Como se livrar das estrias

Como eliminar as estrias com remédios caseiros

Como eliminar as estrias com remédios caseiros

As estrias são essas marcas irregulares que aparecem na superfície da pele quando esta se estica e se rompem as fibras que proporcionam colágeno e elastina na pele. No inicio as marcas são de uma cor rosa ou violeta, mas com o passar do tempo vão adquirindo um tom esbranquiçado e é quando são mais difíceis de eliminar. Existem alguns produtos naturais que são muito bons para reduzir, na medida do possível, as estrias e também para prevenir o seu aparecimento. Neste artigo do umCOMO vamos lhe explicar como eliminar as estrias com remédios caseiros.

Também lhe pode interessar: Tratamentos caseiros para estrias

Índice

  1. Por que as estrias aparecem
  2. Vitamina E
  3. Manteiga de cacau
  4. Óleos para as estrias
  5. Aloe vera
  6. Creme anti-estrias de abacate
  7. Limão
  8. Cavalinha
  9. Creme anti-estrias de cenoura
  10. Conselhos para prevenir e eliminar estrias

Por que as estrias aparecem

As estrias aparecem quando as fibras elásticas da pele se rompem durante algum processo que provoca o esticamento da pele. No início, aparecem como uma marca avermelhada ou arroxeada devido ao processo inflamatório pelo qual está passando a pele, no entanto depois acaba por se transformar em uma marca de cor branca e é neste ponto quando a sua eliminação completa é mais complicada.

Entre as causas mais frequentes que podem resposta à pergunta de por que as estrias aparecem encontram-se as mudanças bruscas de peso, os antecedentes familiares, um aumento desmedido e repentino da musculatura, uma dieta deficiente em nutrientes essenciais, transtornos hormonais e certos medicamentos.

Como eliminar as estrias com remédios caseiros - Por que as estrias aparecem

Vitamina E

A vitamina E é uma das vitaminas mais benéficas para o cuidado da nossa pele, uma vez que é perfeita para combater o envelhecimento da pele e favorecer uma correta circulação sanguínea. Além disso, ajuda a cicatrizar e a regenerar os tecidos da pele danificados. Por isso, é um bom remédio caseiro para eliminar as estrias.

Tratamento

O melhor é comprar cápsulas de vitamina E na farmácia ou numa ervanária e aplicar o líquido sobre a zona afetada pelas estrias dando massagens circulares até que o produto seja absorvido por completo.

Outra opção é massagear a zona com óleos vegetais ricos em vitamina E como o azeite de oliva, o óleo de soja, o óleo de avelã ou o óleo de rícino, entre outros.

Descubra mais tratamentos eficazes com este nutriente consultando o artigo como aplicar vitamina E na pele.

Como eliminar as estrias com remédios caseiros - Vitamina E

Manteiga de cacau

Um dos remédios caseiros mais populares e eficazes para prevenir e eliminar as estrias é a manteiga de cacau. Trata-se de uma gordura vegetal que tem um grande efeito hidratante na pele, ajudando a proteger a sua elasticidade e favorecendo o desaparecimento de algumas cicatrizes e estrias. É um dos produtos mais recomendados para evitar e eliminar as estrias na gravidez.

Tratamento

Utilize a manteiga de cacau como creme e aplique-a precisamente na área a tratar pela manhã e antes de se deitar. Faça massagens circulares até que a pele a absorva por completo.

Óleos para as estrias

Quando falamos de eliminar as estrias com remédios caseiros, não podemos deixar de lado a eficácia de alguns óleos essenciais, pois entre eles encontram-se os melhor produtos naturais para reduzir e eliminar este tipo de marcas na pele. Tome nota de quais são os que podem oferecer-lhe melhores resultados:

  • Óleo de rosa mosqueta: regenera os tecidos da pele graças aos seus ácidos graxos e devolve-lhe a suavidade e a firmeza perdidas, devido ao seu conteúdo em vitamina A. Também favorece a circulação sanguínea e regenera a melanina, o que ajuda a eliminar manchas da pele. Descubra no seguinte artigo como eliminar as estrias com óleo de rosa mosqueta.
  • Óleo de amêndoas: tem propriedades regeneradoras, é rico em vitamina E, desinflamante e dá muita elasticidade e hidratação à pele.
  • Óleo de sementes de uvas: graças ao seu conteúdo rico em vitaminas, é excelente para a regeneração da pele, o tratamento das estrias e para a produção de colágeno e elastina.
  • Óleo de coco: o seu conteúdo em ácidos graxos essenciais, vitamina K e E é excelente para hidratar a pele, deixá-la muito mais lisa, suave e sem imperfeições.
  • Óleo de calêndula: promove a renovação celular da pele ao mesmo tempo que hidrata e nutre em profundidade.

Tratamento

Aplique este tipo de óleos depois do banho sobre a pele bem limpa, realizando massagens circulares suaves para favorecer a penetração dos seus princípios ativos na zona. Se levar a cabo este tratamento duas vezes por dia, conseguirá resultados mais rápidos.

Como eliminar as estrias com remédios caseiros - Óleos para as estrias

Aloe vera

O aloe vera é uma planta incrível para eliminar as estrias vermelhas e reduzir a visibilidade daquelas que se tornaram brancas. Destaca-se pela sua capacidade de regeneração celular, o que estimula tanto a produção de colágeno como elastina e permite atenuar marcas, cicatrizes e manchas. Para além disto, retarda o envelhecimento e é um grande hidratante natural.

Tratamento

Pode aplicar um pouco de gel de aloe vera sobre a zona a tratar duas vezes por dia ou preparar a máscara que lhe mostramos de seguida. Misture 1 xícara de gel de aloe vera com 2 colheres de chá de mel e 2 colheres de chá de óleo de amêndoas. Aplique a preparação e deixe atuar durante 30 minutos.

Se quer descobrir mais tratamentos como este consulte o nosso artigo sobre como usar o aloe vera para as estrias.

Creme anti-estrias de abacate

O abacate é um alimento que é composto por óleos naturais que são altamente positivos para melhorar a elasticidade da pele, pelo que é um perfeito reparador e um ótimo remédio caseiro para eliminar as estrias. Tome nota dos melhores cremes anti-estrias que pode preparar à base de abacate:

  • Abacate e azeite de oliva: misture a polpa de 1 abacate maduro bem esmagado com 3 colheres de sopa de azeite de oliva, uma vez que este é ideal para regenerar a pele. De seguida, aplique-o sobre a área afetada pelas estrias e deixe-o atuar durantes uns 40 minutos, aproximadamente.
  • Abacate e aloe vera: misture 5 colheres de sopa de gel de aloe vera com a polpa de 1 abacate maduro e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Bata todos os ingredientes e aplique a mistura sobre a pele deixando atuar durante uns 30 minutos.

No umCOMO também pode ver como deixar a pele do rosto mais bonita com esta fruta, descubra todos os detalhes no artigo como fazer máscaras de abacate para o rosto.

Como eliminar as estrias com remédios caseiros - Creme anti-estrias de abacate

Limão

Outra fruta muito recomendada como tratamento anti-estrias é o limão, pois são várias as propriedades que o convertem em um dos melhores produtos para combater este tipo de marcas na pele:

  • O ácido cítrico que contém confere-lhe propriedades clareadoras muito fortes e ajuda a reduzir as manchas escuras e a conseguir um tom de pele mais uniforme.
  • Atua como um bom esfoliante e elimina todas as células mortas da pele.
  • É rico em vitamina C, que favorece a formação de colágeno e elastina.
  • Ao ser antioxidante, contribui para a adequada renovação celular da pele e previne o envelhecimento.

Tratamento

Esprema 1 limão que esteja bem frio e extraia todo o seu suco. Embeba um disco de algodão no suco de limão e aplique-o sobre a pele com movimentos circulares. Deixe atuar entre 15 e 20 minutos e depois retire com água morna ou fria em abundância.

Pode ver mais remédios no artigo Como eliminar as estrias com limão.

Cavalinha

A cavalinha além de ter efeitos diuréticos muito benéficos para a nossa saúde, também conta com propriedades muito interessantes para a beleza da pele. É um bom remédio caseiro para as estrias porque permite renovar os tecidos celulares danificados e dá firmeza à pele.

Tratamento

Prepare uma infusão com 2 sachês de chá de cavalinha e deixe esfriar. Aplique o líquido na pele dando massagens circulares e deixe absorver durante uns 15 ou 20 minutos.

Creme anti-estrias de cenoura

Outro creme para as estrias caseiro que pode elaborar é o que tem a cenoura como ingrediente principal. Este vegetal tão saudável ajuda a nutrir a pele desde o interior e a regenerar os tecidos danificados ou aqueles que apresentem impurezas e imperfeições. É muito rico em betacarotenos e provitamina A, pelo que é excelente para manter a pele jovem e em perfeitas condições.

Tratamento

Neste caso propomos-lhe um creme anti-estrias elaborado com 2 cenouras cozidas, 2 colher de sopa de gel de aloe vera, 10 gotas de óleo de rosa mosqueta e 5 gotas de óleo de amêndoas. Processo todos os ingredientes no liquidificador e aplique o creme na área a tratar 2 vezes por dia.

Como eliminar as estrias com remédios caseiros - Creme anti-estrias de cenoura

Conselhos para prevenir e eliminar estrias

Além dos remédios caseiros para as estrias brancas e vermelhas anteriores, é muito importante ter em conta recomendações como as seguintes:

  • Cuide da sua alimentação para ter uma pele saudável e com um aspeto mais firme. Uma dieta rica em vitaminas e minerais irá ajudar bastante na prevenção da formação de estrias em algumas zonas do seu corpo. É recomendável consumir vegetais frescos, legumes, frutas, óleos vegetais e alimentos ricos em vitamina E.
  • Beber água em abundância por dia, pelo menos uns 8 copos diários.
  • Realizar atividade física de forma regular.
  • Evitar aumentar e diminuir de peso de repentina.
  • Aplicar cremes anti-estias na pele depois do banho.

No seguinte artigo damos-lhe outros conselhos para conseguir esconder as estrias o máximo possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as estrias com remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Evite seguir dietas rigorosas.
  • Realizar exercício físico diariamente é imprescindível para manter uma pele lisa e prevenir as estrias.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Carla Maria souza
Olá tenho muitas estrias na barriga inteira gostaria que me indicasse algum creme ou ácido pois não consigo colocar biquíni pois elas vem até assim a do umbigo
Lara
Cicatricure para estrias é ótimo, é caro e não rende, mas some ou diminuem bastante. Em especial as brancas.
mikaelly Mendes
Teve estrias no ultimo mês da minha gestação,hoje minha filha ta com 8 meses.. Quero mim livra das estrias..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mikaelly, confira o nosso artigo com dicas para eliminar as estrias da gravidez: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-eliminar-as-estrias-da-gravidez-2337.html
Giselle
Como eliminar as estrias e hidratar a pele com remédios caseiros.
fernanda
Ólio vegetal tipo 1 ajuda a retirar estrias claras?
Keila
Como fazer pra mim tirar minhas estrias,eu estou até com depressãopor causa das estrias ,mim fala como eu ffaço pra retirar isso não suporto.. t
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Keila, nesse link poderá encontrar várias artigos com dicas para eliminar as estrias: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=estrias
Silvana
Trabalho como massoterapeuta. O óleo de rosa mosqueta pode ser usado na drenagem linfática? Qual sua eficiência neste tipo de massagem? Pode ser associado a outros cremes para drenagem? Obrigada
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvana, você pode utilizar o óleo de rosa mosqueta sim na drenagem linfática. Quanto a cremes, deverá utilizar um que tenha como princípios ativos a ginkgo biloba, guaraná, cafeína e cavalinha. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando! :)
Usuário anônimo
As informações passadas são sobre como previnir, não ensina realmente a tratar.O artigo é bom apenas não traz informações de como tratar, como exfoliar com cafe e depois passar o azeite de oliva, passar pente fino e depois aplicar bepantol.
1 de 6
Como eliminar as estrias com remédios caseiros