bem as dicas, é preciso entender o que está deixando seus pés secos ou prejudicados. O inimigo mais comum dos pés é a perda da umidade. Ou seja, aquele tempo seco que deixa a pele do corpo todo desagradável. O mesmo acontece com quem toma banho muito quente, onde consequentemente a pele fica ressecada. Outras causas podem ser o uso de sapatos inadequados, de número errado. Sapatos fechados também podem gerar irritação, principalmente unido ao suor. Outra opção que acontece muito no verão é tomar sol nos pés e até solas, esquecendo-se de passar protetor solar.

Em todo caso, é preciso tomar cuidado não apenas com a beleza dos pés, mas também com a saúde. Fique atento e perceba se eles estão muito prejudicados. Se for o caso, é possível que isso gere infecções ou fungos. O mais conhecido é o chamado pé de atleta, fissuras que causam muita coceira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar os pés macios, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.