Partilhar

Como eliminar espinhas nas costas

Por Mariana Souza. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como eliminar espinhas nas costas

Incômoda e indesejada, a acne nas costas é comum tanto em adolescentes quanto em adultos de ambos os gêneros e pode gerar desconforto e baixa autoestima, assim como a acne no rosto. Suas causas estão associadas a glândulas sebáceas ativas demais nas costas, e seu tratamento e prevenção são bem parecidos com as das espinhas do rosto.

O tratamento gira em torno de duas esferas: cuidados e higiene da área afetada, já que o problema envolve a produção em excesso de sebo pelas glândulas sebáceas e uso de medicamentos via oral ou tópicos. Para facilitar a sua vida e ajudá-lo a se livrar de vez desse desconforto, o umComo listou abaixo dicas de como eliminas espinhas nas costas, confira:

Também lhe pode interessar: Como tirar mancha de espinhas das costas

Vista um sutiã limpo

O cuidado com a higiene deve ser realizado primeiramente, pois é a melhor maneira de cortar o mau pela raiz. Para manter a área das costas livre de oleosidade que podem obstruir os poros fazendo com as glândulas sebáceas produzam ainda mais sebo, é importante manter a área limpa e fresca. Por isso use sutiã sempre limpo, recomendável trocá-lo diariamente, não muito apertado de forma que não irrite ainda mais as espinhas que já estão no local.

Como eliminar espinhas nas costas - Vista um sutiã limpo

Use roupas leves e limpas

Qualquer material que entre em contato direto com as espinhas nas costas deve estar limpo e de preferência ser fresco, pois impede a obstrução dos poros. Use preferencialmente o algodão e lave as peças regularmente, de preferência após o uso. Evite também roupas apertadas.

Enxague bem a área

Ao tomar banho, especialmente quando utilizar condicionador nos cabelos certifique-se de que o produto foi totalmente removido da área das costas. Os condicionadores em sua maioria são muito oleosos, o que pode agravar o quadro de acne nas costas. Evite ainda lavar os cabelos com água muito quente, já que essa abre os poros, facilitando a absorção da oleosidade do condicionador.

Como eliminar espinhas nas costas - Enxague bem a área

Tome banho após suar muito

Após a prática de esportes lembre-se sempre de tomar uma ducha, pois o suor acumulado durante a atividade física contribuirá para ação das bactérias que causam acne.

Cuidados com a alimentação

Consumo excessivo de alimentos muito gordurosos aumenta a produção das glândulas sebáceas. Ter uma dieta equilibrada e saudável evita esse problema. Consuma ainda cerca de 2 litros de água por dia para manter a pele hidratada. Veja o nosso artigo sobre como prevenir as espinhas mediante alimentação

Lave os lençóis regularmente

Poeiras, ácaros e células mortas podem se acumular nos lençóis. Retire os lençóis e lave-os ou troque-os regularmente. Se possível utilize alvejante que elimina as bactérias da acne que sobrarem após a lavagem. Lave também os cobertores, edredons e outras roupas de cama com regularidade.

Como eliminar espinhas nas costas - Lave os lençóis regularmente

Higiene na área

Limpe a área com água (de preferência fria) e sabão antibacteriano para remover o suor, poeira e oleosidade acumuladas. Alguns sabonetes possuem ácido salicílico a 2%, que ajuda a eliminar as bactérias. Concentre-se nas espinhas e deixe agir por cerca de 1 minuto após a aplicação e enxague bem.

Dica: evite os sabonetes que contenham óleo em sua formulação.

Esfoliação

A esfoliação na área das costas é recomendada de uma a duas vezes por semana, com uso de esponjas vegetais ou sabonetes esfoliantes. Cuidado com as espinhas inflamadas, pois a esfoliação pode irritá-las ainda mais. Confira neste artigo do umComo em que lhe explicamos por que é importante esfoliar a pele.

Tônicos

Após lavagem e esfoliação, promovendo a limpeza da pele, chegou a hora de hidrata-la corretamente. Os tônicos são perfeitos para a ação pois hidratam sem promover aumento da oleosidade da pele, ajudando a fechar os poros mantendo-os limpos

Para as espinhas inflamadas

É importante consultar um dermatologista para realizar tratamento especializado, pois cada tipo de pele pode reagir de uma maneira para os diferentes tipos de tratamento. As opções de tratamento para as espinhas inflamadas variam entre a utilização tópica de ácidos ou peeling facial. Há ainda a opção de uso de medicamentos, sempre acompanhados por receitas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar espinhas nas costas, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como eliminar espinhas nas costas

O que lhe pareceu o artigo?

Como eliminar espinhas nas costas
1 de 4
Como eliminar espinhas nas costas

Voltar ao topo da página