Partilhar

Como eliminar o pelo facial

Como eliminar o pelo facial

Eliminar o pelo facial é uma das preocupações mais comuns entre as mulheres, seja por um excesso de pelos ou por que este é muito escuro e visível. Nos nossos antepassados, o pelo facial cumpria uma função específica, como manter a temperatura corporal e proteger a pele contra bactérias e microrganismos. Atualmente, estas funções já não são necessárias e o pelo facial tornou-se em uma companhia incômoda.

Em umComo.com.br queremos ajudar você a se livrar desse pelo tão pouco favorecedor que você não sabe como fazer desaparecer. Leia atentamente o seguinte artigo com truques e métodos mais eficazes para eliminar o pelo facial de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Como eliminar pelos na orelha
Passos a seguir:
1

Você pode optar por eliminar o pelo facial da forma tradicional. Não se trata de uma eliminação definitiva, mas temporária, dependendo do método que você utilizar ele demorará mais ou menos para crescer de novo.

Pinça

A pinça é um elemento que todas as mulheres costumam ter em casa e que, se bem feito, elimina o pelo da raiz, o que fará com que demore mais para tornar a sair. Primeiro, limpe sua pele com seu produto habitual e seque-a bem. Desinfete a pinça passando um pouco de álcool com um algodão. Vá depilando fio por fio tentando se certificar de que o remove da raiz. Você saberá que está eliminando o pelo desde a raiz quando observar que no final do pelo aparece uma pequena bolinha. É um método um pouco chato se você tiver muito pelo, se seu pelo for escasso é o mais recomendável, porque demora para nascer de novo e é inofensivo para a pele.

Cera

Também elimina o pelo da raiz e é muito útil para áreas onde há uma grande quantidade de pelo, já que elimina muitos de uma só vez. Caso tenha muito pelo, é a opção mais utilizada. Sua pele deve estar limpa e seca antes de aplicar a cera. Ao colocar a cera na região, retire-a com uma só puxada, seca e rápida, para que seja eficaz e menos doloroso. Aplique algum creme calmante após a depilação. Não se deve abusar deste método, já que repuxa muito a pele e, com o tempo, pode provocar flacidez.

Depilador elétrico

Elimina o pelo da raiz e não danifica em excesso a pele, mas é doloroso como a cera. Existem máquinas especiais com cabeçotes adequados às áreas onde aparece o pelo facial. A pele deve estar limpa, seca e desinfetada cada vez que o utilizar.

Como eliminar o pelo facial - Passo 1
2

Existem outros métodos que não eliminam o pelo da raiz, mas que podem ser adequados para o seu caso. Se seu pelo for praticamente imperceptível e pouco abundante, o recomendável é não ser agressiva para eliminá-lo e, inclusive, não fazer nada.

Descoloração

A descoloração é uma opção segura, se forem seguidas as instruções do fabricante, e adequada quando não há muito pelo e quando este é de uma cor muito escura e visível. Produz uma mudança de cor clareando o pelo. Você deve deixar que o produto faça efeito durante o tempo indicado na embalagem e não o exceder, porque pode causar irritações, prurido e ardor. É recomendável fazer um teste de alergia 24 horas antes se for a primeira vez que for utilizar.

Creme depilatório

Este produto não elimina o pelo da raiz, mas é completamente indolor. Aplique com a pele limpa e seca e deixe agir o tempo indicado pelo fabricante. O creme depilatório remove e elimina o pelo de forma superficial, deixando a pele suave e sem pelos. É importante ficar atenta ao tempo de exposição, já que pode provocar irritação e alergias. É recomendável fazer um teste de alergia 24 horas antes se for a primeira vez que for utilizar.

Como eliminar o pelo facial - Passo 2
3

Outra opção são os métodos mais inovadores e com efeitos permanentes, no geral dolorosos e relativamente caros. Costumam ser tratamentos feitos em várias sessões em centros especializados. Ultimamente estão saindo no mercado produtos similares de uso doméstico que podem ser rentáveis se você tiver pelo abundante e resistente que precisa de muitas sessões em centros estéticos para ser eliminado.

Depilação elétrica

Trata-se de um sistema que insere uma agulha muito fina no folículo piloso, que envia um sinal elétrico que cauteriza o vaso sanguíneo. Isso faz com que a raiz do pelo morra devido à ausência de nutrientes que o vaso sanguíneo levava, agora cauterizado. É o único no mercado que garante resultados permanentes. Não é adequado para áreas amplas, como as pernas, mas é ideal para áreas pequenas, como o caso do pelo facial. É dolorosa e um pouco cara, mas garante que o pelo não volte a aparecer.

Depilação a laser

Desativa o folículo piloso com luz intermitente. Trata-se de um método eficaz, mas que precisa de várias sessões e manutenção para que os resultados sejam realmente permanentes. O preço é mais ou menos similar ao da depilação elétrica, já que precisa de muito mais sessões. É menos dolorosa, mas é incômoda e depende da tolerância à dor de cada um. Conheça as vantagens da depilação a laser no nosso artigo.

Como eliminar o pelo facial - Passo 3
4

Por último, oferecemos as alternativas naturais para diminuir o pelo do rosto. É a forma mais natural e inofensiva, respeitando a sua pele e hidratando-a profundamente para adquirir uma aparência mais suave.

  • Aveia, limão e mel: trata-se de uma mistura de ingredientes que ajudará a inibir o crescimento do pelo, fazendo com que este cresça mais fino e frágil progressivamente. Misture duas colheres de sopa de mel de abelha, duas colheres de sopa de suco de limão e uma de flocos de aveia o mais natural possível, melhor se for orgânica. Deve ficar uma massa pegajosa. Aplique na região onde quer eliminar o pelo com movimentos circulares em direção contrária ao crescimento do pelo. Enxague e hidrate a pele após cada aplicação. Repita a operação duas ou três vezes por semana.
  • Mamão e cúrcuma: outro remédio muito adequado para fragilizar o pelo facial de forma progressiva é uma preparação feita com mamão e cúrcuma. Você deve misturar uma ou duas colheres de chá de mamão amassado e meia colher de chá de cúrcuma em pó. Massageie a região com a massa durante 15 minutos, retire e hidrate. Repita uma ou duas vezes por semana.
Como eliminar o pelo facial - Passo 4
5

Por último, se for uma mulher e tiver muito pelo facial, é recomendável consultar seu médico. Pode se tratar de um problema hormonal específico ou de uma doença chamada hirsutismo, causada por uma alteração da hipófise ou das glândulas suprarrenais que provoca uma produção excessiva de esteroides masculinizantes aumentando, assim, o pelo em áreas onde não é habitual no caso das mulheres, como o lábio superior, o peito, o queixo ou as bochechas. Para esses casos, existem tratamentos específicos sob prescrição médica que podem ajudá-la com o problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar o pelo facial, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como eliminar o pelo facial

Como eliminar o pelo facial
1 de 5
Como eliminar o pelo facial

Voltar ao topo da página