Como eliminar milium nos olhos - os melhores remédios caseiros

Como eliminar milium nos olhos - os melhores remédios caseiros

Em algumas pessoas, aparecem umas bolinhas brancas ao redor dos olhos que são conhecidas como Milium oi Milia. Também chamadas de bolinhas de gordura, são pequenos cistos de queratina fechados que surgem em algumas zonas do tosto como as pálpebras ou nas maçãs do rosto e que são provocadas pelas várias capas da nossa pele com células mortas acumuladas. Embora o milium possa afetar qualquer pessoa, pessoas com pele oleosa ou acneica são mais propensas a sofrer deste problema.

Os cistos milium não representam nenhum perigo para a saúde e em alguns casos eles desaparecem sozinhos. Contudo, se você quer eliminar milia por questões estéticas, este artigo do umCOMO tem a resposta: confira como eliminar milium nos olhos com os melhores remédios caseiros.

Banhos de vapor

Os banhos de vapor são um remédio muito eficaz para abrir os poros com gordura acumulada. É por isso que, com este tratamento, é possível reduzir as capas de células mortas dos cistos milium, sendo o primeiro passo para facilitar o processo de eliminação. Para fazer estes banhos de vapor, você apenas necessita de:

  • 1 panela grande
  • 5 copos de água
  • Toalha

Quando você tiver os utensílios prontos, apenas necessita de colocar os 5 copos de água na panela e levar ao fogo. Quando ferver, desligue o fogo, desligue o fogo e retire a panela do fogão. Cubra toda a cabeça com a toalha e vá para perto do vapor que a água solta por 5 a 10 minutos. Quando passar esse tempo, termine o tratamento aplicando um tônico ou gel facial que contenha retinol, uma substância com propriedades de limpeza que ajudam a eliminar as impurezas e as células mortas.

Esfoliante de açúcar, mel e limão para as bolinhas de gordura nos olhos

Outro remédio para eliminar as células mortas e, assim, remover as bolinhas de gordura da cara e do contorno dos olhos, é preparar um esfoliante com os seguintes ingredientes, dos quais também destacados os benefícios que oferecem:

  • Açúcar: conta propriedades de esfoliantes e de limpeza que ajudam a eliminar a pele morta do rosto.
  • Mel: conta com propriedades umectantes que hidratam a pele em profundidade.
  • Limão: tem excelentes propriedades astringentes e antibacterianas, ideais para tratar o excesso de gordura e o milium em redor dos olhos.

Para fazer este esfoliante, você apenas necessita de misturar o suco de limão, uma colher de sopa de mel e outra de açúcar em um bowl. Misture tudo até formar uma espécie de pasta e aplique sobre todo o rosto, incluindo as pálpebras (evitando que a mistura caia nos olhos). Deixe atuar por 15 minutos e retire o remédio com água morna. Aplique uma vez por dia.

Máscara com cascas de romã para eliminar o milium nos olhos

As cascas de romã também podem ser usadas como remédio natural para reduzir os cistos de milium, já que a sua riqueza em vitamina C e em polifenóis lhe proporcionam excelentes propriedades anti-inflamatórias, desinfetantes e de limpeza, perfeitas para eliminar este problema.

Para fazer esta máscara caseira, você apenas necessita triturar as cascas de uma romã até obter uma espécie de pó. Em seguida, misture com uma colher de sopa de mel até formar uma espécie de pasta. Aplique a máscara por todo o rosto e deixe por 15 minutos. Em seguida, retire o produto com água morna abundante. Repita o processo 3 vezes por semana.

Como tirar milium do rosto com vinagre de maçã

O último remédio consiste em aplicar um pouco de vinagre de maçã onde você tem os pontinhos brancos ou bolinhas de gordura. Este produto atua como um tônico facial, já que possui propriedades antibacterianas e desinfetantes que eliminam o excesso de gordura produzido pelo miluim.

Aplique o vinagre de maçã com a ajuda de uns discos de algodão nas zonas afetadas e deixe atuar por 25 minutos. Em seguida, retire com água morna. Para obter resultados com este remédio, você deve aplicá-lo todos os dias até eliminar os cistos de milium.

Conselhos para prevenir as bolinhas brancas nos olhos

As bolinhas de gordura podem ser prevenidas se você seguir uma dessas recomendações:

  • Use produtos cosméticos que sejam adequados à sua pele. Se você tem pele oleosa e usa cremes muito oleosos, estará fomentando o aparecimento do milium.
  • Não abuse do sol, já que a sobrexposição solar pode entupir os seus poros e, como consequência, favorecer o aparecimento dos pontinhos brancos.
  • Esfolie a pele duas vezes por semana já que, desse jeito, ela estará sempre limpa.
  • Não use maquiagem demasiado densa ou com fixação muito elevada caso a sua pele seja oleosa ou mista pois iso pode tampar ainda mais os poros da derme.

Outros artigos que podem te interessar

Se a sua pele é mista ou oleosa e o aparecimento de imperfeições é frequente, dê uma olhada nesses artigos:

  • Como tirar as bolinhas da pele
  • Como tirar cravos do nariz
  • Como tirar mancha de espinhas do rosto rápido

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar milium nos olhos - os melhores remédios caseiros, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.