Partilhar

Como e porque se forma uma mancha na pele

Por Sara Viega. Atualizado: 3 setembro 2018

As manchas na pele aparecem em algumas pessoas sem motivo aparente e isso pode ser motivo de preocupação para elas. São muitos os fatores que podem provocar o aparecimento de manchas na pele e não devemos nos aterrorizar caso isso aconteça. Seu médico ou dermatologista, após examinar sua pele, poderá fazer um diagnóstico e explicar o porquê de suas manchas. Neste artigo de umComo.com.br poderá ver como e porque se forma uma mancha na pele.

Também lhe pode interessar: Como hidratar a pele de forma natural

A melanina

A melanina é o pigmento natural que se encarrega da coloração da nossa pele e, ao mesmo tempo, protege ela da radiação solar. Esta pigmentação é a que determina o tom de pele e cabelo de cada pessoa; por exemplo, o bronzeado solar é temporário porque com o tempo a célula perde a camada que a envolve (melanina bronzeada) e a pessoa volta a ter sua pele normal.

Da mesma forma, normalmente a melanina se reparte de forma uniforme mas quando se acumula em um ponto determinado da pele são produzidas manchas mais escuras.

Fatores que intervêm

O motivo pelo qual uma mancha na pele se forma depende de diferentes agentes e elementos, assim como da combinação de todos eles. Entre os mais importantes, podemos destacar:

  • Fatores hereditários
  • Exposição direta ao sol
  • Fatores hormonais
  • Remédios ingeridos
  • Idade
  • Uso de produtos fotossensibilizantes

Onde aparecem?

Ainda que possam aparecer manchas em qualquer parte do corpo, o mais comum é que as manchas na pele sejam produzidas nas partes mais expostas ao sol pois a radiação solar favorece ou agrava seu aparecimento. Por isso, as manchas aparecem normalmente em:

  • Rosto
  • Pescoço
  • Decote
  • Mãos

Se você nota carocinhos na pele que coçam, entre nesse artigo para descobrir o que pode ser.

Prevenção de manchas

Para evitar a formação de manchas em sua pele é necessário fazer algumas ações simples como:

  • Usar protetor solar durante as exposições diretas à luz do sol.
  • Manter uma alimentação equilibrada.
  • Hidratar e cuidar da sua pele com cremes e produtos cosméticos especiais para a prevenção de manchas.

Caso apareçam no seu corpo deverá ir ao médico ou dermatologista para saber como tratar as manchas da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e porque se forma uma mancha na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como e porque se forma uma mancha na pele

Voltar ao topo da página