Como descolorir o cabelo

Como descolorir o cabelo
Imagem: ego.globo.com

Se você está aborrecida com seu cabelo castanho ou preto e gostaria de lhe conferir um pouco de cor, uma das opções passa pela descoloração. Essa técnica consiste em remover o pigmento dos fios, ou seja, "apagar" a cor deles, tornando-os loiros ou platinados, consoante o tempo de atuação. Existem muitas mulheres que optam por descolorir o cabelo em casa, e isso é possível, pois atualmente podemos adquirir com facilidade todos os materiais necessários. Para que aprenda como descolorir o cabelo você mesma e da forma correta, preparámos este artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra todas as dicas!

Vai precisar de:
  • Produto descolorante
  • Produto ativador ou água oxigenada de 10, 20 ou 30 volumes
  • Pincel de tintura
  • Luvas
  • Toalha velha ou camiseta que possa sujar
  • Touca ou papel alumínio
  • Timer
  • Shampoo e condicionador
  • Produto hidratante para cabelos descoloridos
Passos a seguir:
1

O primeiro passo passa pela aquisição dos materiais necessários para descolorir seu cabelo. Vá em uma farmácia, loja de estética ou loja de produtos para cabelo e peça por descolorante e ativador. Em substituição ao ativador você pode usar água oxigenada de 10, 20 ou 30 volumes (40 será demasiado).

Imagem: cabelosloiros.com.br
2

É muito importante fazer o teste da mecha, pois com ele você avaliará como seu cabelo reage ao produto e detetará alguma possível alergia. Para fazer esse teste siga as dicas abaixo mas aplique-as somente em uma mecha do seu cabelo.

Imagem: adrianeboneck.com.br
3

Misture o descolorante com o ativador ou com a água oxigenada, sendo que a proporção ideal é 1 medida de descolorante para 2 de ativador, e mexa até obter uma consistência cremosa. Procure fazer isso em um cômodo arejado, pois o cheiro do ativador é bem intenso e irá irritar seus olhos e nariz, pior que quando você corta uma cebola.

Imagem: produtinhosnocabelo.com.br
4

Cubra seus ombros com uma toalha velha, de forma a proteger sua roupa, e reparta o cabelo em mechas. Com um pincel de tintura, ou até com as mãos, desde que protegidas por luvas, comece aplicando a mistura descolorante das pontas para a raiz do cabelo, mas sem aplicar na raiz ainda.

Imagem: marisadelucia.com.br
5

A descoloração deverá ser feita dessa forma, pois o produto descolora mais rapidamente a raiz do que as pontas. Você pode descolorir apenas algumas mechas de cabelo, as pontas ou todo e, caso pretenda a última opção, certifique-se de que espalha o produto uniformemente pelo cabelo, para não originar manchas.

Imagem: nadafragil.com.br
6

Agora que o produto se encontra aplicado em todo o cabelo (com exceção das pontas), coloque uma touca para evitar que ele seque. Caso tenha aplicado produto apenas nas pontas ou em algumas mechas, feche-as em papel alumínio. Aguarde cerca de 20 minutos.

Imagem: gshow.globo.com
7

Passados os 20 minutos, é hora de dar uma olhada no cabelo para perceber se ele está adquirindo o tom desejado. Caso esteja como você quer, e se tiver aplicado a mistura por todo o cabelo, aplique-a agora também nas raízes e deixe atuar, com a touca, por mais 15 minutos. Se achar que ainda não está pronto e pretende um tom mais claro, aguarde mais 10 minutos.

Imagem: cabelosderainha.com.br
8

Quando finalmente sentir que o processo está finalizado, que seu cabelo adquiriu o tom desejado e que não adianta ficar com o produto por mais tempo na cabeça, enxague bem o cabelo com água morna, durante aproximadamente 5 minutos.

Imagem: maxgloss.com.br
9

Em seguida, lave seu cabelo com o shampoo habitual ou com shampoo especial para cabelo descolorido e tenha o cuidado de não esfregar, pois ele estará mais frágil e quebradiço. É muito importante que aplique também condicionador depois de lavar com o shampoo.

Imagem: seedcosmetica.blogspot.pt
10

Com esse processo de descoloração, seu cabelo sofreu um processo químico, por isso a sua textura e densidade foi alterada. Para evitar que ele fique ainda mais danificado, incorpore na sua rotina de cuidado capilar produtos hidratantes indicados para cabelo descolorido, como leave-ins, e que facilitem o pentear.

Imagem: todaperfeita.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descolorir o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Prefira usar descolorante e ativador de marcas de boa qualidade, caso contrário seu cabelo ficará mais danificado.
  • No caso de querer descolorir todo o cabelo, peça ajuda a uma amiga pois nem sempre é fácil conseguir alcançar todas as mechas sozinha.
  • Você pode acelerar o processo de descoloração das mechas ou pontas dos cabelos dirigindo-lhes ar quente do secador.
  • Não esteja mais de 50 minutos com a mistura descolorante no seu cabelo.
  • A técnica de descoloração pode não resultar bem em cabelos já pintados.