Partilhar

Como é a massagem shiatsu

Como é a massagem shiatsu

Existem múltiplas formas de relaxar, eliminar o estresse e esquecer a tensão acumulada, mas se também quiser recuperar as forças e curar as partes do corpo mais tensas, pode experimentar uma massagem shiatsu. Esta técnica japonesa está baseada na canalização da energia vital através de uma pressão curadora em pontos básicos e estratégicos do nosso corpo. No seguinte artigo de umComo.com.br, vamos explicar para você como é a massagem shiatsu, uma terapia perfeita que une o físico e o emocional com o objetivo de fazer você sentir se melhor. Experimente!

Também lhe pode interessar: Como é a massagem balinesa

O que é uma massagem shiatsu

O shiatsu é uma terapia de origem japonesa com influências da medicina tradicional chinesa. Esta técnica de relaxamento utiliza-se com o objetivo de canalizar toda a energia vital, conhecida normalmente como Chi, e curar as zonas afetadas pelo estresse e as tensões do dia a dia.

O método mais utilizado ao realizar uma massagem shiatsu é a pressão das áreas mais tensas, que costumam coincidir com os pontos de acupuntura, geralmente por meio dos dedos ou das palmas das mãos, mas também pode-se chegar a utilizar os cotovelos ou os joelhos para conseguir uma pressão maior. Além disso, para levar a cabo este tipo de massagem também podem ser usadas técnicas de mobilização, alongamento ou amassamento, prestando atenção a técnicas de respiração e posicionamento corporal.

Como é a massagem shiatsu - O que é uma massagem shiatsu

Benefícios da massagem shiatsu

A massagem shiatsu é uma das mais reconhecidas e valorizadas para a eliminação do estresse. Sua técnica permite desbloquear certas áreas corporais em tensão, o que nos permite relaxar com mais facilidade, afastando de nós as más energias.

Além disso, é um bom método para eliminar a dor graças à pressão de zonas específicas do corpo. É benéfico para pessoas que sofrem de doenças como:

  • Cervicalgias ou rigidez no pescoço.
  • Dores na coluna e problemas nas costas.
  • Reumatismo.
  • Mobilidade reduzida.
  • Lesões esportivas.

Por outro lado, o shiatsu é perfeito para prevenir doenças, pois protege o nosso organismo enchendo-o de energia positiva e trabalha para favorecer a saúde mental. Assim, todos os problemas relacionados com o sistema cardiovascular, respiratório, endócrino ou gastrointestinal são reduzidos graças a esta massagem. Entre outras coisas, o shiatsu é benéfico para curar:

Por último, não esqueça que ao se tratar de uma massagem relaxante também tem benefícios para a pele. Graças ao poder da técnica shiatsu, conseguirá prevenir as rugas e a flacidez, ao mesmo tempo que melhora a aparência da sua pele, que ficará mais brilhante e com uma saúde melhor.

Como é a massagem shiatsu - Benefícios da massagem shiatsu

Como se faz uma massagem shiatsu

Existem múltiplas variedades de massagem shiatsu mas em todas elas deverá brincar com a pressão nos pontos mais tensos e doloridos. Além disso, deve evitar trabalhar apenas de forma focalizada, pois o objetivo é conseguir que a energia se mova para não ficar estancada. Por exemplo, se tiver dor na cervical, não trabalhe só nesta área; encontre pontos nas costas, nos braços ou nas pernas para conseguir desbloquear o corpo. Além disso, pense que a dor que sente pode ter origem em outra parte do corpo que parece normal, por isso o shiatsu tenta procurar a origem ou a causa da dor.

O mais normal é que o receptor se deite de bruços, em um espaço cômodo e amplo. O massagista deverá se colocar em paralelo sentado sobre seus joelhos. Em seguida, relaxadamente coloca-se a mão sobre o sacro do receptor e sincronizam-se ambas as respirações. Depois, coloque ambas as mãos sobre as costas da pessoa e trabalhe como se estivesse engatinhando sobre ela. Lembre-se que não deve fazer força, mas sim deixar o peso do seu corpo para fazer pressão nestes pontos. Vá procurando as áreas tensas por todas as costas e realize as pressões (nunca diretamente sobre a coluna). Pode trabalhar com os dedos ou com as mãos.

Como é a massagem shiatsu - Como se faz uma massagem shiatsu

Contraindicações da massagem shiatsu

A massagem shiatsu utiliza técnicas pouco agressivas e caracteriza-se por sua suavidade, o que a torna uma das massagens com menos contraindicações se comparada com outros métodos terapêuticos e técnicas de massagem. No entanto, não é recomendável fazer uma massagem shiatsu se tiver algum dos seguintes pontos:

  • Gravidez de risco ou gravidez a partir de três meses de gestação.
  • Fraturas recentes.
  • Doenças como a osteoporose ou a epilepsia.
  • Febres ou hemorragias.
  • Varizes.

Outras massagens

Se além desta, quiser conhecer outros tipos de massagem e/ou aperfeiçoar a sua técnica no âmbito da fisioterapia, aconselhamos que leia os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a massagem shiatsu, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como é a massagem shiatsu

Como é a massagem shiatsu
1 de 4
Como é a massagem shiatsu

Voltar ao topo da página