Como é um cabelo poroso

Como é um cabelo poroso
Imagem: maxibolsa.com.br

O cabelo poroso é o inimigo de muitas mulheres, todas nós queremos ter aquele cabelo sedoso e brilhante que aparece em capas de revista. Mas com os químicos capilares, a chapinha, o babyliss e até mesmo o secador, torna-se complicado o cabelo não ressentir e acaba ficando poroso. Mas afinal como é um cabelo poroso? Neste artigo de umComo vamos responder a essas e outras perguntas sobre porosidade nos cabelos.

Como é um cabelo poroso

O cabelo poroso é um cabelo cujos fios estão quebradiços, sem brilho, secos e com frizz. Uma porosidade alta no cabelo significa que as cutículas dos fios do cabelo estão levantadas e danificadas. Quem tem o cabelo poroso fica com um aspecto de cabelo ressequido e muito embaraçado. Se você tem dúvidas se o seu cabelo é poroso, tem um teste que pode fazer, arranque uns 3 fios de cabelo, pegue uma vasilha com água e coloque os fios em cima da água, espere 3 minutos, se os seus fios forem ao fundo, então o seu cabelo está poroso, deve nutri-lo o quanto antes.

Imagem: desocupadaeamae.com.br

Como tratar um cabelo poroso

Para tratar um cabelo poroso você deve comprar produtos que nutram os fios com base de proteína, óleo de argan ou macadâmia, queratina, aminoácidos e ceramidas. O cabelo precisa repor a sua massa e selar as cutículas. Deve evitar os produtos com umectantes pois produtos com essa composição fazem com que o cabelo fique com um maior frizz.

Imagem: raquellmake.com

Cabelo poroso tratamento caseiro

Tem sempre aquele tratamento caseiro para tudo, você sabe. Com os cabelos porosos não podia ser diferente, existem remédios caseiros para tratar a porosidade. Usar mel ou vinagre pode ajudar bastante o seu cabelo. Pode optar por dois tratamentos, bem econômicos e com resultados visíveis.

1º Tratamento

  • Mel q.b
  • Máscara com ceramidas na sua composição
  • Papel filme de pvc

Lave o seu cabelo normalmente, retire o excesso de água com a toalha e inicie o tratamento, divida o cabelo em mechas e passe o mel, não se preocupe que o cabelo não vai ficar grudento, à medida que passa o mel, ele incorpora na água e fica suave. Quando todas as suas mechas de cabelo estiverem com mel, deve prender o cabelo e deixar repousar por 15 minutos. Passado esse tempo você solta o cabelo e volta a dividir em mechas, em cada uma delas passe a máscara para cabelos, quando concluir o processo, volte a prender o cabelo e cubra-o com papel filme. Deixe a mistura de mel e máscara por 30 minutos no cabelo, depois é só passar por água, colocar um condicionador para dar aquela finalizada e voltar a enxaguar. O seu cabelo está pronto, basta secar e desfrutar de um cabelo suave e brilhante. Faça este tratamento de 15 em 15 dias ou 1 vez por mês.

2º Tratamento

  • 30 ml de vinagre de maçã
  • 150 ml de água
  • Leave-in

Misture os ingredientes e passe no cabelo molhado como se tivesse a enxaguar, por fim coloque um leave-in e seque o cabelo. Com este tratamento você equilibra o pH dos fios, o que facilita a redução da porosidade. Não deve fazer este tratamento todos os dias pois corre o risco de ressecar o cabelo, é recomendado fazê-lo uma ou duas vezes ao mês.

Imagem: gicavalieri.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um cabelo poroso, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.