Como desenhar croquis de moda

Como desenhar croquis de moda
Imagem: tudoemodaaqui.blogspot.com.br

No mundo fashion, antes mesmo de se pensar no tecido da roupa é preciso desenvolver um croqui. O croqui é um desenho feito à mão que ilustra o manequim e a roupa a ser desenvolvida. Nele, é possível liberar a imaginação nos acessórios, porém a forma de fazê-lo é uma só. Acompanhe o que é preciso para desenhar um lindo croqui de moda:

Passos a seguir:
1

O primeiro passo é separar os materiais necessários. É indicado utilizar um lápis de ponta dura, que proporciona um traço mais leve e são mais fáceis de apagar, uma borracha de boa qualidade e um papel mais grosso que sulfite. Evite desenhar a caneta. Caso você erre, ela não permite apagar a o desenho e você irá desperdiçar uma folha de papel.

Para deixar o seu croqui ainda mais bonito, é preferível pintar a roupa e os acessórios do manequim conforme você imaginou. Para isso, você pode escolher entre lápis de cor ou canetinhas. Não é recomendado aquarela para uso inicial.

Imagem: lavenere.com.br
2

O segundo passo é escolher uma pose para o modelo do croqui. O manequim pode estar sentado, andando, com o corpo em movimento, não importa. Porém, para os iniciantes o mais fácil e indicado é desenhar o modelo andando na passarela, de frente.

Uma dica importante é treinar muito. Muitos profissionais fazem milhares de croquis com modelos em diversas posições. Treinar é um dos segredos dos grandes desenhistas. Pense nisso e mãos à obra!

3

Para começar a criar o seu croqui desenhe uma linha central, reta e vertical em sua folha. Essa linha será a base do seu modelo.

4

Na parte superior da linha, desenhe uma cabeça em formato oval. Vale lembrar que a fisionomia do modelo não é mais importante que a roupa que ele está vestindo, portanto não se preocupe (no início) em desenhar feições perfeitas. Foque no corpo e na roupa.

Imagem: viniuehara.wordpress.com
5

Continuando, faça um quadrado no meio da linha indicando a região pélvica. Dependendo da modelo esse quadrado deve ser ajustado. Para modelos mais magras, o quadrado deve ser menor e para modelos maiores, plus size, então o desenho deve ser maior.

6

Tomando como base o quadrado feito anteriormente, faça duas linhas curvadas para dentro indicando o tronco da modelo. Os ombros devem ter o mesmo tamanho que o quadril. Depois para esboçar a cintura, desenhe uma linha menor que a linha dos ombros e horizontal.

7

Para criar o pescoço e a cabeça é indispensável que o pescoço tenha exatamente um terço do comprimento da linha dos ombros e metade do comprimento da linha da cabeça. E não se esqueça, a cabeça deve ser proporcional ao corpo.

8

As pernas devem ser a parte mais comprida do corpo e você pode utilizar a medida de 4 cabeças para medir o tamanho certo. Elas são dividas em duas partes, as coxas e as panturrilhas.

9

Comece a finalizar seu croqui com os pés a as mãos, lembrando que para os pés basta desenhar um sapato que combine com a roupa escolhida. No final, desenhe a roupa que imaginou e aplique as cores, utilizando os lápis coloridos ou as canetinhas, para dar um toque especial e diferenciar o seu desenho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desenhar croquis de moda, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.